Linhas de pesquisa e projetos
Área de concentração
Ensino de Ciências e Matemática
Descrição: A área de concentração do mestrado e doutorado profissional, centra seus estudos em promover a reflexão sobre questões vinculadas ao ensino de Ciências e Matemática, primando pela qualificação e o aperfeiçoamento dos professores em consonância e alinhado com a legislação nacional e os aportes científicos e tecnológicos presentes no mundo contemporâneo. Objetiva também a realização de pesquisa vinculada ao desenvolvimento de produtos educacionais, alinhado às estratégias inovadoras de ensino capazes de proporcionar melhorias na educação básica. A opção é por concentrar suas atividades e iniciativas de pesquisa em processos de intervenções didáticas e em desenvolvimento de produtos educacionais associados ao ensino de Ciências, Física, Química e Matemática e áreas afins, nos diferentes níveis educativos. De forma mais específica a área de concentração abarca o desenvolvimento e a aplicação de materiais e dispositivos didáticos, tais como: aplicativos educacionais, sequências didáticas, textos de apoio para professores, protótipos e propostas para atividades experimentais (laboratório físico e virtual), recursos tecnológicos de comunicação, informação e interação, objetos digitais de aprendizagem, softwares educacionais, dentre outros. Dessa forma, a área de concentração do programa busca alimentar discussões relacionadas aos fins da educação nacional, buscando meios para qualificar a formação continuada dos professores dentro de uma perspectiva multidisciplinar e de inovação pedagógica.
Linha de pesquisa 1
Práticas Educativas em ensino de Ciências e Matemática
Descrição da linha: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz dos fundamentos educacionais vinculadas ao ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática. O foco está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação no contexto escolar de recursos didáticos de diferentes naturezas, fundamentados em aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem formas de elaboração e aplicações de propostas de natureza didática envolvendo espaços formais ou não-formais de ensino. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas com vistas ao aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis educativos. Os projetos de pesquisa e extensão associados a linha priorizam a utilização de estratégias didáticas como forma de dar significado aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas e áreas envolvidas, pautadas em referenciais pedagógicos contemporâneos, tais como os vinculados a didática das Ciências e Matemática, as teorias de aprendizagem, a metacognição, a alfabetização científica, ao ensino por investigação, a história da Matemática, a história da Ciência e a resolução de problemas.
Docentes permanentes: Adriana Bragagnolo, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Cristiano Roberto Buzatto, Elisa Mainardi, Luiz Henrique Ferraz Pereira, Luiz Marcelo Darroz
Docente colaborador: Nelson Luiz Reyes Marques
Linha de pesquisa 2
Inovações Pedagógicas para o ensino de Ciências e Matemática
Descrição da linha: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar ações educacionais associadas à apropriação de inovações pedagógicas no campo educativo, com enfase no uso das tecnologias digitais. Constituem-se como finalidade da linha desenvolver e implementar propostas didáticas envolvendo materiais e dispositivos inovadores voltados a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em especial aqueles que utilizam as tecnologias de interação e comunicação. Neste contexto, a linha se ocupa de contemplar pesquisas associadas a ações pedagógicas inovadoras no campo educativo, trazendo como aspecto nuclear a presença dos recursos digitais e o ensino em ambientes formais, não-formais e de ensino a distância. Os projetos desenvovlidos na linha apresentam fundamentos teóricos apoiados nas perspectivas contemporâneas de educação, particularmente nas emergentes vinculadas ao construcionismo, educação STEAM, teorias de aprendizagem, abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade, interdisciplinaridade, dentre outras.
Docentes permanentes: Adriano Canabarro Teixeira, Adriano Pasqualotti, Aline Locatelli, Juliano Tonezer da Silva, Marco Antonio Sandini Trentin
Docentes colaboradores: Alisson Cristian Giacomelli, Johnny Ferraz Dias, Luciane Spanhol Bordignon