Internacionalização e inserção social

Inserção social

Levando ciência à comunidade regional

O projeto de extensão Levando a Ciência à comunidade regional está institucionalizado e vinculado ao PPGBioexp. As suas ações foram realizadas na escola Instituto Educacional (IE), localizada em Passo Fundo, com 60 crianças com idades entre seis e sete anos, matriculadas no 1º ano do ensino fundamental I.

Projeto de extensão PPGBioexperimentação Levando a Ciência a Comunidade Regional

Relatório do Projeto de Extensão

      


Cuidados de saúde nos ciclos da vida

O projeto de extensão Cuidados de saúde nos ciclos da vida tem cunho interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde da população em todos os ciclos da vida. A DP Thaís D. Eberhardt passou a integrar o projeto em agosto de 2024.


Práticas Pedagógicas Inovadoras  

No ano de 2022 a UPF lançou um Edital sobre “Práticas Pedagógicas Inovadoras (https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/anexo_edital_vrgrad_boas_praticas_2022.pdf), sendo que os professores Maria Isabel B. Vieira, Carlos Bondan e Thaís D. Eberhardt, participaram desse edital juntamente com outros colegas e apresentaram a seguinte proposta: “Simulação realística: possibilidades no processo ensino-aprendizagem interdisciplinar”. Essa proposta foi premiada com o primeiro lugar, pois apresentou uma atividade de ensino realizada de forma interdisciplinar com discentes do curso de enfermagem e medicina veterinária.


Cursos sobre feridas em humanos

A prof. Thaís D. Eberhardt ministrou diversos cursos voltados a enfermeiros e técnicos de enfermagem, vinculados à Escola de Extensão da UPF (atual UPF Atualiza). No ano de 2021, foram ministrados os cursos:1) Tratamento de Feridas Crônicas: Atuação da Equipe de Enfermagem; 2) Feridas e Curativos na Atenção Primária à Saúde: Atuação da Equipe de Enfermagem; e 3) Desbridamento de feridas para enfermeiros. É importante destacar que o segundo curso foi realizado in company para os profissionais de enfermagem do município de Nova Boa Vista - RS.


Curso teórico-prático de Trichinella spiralis 

Ao longo dos 22 anos de atuação, aproximadamente 4.000 técnicos foram treinados pela UPF para executar o diagnóstico de digestão enzimática nos respectivos abatedouros. É importante destacar que a UPF é a única instituição no Brasil autorizada a realizar esses treinamentos para todos os colaboradores das indústrias exportadoras de carne suína e equina, atendendo à obrigatoriedade do diagnóstico em todas as carcaças destinadas à exportação. Essa exclusividade reafirma o papel da UPF como uma referência nacional no cumprimento de exigências sanitárias internacionais e na capacitação de profissionais para o setor.

No quadriênio 2021/2024, foram treinadas 637 pessoas no curso de capacitação sobre a técnica de diagnóstico de T. spiralis. Os participantes vieram dos principais estados produtores e exportadores de carne suína no Brasil, abrangendo diferentes regiões: Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná; Região Sudeste: Minas Gerais; Região Centro-Oeste: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Esse esforço contínuo reforça o compromisso da UPF com a capacitação de profissionais e com o fortalecimento do setor agroindustrial brasileiro, garantindo o cumprimento dos padrões sanitários exigidos pelos mercados internacionais.


Castralat

Os professores Ricardo Zanella e Renan Idalêncio, DP do PPGBioexp participaram da III Jornada de Castração em Massa na América Latina (CASTRALAT), que ocorreu no dia 04 de outubro de 2024. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e especialistas para discutir as melhores práticas e abordagens sobre a castração em massa, um tema importante no contexto de saúde pública veterinária e bem-estar animal. A participação dos docentes da Universidade de Passo Fundo (UPF) nessa jornada reflete o compromisso da instituição com o avanço do conhecimento e a disseminação de boas práticas no campo da Medicina Veterinária, contribuindo para o debate e aprimoramento das estratégias adotadas na América Latina.

INSCREVA-SE