Mais de 100 novos mestres e doutores celebram formatura na Universidade
11/11/2024
15:05
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Luís Henrique de Melo
Profissionais fazem parte dos 15 Programas de Pós-Graduação da UPF.
A produção da ciência, tecnologia, inovação e educação agora conta com ainda mais especialistas na comunidade e no país. É que a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, na noite da última sexta-feira (08) a formatura de mais de 100 mestres e doutores. A diplomação contou ainda com a participação de familiares e amigos que lotaram o Centro de Eventos.
Juntando-se aos mais de 3 mil mestres e doutores formados pela UPF, os novos profissionais agora seguem suas carreiras transformando e aplicando os resultados de seus estudos junto à sociedade. Durante a cerimônia, os mestres e doutores receberam seus diplomas acompanhados dos orientadores que auxiliaram em suas dissertações e teses.
A solenidade que comemorou os 15 Programas de Pós-Graduação da Universidade contou com a presença do pró-reitor acadêmico, Dr. Edson Alencar Casagranda; do pró-reitor de planejamento, Dr. Antonio Thomé; da diretora de pós-graduação, Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi; e dos coordenadores e professores dos programas.
Pesquisa em conexão com a comunidade e o mercado de trabalho
O professor Dr. Edison Alencar Casagranda reforçou, durante a formatura, a qualidade do ensino e da formação profissional ofertada pelos programas de pós-graduação da UPF. De acordo com o pró-reitor, 3.233 mestres e 433 doutores já se formaram dentro da Universidade, se caracterizando principalmente pela conexão com a comunidade e com o mercado de trabalho.
“O Brasil tem se destacado na produção científica e global, e isso se deve grande parte à pós-graduação e ao stricto sensu, que fomentam as pesquisas e publicações acadêmicas”, mencionou Edison. Segundo o professor, a pesquisa e internacionalização atraem parcerias e facilitam intercâmbios, além de fortalecer políticas públicas com dados e análises sobre educação, saúde, segurança e meio ambiente, por exemplo.
Além da pesquisa, a inclusão dos programas de pós-graduação no interior do país, como os da Universidade de Passo Fundo, auxilia na redução da desigualdade entre diferentes regiões, como comentou o professor, facilitando a entrada de investimentos e formando profissionais altamente qualificados para a criação de empresas e tecnologias.
Torne-se mestre ou doutor com a UPF
As inscrições para os Programas de Pós-Graduação da UPF estão abertas. São 15 programas de especialização, que passam pelas áreas da saúde, como o Envelhecimento Humano e Odontologia, da educação, como História e Educação, dos negócios como Administração e Agronomia e muito mais.
Saiba mais sobre os programas, as linhas de pesquisas, bolsas e financiamentos em upf.br/pos.