Linhas e grupos de pesquisa

O PPGEdu tem como questão investigativa geral a origem, a natureza, a organização e a finalidade do trabalho pedagógico, tomando-o pela óptica de seus fundamentos constitutivos (suas diferentes formas de racionalidade e justificação), do processo pedagógico (de suas formas de produção e organização didático-metodológicas) e das políticas educacionais (de suas finalidades, legislação e estratégias de avaliação). Em virtude disso, mantém as três linhas de pesquisa definidas em tais âmbitos: Fundamentos da Educação; Processos Educativos e Linguagem; e Políticas Educacionais.

O que significa formar novas gerações num contexto social complexo e plural, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento, entrelaçadas com traços metafísico-teológicos de formação humana? Esse questionamento permite que o amplo conceito de Educação seja especificado por três outros conceitos, a saber: formação pedagógica, sociedades complexas e pensamento pós-metafísico. Organicamente, esses conceitos  perpassam a estrutura organizacional e curricular, a produção científica, os projetos de pesquisa, as orientações e demais ações desenvolvidas pelo corpo docente nas três linhas de pesquisa.