Linhas de pesquisa e projetos
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação têm por objetivo preparar o indivíduo para a observação dos fenômenos biológicos, tanto no campo das ciências agrárias, biológicas e da saúde, e interpreta-los à luz do conhecimento científico. A bioexperimentação terá como foco principal a investigação dos mecanismos relacionados à imunopatologia de doenças transmissíveis e não transmissíveis nas diferentes espécies de seres vivos, e do gerenciamento da produção e condições higiênicas sanitárias envolvidas na elaboração de alimentos para consumo humano e animal, conforme descrição das linhas de pesquisa do programa.
- Microbiologia e Imunologia: a microbiologia e imunologia compreendem áreas de estudo onde se observam grandes avanços e transformações das ciências médicas. Entender como o microbioma, composto por vírus, bactérias, fungos e parasitas, se relaciona com os diferentes seres vivos na saúde e doença, será fundamental para identificar a etiologia, compreender a patogenia e estabelecer novos métodos de diagnóstico, controle e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Nessa linha de pesquisa se agregam projetos que visam o estudo da etiopatogenia, epidemiologia, desenvolvimento de métodos de diagnóstico e novas vacinas para o controle e profilaxia de patologias nas diferentes espécies animais, incluindo a espécie humana.
- Biopatologia: a biopatologia estuda os processos fisiológicos e patológicos que afetam os indivíduos, independentemente da etiologia e da espécie envolvida. A linha de biopatologia contempla projetos relacionados ao estudo dos processos fisiológicos e patológicos decorrentes da exposição à agentes químicos em geral, microbiológicos, ou ainda de origem genética, que acometem os organismos vertebrados em geral.
- Produção animal: a produção animal contempla todos os processos relacionados à produção de alimentos saudáveis e contempla estudos na área de genética e melhoramento, nutrição e sanidade, técnicas de manejo e bem estar, e processos e procedimentos relacionados ao processamento dos produtos destinados ao consumo humano. Portanto, na linha de produção animal serão inseridos os projetos vinculados ao estudo dos processos envolvidos na produção animal deste a genética, seleção e criação, até a obtenção dos produtos deles derivados.