Linhas de pesquisa e projetos

Área de concentração


O PPGEng tem área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente, a qual tem o escopo e a escala de discutir as problemáticas da infraestrutura e do meio ambiente envolvendo a agenda urbana em âmbito local, regional, nacional e internacional. Busca-se criar as condições adequadas à solução das principais questões de impacto humano e ambiental, a partir da articulação entre pesquisa e desenvolvimento sobre o espaço construído (infraestrutura) e o espaço natural (meio ambiente). Esta questão está presente nas discussões acadêmicas e profissionais em diversas áreas do conhecimento, mas é especialmente relevante na área das Engenharias. Dessa forma, entende-se como infraestrutura a área da engenharia ligada à implantação e manutenção de sistemas que ofereçam suporte aos assentamentos humanos e às atividades produtivas, englobando projeto, implantação e gerenciamento de sistemas e subsistemas da infraestrutura urbana e regional.

Entende-se como meio ambiente a área da engenharia que trata do território natural, modificado pelas atividades socioeconômicas, cuja reconfiguração topográfica, vegetal, mineral e espacial provoca alterações danosas ao desenvolvimento da vida e à preservação das espécies e dos sítios naturais, exigindo controle e soluções tecnologicamente adequadas. Cabe enfatizar que a infraestrutura e o meio ambiente são tratados como aspectos que se complementam, e não como abordagens estanques. A inter-relação que se estabelece entre infraestrutura e meio ambiente é o cerne da proposta do PPGEng, estimulando-se ideias e proposições em torno do tema sustentabilidade.

Linhas de Pesquisa

 

1 - Inovação e Sustentabilidade em Infraestruturas e Ambiente Urbano

A linha de pesquisa analisa o desempenho e a sustentabilidade de sistemas de infraestrutura, focando no planejamento urbano e ambiental, mobilidade urbana, resiliência, cidades inteligentes, eficiência energética, habitabilidade e novos procedimentos para gerenciamento de infraestrutura. Desenvolve também metodologias para análise, dimensionamento e otimização de estruturas de projetos de infraestrutura, utilizando processos teóricos e experimentais para compatibilizar economia, desempenho ambiental e social ao longo da vida útil das estruturas, além de projetos alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

 

2 - Sustentabilidade e Infraestrutura Resiliente

A linha de pesquisa trabalha com a estabilização e recuperação de áreas contaminadas. Desenvolvimento de sistemas de saneamento, tratamento de efluentes e valoração de resíduos inovadores que reduzam a contaminação ambiental e melhorem a qualidade de vida nas cidades. Integração de soluções de bioenergia e energias renováveis, mitigação de efeitos das mudanças climáticas, promovendo práticas sustentáveis e adaptativas no meio urbano.

INSCREVA-SE