Grupo de Pesquisa em Humanidades Digitais e Inovação Tecnológica

Considerando o crescente papel que a tecnologia desempenha nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente tecnologias on-line, o projeto objetiva desenvolver ferramentas digitais para auxiliar o desenvolvimento de projetos que visem a pesquisa, o ensino e a extensão. A partir de novas e diferentes concepções de fonte, novos olhares sobre objetos, múltiplas abordagens, muitas vezes, interdisciplinares, a pesquisa histórica vem sendo desenvolvida sob distintos prismas. As mudanças historiográficas ocorridas nas últimas décadas do séc. XX e nas primeiras do séc. XXI fizeram emergir temas “esgotados”, “marginalizados” ou mesmo considerados tabus. Com a aplicação de novos problemas, métodos e conceitos pautados nas demais áreas de conhecimento, as perspectivas de pesquisa levaram ao alargamento dos territórios do historiador, sendo necessária a inovação. O núcleo se propõe a responder as seguintes questões: O que leva um estudante de História ou de outra disciplina das Humanidades a se debruçar, para além das fontes presentes em arquivos e bibliotecas, ou mesmo de depoimentos dados por sujeitos de história relevante para a pesquisa, sobre listas de script e linguagens de programação como R ou Python com o intuito de produzir conhecimento em sua respectiva área? Necessidade? Inovação? Escassez de fontes e recursos? Mudanças na formação de sua respectiva área? Compreender em primeiro lugar que as Humanidades Digitais tratam de representar/performar uma outra forma, mais atualizada com nossa cultura material e info-comunicacional, de práticas acadêmicas, de pesquisa e, sobretudo pedagógicas. Existe uma necessidade crescente daqueles que, no campo das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas aqui compreendidas enquanto Humanidades, se deparam mais e mais com fenômenos sociais e objetos de pesquisa que são nascidos digitais. É por meio da necessidade que a inovação se faz presente. A formulação de novos meios de organização da informação e do conhecimento, de suas respectivas recuperação e acesso possibilitam ao pesquisador contemporâneo maior competência técnica e crítica para tratar as fontes de pesquisa originalmente digitais.

Pesquisadores vinculados ao PPGH:

Docentes:
Ana Luiza Setti Reckziegel – Coordenadora
Luiz Carlos Tau Golin
Felipe Cittolin Abal
Janaína Rigo Santin
Marcos Gerhardt
Jacqueline Ahlert

Colaboradores
Fabricio J. N. Vicroski

Alunos do Doutorado:
Jênifer de Brum Palmeiras
Marcelo Marcon

Alunos do Mestrado:
Bruno Almeida Silva

Acesse o espelho do Grupo de Pesquisa no CNPq AQUI

INSCREVA-SE