Gerontecnologia
ANÁLISE DO PERFIL FITOQUÍMICO E DO POTENCIAL GENOTÓXICO DE PLANTAS NATIVAS UTILIZADAS NA MEDICINA POPULAR NO SUL DO BRASIL
Descrição: O uso de plantas com fins medicinais tem sido relatado desde a antiguidade. Espécies utilizadas pela população tem sido objeto de estudos científicos que visam comprovar suas atividades farmacológicas e ausência de efeitos tóxicos, mas ainda existem uma variedade de plantas que necessitam de mais investigações, principalmente do ponto de vista toxicológico. O presente projeto apresenta como objeto de estudo algumas plantas nativas brasileiras consideradas como medicinais e utilizadas para este fim pela população da região sul do Brasil. Ele se propõe a avaliar o perfil fitoquímico e testar a atividade farmacológica de extratos destas plantas, além de avaliar a toxicidade. Serão realizados testes de identificação de classes de fitoquímicos e testes cromatográficos com vistas a determinação de compostos de interesse nos extrato, além de testes farmacológicos e toxicológicos. Por ser um projeto bastante amplo e com abordagem química e toxicológica, será realizado em etapas, sendo que cada etapa irá constituir um subprojeto onde far-se-á o estudo com uma determinada planta.
APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CONTEXTOS DE SAÚDE MENTAL
Descrição: Considerando a necessidade de se desenvolver estudos relativos às propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica, esse macroprojeto de pesquisa multicêntrico, vinculado ao Laboratório de Pesquisas e Práticas em Avaliação e Intervenção Psicológica (LAPSi), pretende buscar evidências de validade dos testes psicológicos (projetivos, de autorrelato e outros) e de uma nova abordagem de Avaliação Terapêutica/Colaborativa. O estudo poderá contribuir com a efetiva escolha e uso de instrumentos nas avaliações psicológicas e nas medidas de intervenção multidisciplinares.
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DOS SERVIDORES DO ESTADO DO AMAZONAS NO PROCESSO DE APOSENTADORIA
Descrição: PPA se configura, portanto, como uma ação preventiva da perda da capacidade funcional e consequentemente da deterioração da saúde. O objetivo desse estudo é avaliar e acompanhar o estado de saúde de idosos em processo de aposentadoria do Estado do Amazonas. Os objetivos específicos são identificar e comparar condições de saúde (doenças crônicas, capacidade física, nutricional e cognitiva e depressão) dos idosos antes e depois do PPA; conceber a metodologia, implantar e avaliar PPA no Estado do Amazonas; desenvolver plataforma digital para capacitação e assistência de idosos e gestores de RH no programa de PPA; avaliar a experiência do usuário da plataforma digital. A metodologia se trata de uma pesquisa-ação com servidores públicos do poder executivo do Estado do Amazonas e da UEA, com até 1 ano para se aposentar. Edital FAPEAM n. 012/2022 - Startup para o SUS/Aprovado na Chamada Decit/SCTIE/MS-CNPq-FAPERGS 08/2020).
AVALIAÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DE COMPOSTOS DE INTERESSE FARMACÊUTICO: EXTRATO DE PLANTAS, NUTRACÊUTICOS E BIOFÁRMACOS
Descrição: Plantas, alimentos e microrganismos representam uma fonte em potencial para a obtenção de novos compostos terapêuticos. Eles apresentam uma composição química rica em metabólitos secundários, além de seu metabolismo primário. Esse tipo de pesquisa representa uma aplicação médica para a biotecnologia verde, pois atualmente, microrganismos como bactérias, fungos e vírus estão cada vez mais resistentes às terapias existentes, tanto em patologias humanas, quanto animal ou fitopatológica. Além disso, doenças crônicas (como diabetes, dislipidemias, e doenças relacionadas ao estresse oxidativo) têm se tornado cada vez mais prevalente por isso, é necessário a busca por tratamentos mais eficazes. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo avaliar a composição química e atividade biológica de compostos de interesse oriundos de plantas, alimentos e microrganismos.
CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO-RS
Descrição: Caracterizar as condições de saúde e o perfil sócio-demográfico da população idosa do município de Passo Fundo-RS.
CIARS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À SAÚDE
Descrição: A constituição da rede CIARS, integrando diversas instituições, entre universidades, hospitais e empresas consolidadas e startups, surgiu a partir do contexto formado no nosso estado decorrente de uma proposta anterior submetida à chamada MCTI/FAPESP de Centros de Inteligência Artificial Aplicada. Aquela proposta tem a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais e se denomina "Centro de Inovação em Inteligência Artificial aplicada à Saúde". Naquela ocasião, pesquisadores desta equipe, vinculados a PUCRS, UFRGS, UFCSPA, UFPel, Unisinos e HCPA, passaram a discutir a formação de um centro regional de inteligência artificial. A presente proposta visa consolidar esse centro regional agregando pesquisadores de diversas especialidades, em torno de uma proposta de pesquisa e desenvolvimento em Ciência de Dados (CD) e Inteligência Artificial (IA) aplicadas à área de Saúde. Embora o foco seja CD e IA, o desenvolvimento de sistemas exige diferentes especialidades que estão contempladas na rede de pesquisadores formada em torno da presente proposta. A equipe agrega 44 pesquisadores de diferentes universidades (UFRGS, PUCRS, UFCSPA, Unisinos, UFPel, FURG, UPF e UFSM) e hospitais (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital São Lucas e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.), além de duas startups (Epigenica Biosciences e noharm.ai) e de hospitais e empresas parceiras (Hospital Mãe de Deus e a empresa NVidia). Edital FAPERGS 06/2021 - RITES-RS programa de redes inovadoras de tecnologias estratégicas do Rio Grande do Sul RITES-RS.
COLETIVOS ON-LINE EM SAÚDE MENTAL AÇÃO TRANSDISCIPLINAR PARA GRUPOS VULNERÁVEIS AO COVID-19
Descrição: Edital Emergencial FAPERGS 06/2020 - Ciência e Tecnologia no Combate à COVID-19. Tem por objetivo avaliar serviços de intervenção transdisciplinar on-line voltados a saúde mental e aspectos gerais de saúde para grupos de pessoas vulneráveis, idosos e profissionais da saúde, ao COVID-19. Trata-se de um estudo multicêntrico, de natureza quanti-qualitativa, envolvendo multimétodos de avaliação e de intervenção psicológica e em termos de saúde geral, congregando grupos de pesquisa vinculados ao Rio Grande do Sul, Distrito Federal (Brasília) e São Paulo. O delineamento do projeto caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação, com a participação de diferentes profissionais, coordenados por equipes da Psicologia, prevendo-se ações de avaliação transversal, acompanhamento longitudinal (intervenção) e reavaliação após seis meses da intervenção. Entre os resultados inovadores, destacam-se: a) o desenvolvimento de uma Solução Progressive Web App (www.coletivosaudemental.com.br); b) desenvolvimento de um guia orientativo sobre cuidados em saúde e em saúde mental; c) criação de uma página em redes sociais (coletivosaudementalonline); d) o desenvolvimento de um curso de extensão para treinamento da equipe. As contribuições mais relevantes deste estudo focalizam a criação de alternativas tecnológico-científicas para fortalecer a saúde mental, os aspectos gerais de saúde e favorecer a prevenção de complicações e tratamentos das principais demandas.
COMPETÊNCIAS DIGITAIS, AFETIVIDADE E LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE EM M-LEARNING PARA PESSOAS IDOSAS
Descrição: Os cuidados ofertados à população idosa se fazem necessários em virtude das alterações a que estão expostos estes indivíduos e a forma como buscam pelas terapêuticas associadas às suas demandas. As mudanças tecnológicas acompanham o processo do envelhecimento humano e denotam a promoção de oportunidades não disponíveis em outros níveis históricos. Pesquisas recentes na área da computação afetiva têm utilizado métodos, técnicas e abordagens para dotar os sistemas computacionais, programas e dispositivos de hardware, com capacidade de detectar e externar condições e situações que envolvam sentimentos, emoções e afetividade. As inovações terapêuticas e tecnológicas podem ajudar a manter as competências de letramento funcional em saúde independente do envelhecimento cognitivo. O letramento funcional em saúde é uma ferramenta capaz de promover a capacitação das pessoas com vistas a assumirem o controle de sua saúde, logo optarem pelo uso de informações corretas capazes de gerar benefícios sociais e pessoais, fomento para a construção de uma ação comunitária, base para desenvolvimento social e humano. Para que exista uma tomada de decisões adequadas em saúde, por parte dos usuários, é imprescindível o entendimento, apreensão e compreensão das informações repassadas pelos diversos profissionais de saúde responsáveis pela assistência nos territórios. Com o surgimento de tecnologias e recursos que viabilizam e enriquecem as relações sociais e potencializam as comunicações e interações entre os sujeitos, a educação a distância tem incorporado diversos e diferentes aspectos tecnológicos e pedagógicos. A intersecção entre o mobile computing a elearning como recursos acessíveis em qualquer lugar possibilita apoio potente para a aprendizagem significativa e avaliação baseada no desempenho. Os estudos sobre M-learning para o público mais velho ainda são muitos recentes. A maioria está relacionada a usabilidade dos aparelhos e aplicativos desenvolvidos para este público. Neste contexto, o presente estudo visa construir um modelo de competências digitais, identificar os diferentes aspectos que envolvem os aspectos afetivos e avaliar a aquisição de competências e habilidades de letramento funcional em saúde em M-Learning para pessoas idosas.
DESENVOLVIMENTO, VALIDADE E REPRODUTIBILIDADE DE UM RETINÓGRAFO PORTÁTIL
Descrição: Algumas doenças oculares podem impactar de forma negativa na qualidade de vida dos indivíduos. Buscar uma forma de diagnosticar precocemente essas doenças representa a justificativa para o presente estudo, cujo objetivo é desenvolver e validar um retinógrafo portátil de baixo custo para o diagnóstico de doenças oculares. Trata-se de uma pesquisa aplicada e de inovação tecnológica, que seguirá as seis primeiras fases da escala dos níveis de prontidão tecnológica conhecida como “Technology Readiness Level” (TRL), desenvolvida pela “American National Aeronautics and Space Administration” (NASA). O desenvolvimento do retinógrafo iniciou com a elaboração do desenho industrial e impressão 3D de um dispositivo de acoplamento, adaptado a lente de 20 D, filtros biológicos verde e azul e um aparelho celular, que foi utilizado para a aquisição de imagens oculares. A validação do retinógrafo será realizada em ambiente ambulatorial, com amostra de 181 imagens oculares de pacientes maiores de 18 anos de idade, após aceite do TCLE. Serão realizadas imagens do fundo do olho sob midríase com e sem o filtro verde, por técnico treinado e o retinógrafo convencional e, na sequência, novas imagens serão feitas pelo oftalmologista com o retinógrafo portátil e seu smartphone. Após, o oftalmologista irá realizar e analisar as imagens da superfície ocular com o filtro azul cobalto da lâmpada de fenda convencional e o filtro azul biológico do retinógrafo portátil. Para a validação do retinógrafo portátil e os filtros verde e azul será feita a análise comparativa das imagens obtidas inicialmente por um oftalmologista experiente que irá classificá-las em com ou sem alteração. Para a reprodutibilidade, dois oftalmologistas de igual formação e experiência irão analisar as mesmas imagens de forma mascarada em relação a alterações da papila (escavação/cabeça do nervo óptico) pontuando as imagens de 1 a 5 de acordo com a escala Likert e será feita a análise de concordância intra e interobservador, por meio do coeficiente Kappa de Cohen. Será considerado com concordância excelente valores maiores ou iguais a 0,75, valores entre 0,40 e 0,75 será considerada concordância suficientemente boa. Espera-se que as imagens sejam adequadas para a triagem de doenças oculares e que seja possível calcular sua sensibilidade e especificidade. Processo número 22/2551-0001137-3, Edital no 05/2021 Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores Programa Centelha 2 - Fapergs
DETERMINAÇÃO DA ALCOOLEMIA APÓS CONSUMO DE ALIMENTO OTIMIZADO EM ENSAIO CLÍNICO CRUZADO RANDOMIZADO CONTROLADO EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS
Descrição: O alcoolismo e a dependência alcoólica são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de doenças crônicas. O alcoolismo ou dependência de álcool é uma doença crônica e multifatorial, definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool. Desde 2010, a OMS lançou a Estratégia Global para Reduzir o Uso Nocivo de Álcool. A ingestão de alimentos antes ou associados com o consumo de bebida alcoólica influencia na velocidade e na quantidade da absorção do álcool. Após uma refeição, independentemente de sua composição nutricional, a disponibilidade sistêmica do etanol estará reduzida, demonstrando redução no pico de concentração de álcool no sangue (pBAC) e redução da biodisponibilidade em mais de 50%. A biodisponibilidade é influenciada pela quantidade de calorias consumidas, normalmente quanto maior a quantidade calorias ingeridas, menor a absorção do álcool. No Canadá, foi realizado um ensaio clínico randomizado utilizando um alimento para retardar o esvaziamento gástrico, chamado de barra de biodisponibilidade de álcool reduzida (RABB) para diminuir a alcoolemia pós-prandial e a biodisponibilidade de álcool com maior eficiência calórica. Esse projeto se propõe a realizar um ensaio semelhante ao realizado no Canadá. Entretanto, aqui o alimento utilizado, é similar ao RABB com ingredientes aprovados pela ANVISA. Este projeto é um projeto colaborativo entre a AmBev e a UPF. O alimento foi desenvolvido pela AmBev e Zeno Functional Foods, LLC. Considerando os efeitos maléficos em nível social e de saúde relacionados ao alto consumo do álcool, considerando que há programas globais que objetivam reduzir o consumo de álcool, considerando que a alimentação influencia na absorção do álcool, este projeto se propõe a avaliar a biodisponibilidade do álcool em indivíduos saudáveis após consumirem álcool e um alimento otimizado semelhante ao RABB. O objetivo é avaliar a alcoolemia em indivíduos saudáveis após consumirem álcool, álcool com alimento otimizado, álcool com refeição controle e álcool com refeição completa.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO MÉDIO (EXTENSÃO)
Descrição: Este projeto faz parte do macroprojeto da UPF “Conexão 2030: desdobrando fronteiras interdisciplinares entre pesquisa e extensão rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável” na Chamada do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação - PROEXT, envolvendo R$ 242.000,00. O projeto, envolve 23 docentes dos 15 PPGs da UPF e 12 bolsistas estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, e desdobra-se em seis subprojetos interdisciplinares. O PPGEH participa de um dos subprojetos - “Educação Alimentar no Ensino Médio” em implementação desde julho de 2024 em uma escola da rede estadual de educação (Escola Estadual Cardeal Arcoverde). O trabalho desenvolvido na escola em parceria com outros PPGs da UPF, se caracteriza por ações voltadas a que os estudantes do Ensino Médio conheçam os alimentos e se conscientizem da importância de uma alimentação saudável. O programa envolve bolsas de Extensão - Paidex para alunos de graduação e pós-graduação e que atuam na produção de materiais, palestras e atividades na escola. Destaca-se nesse contexto o envolvimento da discente Danieli Torella que é nutricionista. Financiador PROEXPG-CAPES 01/07/24 à 30/07/2026.
FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS REUMÁTICAS
Descrição: Verificar os efeitos de uma intervenção fisioterapêutica na força de preensão palmar de indivíduos com doenças reumáticas (artrite reumatóide, osteoartrite).
FORMULAÇÕES CONTENDO EXTRATO DE JABUTICABA: AVALIAÇÃO IN VITRO E IN VIVO NO TRATAMENTO DO MELASMA
Descrição: O melasma é uma hiperpigmentação crônica adquirida da pele, de etiologia multifatorial, que afeta a estética e a qualidade de vida das pessoas acometidas. Os ativos de tratamento conhecidos, normalmente, são insatisfatórios pela recorrência das lesões e pela falta de uma alternativa de clareamento definitiva e eficaz. Assim, há um crescente na procura por extratos vegetais que contenham substâncias ativas capazes de inibir a ação da tirosinase, enzima responsável pela biossíntese da melanina. As cascas da jabuticaba (Plynia sp.) são ricas em compostos fenólicos, como o ácido elágico que já possui atividade antitirosinase descrita. Neste contexto, esse projeto de pesquisa objetiva avaliar in vitro uma nanoemulsão contendo extrato da casca de jabuticaba e ácido azeláico nanoencapsulados quanto ao seu potencial antimelanogênico, verificando se as nanopartículas melhoraram a eficácia do tratamento em relação aos ativos livres e se a formulação apresenta maior potencial antimelanogênico in vitro quando comparada ao ativo clássico hidroquinona. Para isso, serão preparadas 3 formulações para comparar com o extrato da casca de jabuticaba: 1) nanoemulsão, contendo extrato da casca da jabuticaba e ácido azeláico nanoencapsulados (NAAJ); 2) nanoemulsão com ácido azeláico e extrato de jabuticaba em sua forma livre (FAAJ); e 3) nanoemulsão contendo ácido elágico e ácido azeláico, sem o extrato de jabuticaba (NAAAE). Para avaliar a atividade antitirosinase será realizado um ensaio de inibição da tirosinase usando tirosinase de cogumelo e um ensaio para avaliar a capacidade de quelação de íons cobre (Cu +2 ).
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME PÓS-COVID-19
Descrição: A COVID-19 é uma doença causada pelo betacoronavirus SARS-CoV-2 e, atualmente, configura como a principal pandemia do século XXI. Os acometimentos causados pela doença incluem fadiga, mialgias e artralgias, fraqueza muscular, restrição e comprometimento da capacidade respiratória, intolerância ao exercício, impacto na saúde mental, qualidade do sono, qualidade de vida, capacidade funcional e atividades básicas de vida diária. Tais complicações podem perdurar por um longo período de tempo e quando persistem por mais de 12 semanas, compõe o quadro clínico da síndrome pós-COVID-19. O exercício físico deve ser incluído no plano de tratamento multidisciplinar do indivíduo com síndrome pós-COVID-19, podendo abranger várias abordagens, como a reabilitação física convencional, o Método Pilates ou orientações domiciliares. Todavia, as recomendações são heterogêneas ou, até mesmo, inexistentes até o presente momento, como é o caso do Método Pilates. Neste sentido, o objetivo da presente tese será verificar os efeitos da intervenção fisioterapêutica em indivíduos com síndrome pós-COVID-19. Tratar-se-á de um ensaio clínico randomizado e aleatorizado duplo cego, que incluirá 43 indivíduos com síndrome pós-COVID-19, randomizados em três grupos: Grupo 1 (n=14), que realizará a intervenção por meio da reabilitação convencional, Grupo 2 (n=15), que realizará a intervenção por meio do Método Pilates, e Grupo 3 (n=14), que receberá as orientações domiciliares. A randomização ocorrerá por meio eletrônico através do software estatístico. O cegamento ocorrerá para os avaliadores da coleta de dados inicial e final, para o profissional que fará a análise estatística e para os intervencionistas. As coletas de dados dar-se-ão pré e pós-intervenção fisioterapêutica. Após as intervenções, a análise estatística dar-se-á por meio do software estatístico e o nível de significância adotado será de 5. Por fim, serão elaboradas as produções científicas que irão compor esta tese e, posteriormente, encaminhados a periódicos com estratos superiores da CAPES (A1, A2 e B1), respeitando as condições éticas e acadêmicas.
MACROPROJETO: DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Descrição: As doenças e agravos não transmissíveis são considerados a principal causa de morte prematura, apresentando forte impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados. Os principais fatores associados estão relacionados ao estilo de vida. Desta forma, este macroprojeto tem o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas ao estudo da prevalência e fatores associados às DANT na população residente na região Sul. Para tanto, serão desenvolvidos subprojetos com desenhos observacionais analíticos, transversais e longitudinais, para responder os objetivos específicos do estudo. A população alvo serão os indivíduos de todas as faixas etárias residentes nos municípios da região Sul. Estes indivíduos serão recrutados nos domicílios, escolas, hospitais e universidades de acordo com os objetivos de cada subprojeto. Espera-se que os resultados possam contribuir para o planejamento de estratégias, monitoramento e enfrentamento destas doenças.
MODELAGEM, IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA PARA RASTREAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE DOADORES E PACIENTES DE FENÓTIPOS ERITROCITÁRIOS DE SANGUE RARO
Descrição: A proposta de pesquisa visa abordar a complexidade da identificação de doadores e pacientes com fenótipos eritrocitários raros, um desafio significativo no campo da hemoterapia. A população brasileira, resultado de uma miscigenação histórica, apresenta uma diversidade genética que torna a compatibilidade sanguínea um fator crítico para o sucesso das transfusões. A doença falciforme, reconhecida pela OMS como um grave problema de saúde pública, exemplifica a necessidade de um sistema eficiente para rastreamento e identificação de doadores compatíveis. A criação de um sistema computacional para gerenciar essas informações não apenas otimiza o suporte transfusional, mas também promove a segurança e a longevidade dos pacientes. A relevância do projeto se estende ao SUS, com potencial para ser implementado em outros centros de hematologia no Brasil, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficaz.
MODELO DE ATENÇÃO MEDIADO POR M-HEALTH PARA MUDANÇA DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM TRABALHADORES
Descrição: O baixo nível de atividade física é um fator de risco modificável para doenças crônicas. Sabe-se que a maior parte do tempo sedentário da população adulta é no trabalho. Para tanto, são necessárias estratégias e incentivos para ampliar os períodos de movimentação. A tecnologia pode ser um fator motivacional e de baixo custo para aumentar os níveis de atividade física. Nesse sentido, essa tese tem como objetivo conhecer a efetividade de um modelo de atenção mediado por m-Health para mudança do nível de atividade física em trabalhadores.
OZONIO GASOSO VIA INTRA ARTICULAR NA DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA EM RATOS
Descrição: EDITAL FAPERGS 04/2019 - AUXÍLIO RECÉM DOUTOR-ARD- A osteoartrose (OA) atinge as articulações, onde a lesão inicia na cartilagem articular, tendo influência genética e, a sobrecarga mecânica é um iniciador do processo de lesão, que evolui para um ciclo vicioso inflamatório. A dor crônica não traduz a magnitude da lesão tecidual e os tratamentos não são completamente eficazes, objetivando melhora da função, da qualidade de vida e diminuição da dor. A ozonioterapia pode representar uma terapia integrativa no tratamento da OA. Na literatura, há algumas publicações demonstrando os benefícios do ozônio intra-articular na OA, porém os mecanismos de ação necessitam ser melhores elucidados para completar essa lacuna do conhecimento, e se conhecer definitivamente se o ozônio é eficaz na OA. Além disso, a busca pela elucidação destes mecanismos auxiliaria na regulamentação da ozonioterapia no Brasil, que evolui de maneira lenta devido às dúvidas de eficácia das organizações regulatórias. O presente estudo tem como objetivos: Determinar o possível mecanismo de ação do gás ozônio via intra-articular no tratamento da AO em joelhos de ratos; Padronizar a metodologia de indução de OA em ratos; Padronizar a metodologia de diagnóstico de raios-X em joelhos de ratos; bem como comparar se há diferença significativa nos resultados de histologia, análise de superfície articular, marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo nos ratos submetidos aos diferentes tratamentos com ozônio intra articular. Para isso, teremos 04 grupos de ratos (n= 8, cada): Grupo 1 (GC = Grupo controle) submetido a solução salina intra-articular no joelho direito, sem tratamento, Grupo 2 (GOA = Grupo Osteoatrose) submetido a indução da osteoartrose com iodoacetato monossódio (2mg/ articulação do joelho direito), sem tratamento, Grupo 3 (GOAOZ = Grupo osteoatrose ozônio intra-articular) submetido a indução da osteoatrose e tratamento com ozônio gasoso intra-articular (0,1 mL de ozônio na concentração de 50 µg/ml 1 x por semana/ 60 dias de ozônio), Grupo 4 (GOAL = Grupo osteoatrose ozônio intra-articular + lidocaína 1%, intra-articular) (0,1 mL de ozônio na concentração de 50 µg/ml 1 x por semana/ 60 dias de ozônio, administrado concomitantemente à lidocaína). Serão realizados ensaios morfológicos, histológicos, de estresse oxidativo e de marcadores inflamatórios, bem como, ensaios de toxicidade como consumo de ração e água (a cada 3 dias) e peso do animal.
PRODUÇÃO E ANÁLISE DE MEDICAMENTOS: DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES E DE MÉTODOS ANALÍTICOS/BIOANALÍTICOS, E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E DA ESTABILIDADE
Descrição: Muitos são os problemas relacionados aos medicamentos e métodos de análise. Esse projeto de pesquisa representa um projeto guarda-chuva contendo temas relacionados a produção e análise de medicamentos. Esse projeto surgiu devido ao fato de que muitas vezes as formulações existentes no mercado não apresentam a qualidade adequada, e necessitam de uma avaliação para comprovação de sua qualidade. Além disso, há a necessidade de serem desenvolvidos e validados métodos analíticos e bioanalíticos. Estes métodos necessitam ser desenvolvidos e validados para a análise das mais diversas substâncias, fornecendo assim, resultados confiáveis. Outro eixo deste projeto trata a respeito do desenvolvimento de novas formulações, pois muitas das formulações existentes no mercado apresentam características indesejáveis, como por exemplo, reações adversas, baixa solubilidade, instabilidade em pH estomacal, ou mesmo, não são adequadas para crianças, entre outras. Muitas são as possibilidades de formas farmacêuticas quando se deseja melhorar as características das formulações existentes no mercado.
PROMOVENDO SAUDE E QUALIDADE DE VIDA (EXTENSÃO)
Descrição: O projeto Promovendo Saúde e Qualidade de Vida do Curso de Nutrição iniciou suas atividades em 2012, tendo envolvimento dos professores dos cursos de Artes Visuais, Psicologia e, Enfermagem. Anualmente são beneficiados diretamente nas ações do projeto em torno de 3.000 pessoas, que participam das oficinas e recebem orientações sobre estilo de vida saudável, com envolvimento de mais de 20 acadêmicos, entre bolsistas e voluntários do projeto. São oito anos de atividades que beneficiaram diretamente mais de 12.000 participantes diretos, através das ações semanais, envolvendo os professores e acadêmicos dos cursos e abordam a importância das ações enfocando a qualidade de vida e prevenção de doenças. Durante o período, os discentes se envolveram na elaboração de materiais educativos que são utilizados no desenvolvimento das atividades. As ações de educação em saúde são realizadas principalmente com crianças e adolescentes, pois e na infância que se adquire hábitos que podem ser para toda a vida e estas são baseadas nas recomendações oficiais das políticas públicas de saúde.
QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Descrição: Verificar os efeitos da fisioterapia na qualidade de vida de idosas com incontinência urinária.
QUALIFICAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO RS
Descrição: A atual situação de saúde da população brasileira é marcada por uma intensa transição nutricional com aumento das taxas de sobrepeso e obesidade e do consumo de alimentos ultraprocessados. A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) assume um papel essencial no monitoramento e análise das condições alimentares e nutricionais da população usuária do Sistema Único de Saúde. Estudos têm demonstrado baixos registros destas informações em sistemas como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN e quais fatores estariam relacionados a baixas coberturas nos municípios brasileiros. Um dos principais fatores relatados foi a falta de capacitações sobre o componente de consumo alimentar e o uso dos dados coletados para subsidiar a atenção nutricional. Assim, este estudo tem como objetivo geral realizar educação permanente sobre vigilância alimentar e nutricional aos profissionais de saúde por meio de modelos de aprendizagem híbridas e plataformas digitais. Os objetivos específicos serão analisar a cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na população de municípios do Rio Grande do Sul e os fatores intervenientes na sua execução antes e após a realização do curso e criar um agente conversacional interativo com orientações sobre a VAN na prática para que possa ser utilizado de forma pública e gratuita. Este estudo será caracterizado como uma pesquisa-ação desenvolvida com abordagem quanti-qualitativa. O cenário para a realização da presente pesquisa será os 497 municípios do estado do RS. O período de realização da pesquisa abrangerá março de 2021 a março de 2023. A pesquisa está dividida em 3 fases, a qual compreenderá amostras diferentes em cada fase da pesquisa. Na fase 1, será realizada coleta de dados de estado nutricional e consumo alimentar da população dos 497 municípios do Rio Grande do Sul através do SISVAN para definição da cobertura em cada município. Após, será realizada a média e mediana da cobertura dos últimos 5 anos. Na fase 2 será realizada pesquisa quantitativa com os gestores dos três municípios com maior e menor cobertura de cada Coordenadoria Regional de Saúde, por meio de questionário online, composto por 27 questões referentes ao funcionamento do sistema. Também serão entrevistados por telefone, com perguntas abertas, os gestores da vigilância alimentar dos municípios de maior e menor cobertura de acordo com o tamanho da população. As respostas serão analisadas através da transcrição das gravações e posterior metodologia de análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados na fase 2, no Marco de Vigilância Alimentar e Nutricional e nas Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica será elaborado um curso para educação permanente de profissionais de saúde e gestores da atenção básica. Estima-se que este curso tenha em torno de 60 horas (10 horas/módulo) e será realizado na modalidade à distância, a partir de plataformas digitais. Esta intervenção terá como público-alvo possíveis usuários de implantação da vigilância alimentar e nutricional na Atenção Básica. A difusão do conhecimento se dará pela criação do curso em uma plataforma digital para executá-lo e um aplicativo. O aplicativo será um agente conversacional interativo para irá explicar sobre a VAN na prática. Será usada a ferramenta Dialogflow para desenvolver o agente conversacional, que ficará acessível de forma pública e gratuita. Estes dois processos serão testados para avaliar a efetividade no aumento dos registros no sistema de vigilância alimentar e nutricional. Projeto Financiado pela Fapergs (Edital PPSUS 2020)/Fapergs - Decit/SCTIE/MS-CNPq-FAPERGS 08/2020
SAÚDE MENTAL E ENVELHECIMENTO: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS
Descrição: Este projeto explora as relações entre o uso de tecnologias, espiritualidade, saúde mental e envelhecimento, com foco em aspectos psicossociais, culturais, educacionais e clínicos. Está estruturado em quatro eixos principais: a) Dimensões psicossociais da saúde mental no envelhecimento, com análise de fatores de risco e proteção, como redes de apoio, estigma e mudanças identitárias; b) Envelhecimento e transtornos mentais, com investigação sobre a prevalência e os fatores associados a problemas de saúde mental; c) Envelhecimento e aspectos cognitivos, com estudo das relações entre saúde mental e alterações cognitivas; d) Avaliação e intervenção psicossocial, baseadas em evidências científicas para a promoção do bem-estar. A pesquisa adota uma abordagem multimétodo, combina métodos quanti e qualitativos e contribui para o desenvolvimento tecnológico na avaliação e intervenção eficazes, além de subsidiar políticas públicas voltadas à saúde mental, espiritualidade e qualidade de vida no envelhecimento.
SOLUÇÕES E CASOS DE USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GESTORES DE SISTEMAS DE SAÚDE
Descrição: Local e globalmente, os sistemas de saúde enfrentam pressões crescentes devido ao aumento da demanda de atendimentos, envelhecimento demográfico, regulamentações rigorosas e limitações econômicas, tornando a eficiência e eficácia na gestão de saúde aspectos críticos. No cerne dessa complexidade, os gestores de saúde buscam otimizar recursos e melhorar a prestação de cuidados, num momento em que o recurso a tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial (IA), se torna cada vez mais imperativo. Esta necessidade reflete não apenas a busca por inovação, mas também a urgência em se adaptar a um ambiente em constante evolução. Contudo, a efetiva caracterização, disponibilidade e incorporação dessas tecnologias como ferramentas de suporte ainda representam um desafio emergente e insuficientemente explorado na literatura. Diante disso, este projeto propõe o desenvolvimento de um framework de diretrizes teóricas e práticas para a implementação e gestão de ferramentas digitais e IA em sistemas de saúde. Adotando uma abordagem metodológica mista que inclui revisões sistemáticas, análises de soluções comerciais e entrevistas qualitativas com gestores, o objetivo é mapear o uso atual de tecnologias, identificar lacunas e melhores práticas, e fornecer um guia para direcionamento futuro. Este projeto também pretende o desenvolvimento em cocriação com profissionais da área para assegurar a relevância e aplicabilidade prática das diretrizes desenvolvidas. Espera-se que os resultados não apenas contribuam significativamente para a literatura científica, mas também ofereçam um guia baseado em evidências para otimizar o uso de tecnologias digitais na gestão da saúde, promovendo uma transformação significativa no desenvolvimento e na adoção de soluções digitais inovadoras. Fapergs - Edital Fapergs 09/2024 - PGq.
VIVÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Descrição: O lazer é um direito fundamental garantido pelo Estatuto do Idoso e exerce um papel essencial na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Alinhado às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, este estudo tem como propósito compreender os significados atribuídos ao lazer por pessoas idosas, analisar as implicações dessas concepções na vivência desse direito e avaliar os impactos do avanço tecnológico na fruição do lazer na velhice. Participam deste estudo pesquisadores de 14 universidades dedicadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na área do envelhecimento humano, integrantes do Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre o Envelhecimento Humano. Os achados desta pesquisa visam ampliar o conhecimento sobre o lazer na velhice, fortalecer a rede de pesquisadores do envelhecimento e estimular maior conscientização das pessoas idosas sobre seus direitos. Além disso, reforçam a importância da pessoa idosa como sujeito ativo na sociedade, valorizam suas experiências e protagonismo e ampliam as possibilidades de acesso ao lazer por meio de plataformas digitais, atividades online e aplicativos voltados ao entretenimento, ao bem-estar. Os resultados poderão subsidiar estratégias extensionistas mais eficazes, fomentar um envelhecimento mais participativo, inclusivo e tecnologicamente integrado.