Histórico

Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos foi prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UPF no período de 2007 a 2011, além de ter feito parte do planejamento estratégico do Curso de Engenharia de Alimentos, a fim de consolidar a vocação científica do grupo de docentes e atender a uma demanda de profissionais da área de alimentos. Em 16 de março de 2012 foi assinada pelo Reitor da UPF, Prof. José Carlos Carles de Souza a portaria 05/2012, nomeando os professores Luiz Carlos Gutkoski, Luciane Maria Colla, Marcelo Hemkemeier e Vandré Barbosa Brião para constituírem a comissão de elaboração do projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Em 04 de abril de 2012 o projeto foi encaminhado para avaliação junto à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, unidade de lotação do Programa a ser criado, sendo realizada a reunião de congregação em 12 de abril de 2012. A proposta foi aprovada e encaminhada para o Conselho Superior Universitário (Consun), sendo a mesma aprovada pelo Conselho, conforme Resolução Consun número 03/2012.

A proposta de criação do mestrado em alimentos foi avaliada por pareceristas Ad Hoc externos Prof. Dr. João Borges Laurindo da UFSC/SC e Profa. Dra. Elza Ioko Ida, da UEL/Pr., e após reavaliação das considerações pela comissão de elaboração do projeto a mesma foi enviada para o setor de Análise de Proposta de Curso Novo (APCN) da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorrido em 26 de junho de 2012. A proposta do PPGCTA após avaliação pelo comitê de área teve o indicativo de diligência, com visita “in loco”, que ocorreu dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2013, com presença dos Prof. Dr. José Benício Paes Chaves e da Profa. Dra. Maria Beatriz Abreu Glória. Após as considerações dos avaliadores os professores do PPGCTA readequaram a proposta sendo a mesma reavaliada na 143º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da Capes, realizada dias 27 e 28 de fevereiro de 2013 e aprovada com conceito 3, tendo o prazo de um ano para entrar em funcionamento, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União.

O PPGCTA está em atividade desde março de 2014. No início das atividades de cada ano, desde a sua criação, o PPG tem promovido aula inaugural com docentes atuantes no cenário da ciência nacional, bem como um workshop que visa a apresentação dos discentes da turma anterior, e dos docentes, a fim de apresentar aos ingressantes as linhas de pesquisa do programa. A coordenação do PPGCTA foi realizada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Gutkoski no período de 2014 a abril de 2016, assumindo a coordenação a Profa. Dra. Luciane Maria Colla.