Colóquio sobre Bildung

III Colóquio Internacional sobre Bildung: hermenêutica e formação humana

Os colóquios internacionais sobre a Bildung são fruto do convênio de mútua cooperação entre a Universidade de Passo Fundo e a Universidade de Kassel (Alemanha), com foco no diálogo entre filosofia e educação.

A Bildung é um dos conceitos mais polissêmicos e controversos do campo educacional. Embora ganhe força com o moderno esclarecimento alemão, estritamente vinculado ao idealismo e ao neohumanismo, seu sentido filosófico-pedagógico recua até a Antiguidade grega. No amplo e plural projeto educacional da Paidéia, a formação vincula-se com a paraskeué, ou seja, com a preparação cuidadosa que o “homem livre” precisa fazer consigo mesmo para poder enfrentar a vida como convém. Esta raiz antiga estende-se à cultura ocidental subsequente, passando pela Humanitas latina, pela Paideia cristã e pela Bildung alemã, até chegar profundamente modificada nos debates atuais acerca da formação humana.

Considerando o reducionismo educacional contemporâneo, no qual a própria ideia de educação é transformada em fonte de negócio lucrativo, torna-se importante dialogar criticamente com esta longa tradição filosófico-pedagógica, visando ampliar a noção de educação como formação humana. Esta edição do Colóquio Internacional sobre Bildung avança nessa direção ao trazer para a discussão as contribuições da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer.