Infraestrutura
O PPGEdu tem à sua disposição uma infraestrutura que inclui laboratórios, salas de estudo, sala de aulas, espaços próprios de conviência/estudo para os acadêmicos, secretaria, sala de coordenação, salas/gabinete para professores, laboratório de Informática, biblioteca, espaço para videoconferências, auditório, espaços institucionais com salas modelo, entre outros. Além desses, o programa conta com o Centro de Documentação (CD) e com uma Brinquedoteca.
O Centro de Documentação, embora seja destinado especialmente para alunos e professores dos cursos de graduação da Área de Educação, também é usado pelo PPGEdu, principalmente em seu acervo bibliográfico de livros e periódicos.
A Brinquedoteca é o laboratório de ensino para investigações do PPGEdu, contendo também boa infraestrutura: possui uma área de 247,94 m2, construída com recursos provenientes do BNDES e em funcionamento desde 2010. Nesse laboratório, estão disponíveis espaços diferenciados e organizados para recebimento de crianças, bem como para realização de atividades didático-pedagógicas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia. Há, ainda, uma sala para projeções e uma sala para trabalho de investigação individualizado ou de grupo. A Brinquedoteca recebe visitação de crianças de escolas envolvidas em projetos de extensão e com o Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem em seu projeto a organização de espaços de investigação metodológica com produção de materiais de apoio, principalmente associados às disciplinas da área metodológica do curso de Pedagogia. Naquele espaço, estão em desenvolvimento projetos de investigação e de extensão na área de leitura e de literatura infantil.
Além desses espaços, o PPGEdu conta com espaços multiusos, servindo para abrigar as três linhas de pesquisa. Entre esses espaços, estão duas salas de aula, reuniões de estudo dos grupos de pesquisa e salas para estudos individuais. Esses espaços estão equipados com diferentes instrumentos de trabalho, como computadores (um deles servidor), lousa digital, equipamentos para videoconferência, equipamentos para trabalhos de campo (filmadoras, gravadores, projetores).
Laboratório de Informática
Além da infraestrutura mencionada, a UPF possui laboratórios de informática na sede e nos campi. No Campus I, existe o Laboratório Central de Informática (LCI), que funciona junto ao Instituto de Tecnológia, próximo ao PPGEdu, sendo administrado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI).
As instalações do LCI compreendem 1.476,24m2 de área física e o laboratório conta com uma equipe de oito funcionários. Sua estrutura tem 17 espaços: 14 utilizados para aula, dois exclusivos para utilização em pesquisas/estudos e um para utilização do curso de Computação e demais cursos da área de informática. Totaliza assim 560 microcomputadores. A menor sala possui 18 computadores e, a maior, 56. Conta com 10 servidores para disponibilizar e gerenciar serviços de boot-remoto, internet, impressão, arquivos, e-mails e monitoramento das câmeras (CFTV).
Na recepção do LCI, há duas impressoras laser de grande porte, Ricoh Aficio AP900 (90ppm) e Ricoh Aficio SP9100DN (90ppm), conectadas ao servidor de impressão para atender às impressões dos usuários. No corredor do laboratório, há três computadores para acesso rápido à internet e também para impressão.
Todas as salas do LCI são climatizadas e possuem projetores multimídia. Os computadores são atualizados constantemente, conforme a necessidade. Todos os equipamentos estão interligados através de uma rede com servidores Linux, e têm acesso à internet. O principal sistema operacional utilizado nas estações de trabalho é o Windows 7.
O prédio conta também com cobertura wireless (Internet sem fio) de livre acesso. Os softwares instalados para cada disciplina são indicados pelos professores, sendo, a partir daí, gerada uma imagem a ser utilizada durante as aulas, observando-se o tipo de licenciamento de software e as normativas de uso.
A manutenção de hardware é realizada na própria Universidade pela DTI, por meio da Seção de Infraestrutura e Suporte. Os laboratórios são destinados às aulas prático/teóricas, ao ensino da informática, à prática individual de conteúdos curriculares e extracurriculares, à pesquisa, à extensão e à prestação de serviços a professores, funcionários e alunos.
O horário de funcionamento do LCI é de segunda a sexta, das 8h às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas tardes de sábado, o laboratório atende em expediente conforme demanda, somente para aula e com reserva previamente agendada. Os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faed e do PPGEdu podem utilizar a infraestrutura do LCI sempre que necessário.
Biblioteca
A Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo é constituída por nove bibliotecas setoriais e uma central. A Biblioteca Central e a Biblioteca do Centro de Documentação e Informação do Livro Didático estão localizadas no Campus I; a Biblioteca Biomédica, no Campus II; a Biblioteca UPF Idiomas, no Campus III. As demais bibliotecas situam-se nos demais campi da Instituição.
O acervo da área de Educação disponibilizado na Rede de Bibliotecas soma 13.524 títulos e 31.895 exemplares, dos quais 5.905 títulos e 15.159 exemplares encontram-se na Biblioteca Central, e 2.780 títulos e 5.408 exemplares na Biblioteca do Centro de Documentação.
Outras informações
A UPF disponibiliza vários auditórios, os quais são usados pelo PPGEdu para seus eventos e outras atividades. Desde março de 2017, o Programa conta também com o auditório do prédio sob sua gestão, construído com recursos da FINEP.
A UPF disponibiliza, também, por meio da DTI, técnicos de informática que prestam todo tipo de auxílio à secretaria, a professores e alunos do PPGEdu.
Além do destaque dado à Brinquedoteca e ao Centro de Documentação, ambos funcionando como laboratórios de ensino e pesquisa e muito frequentados por alunos e professores do PPGEdu e dos próprios cursos de graduação da Área de Educação, cabe destaque especial às instalações específicas do PPGEdu, disponíveis desde março de 2017. Com mais de 1000m², o espaço físico tem como finalidade maior atender às demandas de pesquisa e ensino, com foco destinado à produção de conhecimento e à inserção social, com ações envolvendo a comunidade regional e a internacionalização do PPGEdu.
A inauguração do novo e amplo espaço físico possibilita ao PPGEdu assegurar espaços individuais e coletivos de trabalho para seus alunos e professores, disponibilizando-lhes modernos equipamentos conectados à internet. Esse investimento, aliado à capacitação docente permanente, possibilita ao PPGEdu dar o passo firme na direção de consolidar suas ações de pesquisa e produção de conhecimento, visando aperfeiçoar cada vez mais sua meta de excelência acadêmica.