Intercâmbio e inserção social

Instituições internacionais


UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

Desde 2008, o Instituto de Estudos Ibérico e Ibero-americanos, da Universidade de Varsóvia, e o PPGH/UPF estabeleceram parceria, viabilizada quando o professor Jerzy Mazurek, vice-diretor do Museu de História do Movimento Popular Polonês e professor de História no aludido Instituto, ministrou vários seminários especiais no Programa. De lá para cá, há regularmente colaboração entre as instituições, seja sob forma da participação do prof. Jerzy como membro do Conselho Consultivo da revista do programa,  História: Debates e Tendências e do fluxo docente/discente.

UNIVERSIDADE DE WROCLAW (Breslávia)

A partir da ida do egresso Fabrício Nazzari Vicrosky para realizar doutorado sanduíche com a bolsa PDSE, no Instituto de Arqueologia, sob orientação do professor Józef Szykulski, o Programa e a Universidade de Wroclaw mantém intercâmbio através de missões de trabalho, principalmente.Atualmente Fabrício está vinculado diretamente à instituição, residindo na Polônia e mantendo relações de pesquisa, projetos e interações com o Programa. 

UNIVERSITÁ DEGLI STUDI DI VERONA, UNIVERONA (Itália)

Desde o ano de 2007, está firmado o Convênio de Cooperação entre a Università Degli Studi di Verona e a Universidade de Passo Fundo para realização de atividades conjuntas, dentre as quais a colaboração no desenvolvimento da docência e da pós-graduação e intercâmbio discente entre as instituições.

Desse vínculo, o professor Tedesco, agora nosso docente colaborador, foi enquadrado como professor colaborador junto ao Istituto per la storia della resistenza e dell’etá contempporanea di Verona, e ao Dipartimento Storiche Artistiche e Geografiche. Como ação do Programa tivemos a recepção do doutorando Alex Antônio Vanin como estudante na modalidade doutorado sanduíche, sob orientação de Federica Bertagna, em 2023, que será explorado abaixo.

UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (Angola) - UNAN

Convênio de cooperação acadêmica firmado entre o programa e o Mestrado em Ciências Jurídicas, Econômicas e Desenvolvimento visando a estimular pesquisas conjuntas de interesse comum e a colaborar mutuamente para a) desenvolvimento da docência; b) promoção e facilidade do intercâmbio de seus docentes e pesquisadores; c) fortalecer o intercâmbio de seus estudantes de graduação e de pós- graduação; d) realização de orientação de discentes; e) edição de publicações interinstitucionais. O convênio está no marco da colaboração sul-sul e tem funcionado sistematicamente desde a sua assinatura. Os professores de ambas as IES têm se alternado em missões de trabalho, participação em eventos, publicações conjuntas e orientações. A professora Janaína Rigo Santin está à frente desse convênio, realizando missões de trabalho nas quais ministra aulas e orienta na UNAN, e realizando publicações conjuntas.

UNIVERSIDAD TRES DE FEBRERO (UNTREF-Argentina)

Consolidado a partir de relações de trabalho comuns entre Patricia Alejandra Fogelman e as docentes Gizele Zanotto e Jacqueline Ahlert, em 2024, quando da visita da argentina à UPF para participação em evento, foi formalizado o processo de conveniamento entre a UPF e UNTREF. Entre os projetos já em desenvolvimento pelas docentes, elencamos o investimento em atividades voltadas à Cultura Material e Religião Material que mobilizam esforços teórico-metodológicos e pesquisas empíricas que já renderam publicações, dossiês em revistas e eventos comuns.