Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Com o intuito de sensibilizar a comunidade acerca dos problemas ambientais enfrentados em Rondônia, ressaltando a necessidade de conservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM/RO) e seus parceiros organizaram, de 3 a 7 de junho, em Porto Velho, a Semana do Meio Ambiente, que teve como temática “Cuidar do Meio Ambiente e Cuidar da Saúde”. Durante esse período, foram realizados diversos eventos e ações para a preservação ambiental e conscientização sobre temas ecológicos e climáticos, os quais contaram com a participação da Universidade de Passo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).
Um exemplo se deu através da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, com o projeto desenvolvido a partir da dissertação de mestrado do PPGECM intitulada “Ambientalização Vegetal na Escola como Abordagem Prática no Ensino de Botânica”, tendo como autores o professor Jedson Raimundo Oliveira Silva e seu orientador, professor Dr. Cristiano Roberto Buzatto. O trabalho resultou na confecção de um Produto Educacional (PE) na perspectiva da Educação Ambiental chamado “Botânica e seus conceitos científicos: escola como campo de pesquisa”, desenvolvido em parceria com a SEDUC/RO, UPF e Faculdade Católica de Porto Velho.
Segundo Silva, o estudo foi aplicado na escola no 2° semestre de 2023 e resultou em uma aprendizagem significativa. "O projeto também criou uma conexão direta entre os alunos e o mundo das plantas, proporcionando uma experiência prática que vai além das aulas tradicionais, direcionando o educando para uma aproximação dos conhecimentos científicos da Botânica, transformação do ambiente escolar com o objetivo de esclarecer e diminuir a ambientalização vegetal e ‘Impercepção Botânica’ nas escolas, sempre visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 15 e ODS 17)”, complementou.
Os objetivos convidam para um chamado global à ação e visam acabar com a pobreza, salvaguardar o meio ambiente e o clima e garantir que a sociedade viva em paz e com prosperidade em todo o mundo. Interconectados, eles abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e nos outros países.
Experiência rica e marcante
Silva, que também é professor de Ciências Biológicas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, comenta que teve a chance de proporcionar aos estudantes a participação em um evento de grande impacto no âmbito ambiental, expondo suas pesquisas e parte do primeiro herbário da instituição, produzido com base no Produto Educacional desenvolvido na escola. “Essa vivência foi marcante para todos, pois pudemos presenciar o reconhecimento de um projeto de pesquisa em progresso por parte de instituições e órgãos de pesquisa de renome no estado”, disse.
A Semana do Meio Ambiente de Rondônia envolveu a entrega de mudas para a população do município de Porto Velho, a Mostra de Projetos e Ações com temas voltados para a Educação e Preservação Ambiental, entre outras atividades que fizeram parte da programação do evento, o qual teve a colaboração de diversas entidades governamentais, não governamentais, empresas e voluntários.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas