Sobre o PPG

Objetivo
Formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas educacionais, biológicas, psicossociais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano. 

Público-alvo
O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano é destinado aos graduados das mais diversas áreas do conhecimento (Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou Engenharias), que desejam adquirir conhecimentos em Geriatria e Gerontologia, aplicando-os à essência de sua formação.

Histórico
O PPGEH foi proposto, implementado e executado a partir do princípio epistemológico-metodológico interdisciplinar. O Mestrado em Envelhecimento Humano, curso na modalidade acadêmica, foi aprovado com nota 3 pelo Conselho Técnico-Científico da Capes, nas reuniões realizadas nos períodos de 21 a 25 de julho (102ª reunião), e de 9 e 10 de dezembro (106ª reunião) de 2008. O mestrado foi reconhecido pelas Portarias MEC nº 589 e 590, de 18 de junho de 2009. Na Avaliação Quadrienal 2017, o PPGEH obteve nota 4, demonstrando evolução em todos os quesitos, conforme relatório elaborado pela Comissão de Área. A proposta de doutorado foi aprovada na 180ª reunião do CTC-ES, de 17 a 19 de outubro de 2018, com parecer CNE/CES nº 943/2019, de 9 de outubro de 2019. O doutorado foi reconhecido pela Portaria MEC nº 485, de 14 de maio de 2020. Em 2019, iniciou a primeira turma de doutorado.

O propósito do programa é transformar o processo do envelhecimento em objeto do saber científico. Desde a sua aprovação, estudos acadêmicos e técnicos foram maciçamente desenvolvidos sobre o processo de envelhecer. As justificativas que deram embasamento as dissertações e produções técnico-científicas desenvolvidas, fundamentadas por teorias biopsicossociais, sempre objetivaram a busca da compreensão do fenômeno do envelhecimento, tanto pelo prisma do aumento demográfico quanto pelas repercussões que advém desse fenômeno. 

O programa, desde a sua composição original, é formado por um corpo docente que contempla as prerrogativas para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, pois considera em seu quadro pesquisadores com formação nas ciências exatas, humanas, saúde e sociais aplicadas. Os docentes têm formação em áreas como computação, economia, enfermagem, fisioterapia, matemática, psicologia, nutrição, farmácia e seviço social.

No histórico do programa, são mais de 230 mestres formados. Ao longo do quadriênio (2017-2020) foram 91 defesas de mestrado, uma média de 22,75 alunos/ano, um IndOri de 1,68 e um IndDistOri de 0,73. Quanto à formação, o programa ao longo de sua história tem recebido profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como, biomedicina, educação física, enfermagem, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia, computação, fonologia, medicina, odontologia, nutrição, pedagogia, podologia, psicologia, quiropraxia e serviço social. Tal conjuntura reflete a diversidade das áreas e subáreas do conhecimento, bem como dos recursos humanos titulados. Os egressos são absorvidos, com grande expressividade, tanto para o setor privado acadêmico quanto para o setor público não acadêmico. Uma parcela significativa tem seguido em estudo nos cursos de doutorado.
 

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