Projetos linha 1

 
A criança e o uso cotidiano de telas: um estudo enunciativo para entender os impactos na aquisição da linguagem.
O fato de que muitas crianças, nos dias de hoje, passam muitas horas do seu dia assistindo ou interagindo com telas, motiva a realização desta pesquisa, que tem como tema o uso cotidiano de telas, em especial, as telas dos equipamentos móveis, como tablets e smartphones, pela criança dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e seus impactos na aquisição da linguagem, seja em manifestações faladas ou escritas. Seu objetivo é descrever tais impactos, sejam eles positivos ou negativos para a aquisição da linguagem da criança. A investigação proposta se vale das contribuições dos estudos aquisicionais advindos de diferentes perspectivas, com destaque para a enunciativa e a dialógico-discursiva, bem como dos estudos de base interacional e conversacional. As crianças participantes do projeto têm entre 6 e 10 anos de idade. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e aplicado, com estudos de caso. As estratégias de geração de dados envolvem caráter experimental a partir de situações de interação conduzidas pela pesquisadora e seu grupo de pesquisa, além do uso de entrevistas e questionários com os pais. Os dados são analisados a partir de critérios pré-definidos e contam com o recurso de triangulação. Os resultados da pesquisa serão publicizados para fins de confrontação e comprovação.
Responsável pelo projeto: Drª. Marlete Sandra Diedrich


Movimentos discursivos da criança na produção de narrativas: as complexas relações espaço-temporais (Projeto de Pesquisa desenvolvido em Estágio de Pós-doutoramento, com bolsa de pesquisa CNPq, institucionalizado na UPF e na Unesp Araraquara)
Neste projeto, partimos do seguinte questionamento: Que movimentos discursivos, característicos da aquisição da linguagem, permitem às crianças de 3 a 6 anos de idade mobilizar complexas relações espaço-temporais nas narrativas por elas produzidas? Na busca de respostas a esta questão, temos o objetivo geral de analisar, na trajetória de aquisição da linguagem, os movimentos discursivos que permitem às crianças de três a seis anos de idade mobilizar complexas relações espaço-temporais nas narrativas por elas produzidas. São objetivos específicos da pesquisa: Identificar como as crianças investigadas mobilizam as relações de tempo e espaço em suas narrativas e em que medida essas relações formam um todo indissolúvel (cronotopo). Analisar a relação entre as construções metafóricas e metonímicas e o estabelecimento de relações espaço-temporais nas narrativas das crianças.
Responsável pelo projeto: Drª. Marlete Sandra Diedrich


 A criança e as narrativas: a imaginação criadora e os sentidos na língua-discurso (Projeto de Pesquisa com apoio financeiro Fapergs)
Trata-se de pesquisa na área da Linguística, com enfoque para deslocamentos enunciativos vivenciados por crianças de 6 a 10 anos de idade, em sua vivência com narrativas, os quais lhes permitem a recriação de mundos no poder fundante da linguagem e promovem a manifestação da imaginação criadora. O projeto de pesquisa tem por objetivo geral descrever, na trajetória da criança na linguagem, os deslocamentos de sentido da língua-discurso vivenciados pelas crianças da faixa etária de 6 a 10 anos de idade, a partir de narrativas por elas ouvidas, faladas, lidas e escritas, literárias e não literárias. Além desse objetivo geral, o estudo também persegue os seguintes objetivos específicos: a) ampliar os conhecimentos científicos sobre a relação da criança com as narrativas vivenciadas ao longo da faixa etária informada com vistas a instrumentalizar o processo de educação envolvendo a fluência nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever na língua materna; b) possibilitar o acesso das crianças a obras literárias clássicas e contemporâneas, na busca pela ampliação do seu repertório cultural; c) oferecer espaço privilegiado, para a comunidade, de atividades discursivas envolvendo narrativas, numa ação que alia ensino; pesquisa e inovação; extensão.
Responsável pelo projeto: Drª. Marlete Sandra Diedrich


 O processo e ensino e de aprendizagem de língua - materna e adicional - em diferentes contextos educacionais
O cenário brasileiro relacionado ao ensino e à aprendizagem de línguas/materna e adicionais (espanhol, italiano/talian, inglês, libras) - evidencia fenômenos e problemas relacionados à qualidade e eficácia do processo, os quais merecem ser investigados. Muitos estudos e documentos nacionais, como Parâmetros, Diretrizes e Orientações Curriculares partem do princípio de que há falas no ensino das línguas e de novos rumos são necessários para o aprimoramento do aprendizado e que os resultados positivos sejam uma realidade. Diante disso, este estudo, inserido na grande área da linguística aplicada, tem como foco a investigação das questões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de línguas, bem como os seus participantes /formadores (professores universitários, professores e estudantes da educação básica, gestores, acadêmicos de Letras). Para isso, serão elucidadas questões que envolvem a formação continuada e a trajetória dos profissionais, seus conhecimentos teóricos sobre ensino e aprendizagem, domínio da língua, crenças sobre o processo, produção de materiais didáticos e a eficácia das abordagens/metodologias utilizadas, todos aspectos importantes para a compreensão do processo como um todo. Este é um projeto guarda-chuva, enquadrado no paradigma qualitativo-interpretativo de pesquisa (ERICKSON, 1986), de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1996), que abrange a investigação sobre o universo de aspectos relacionados ao ensino de línguas, tanto da língua materna, quanto das línguas adicionais (espanhol, italiano/talian e inglês). A partir da constituição de uma equipe de trabalho, para a geração de dados serão utilizadas (1) observações de sala de aula em cursos de extensão, cursos e/ou intervenções didáticas em escolas de educação básica, (2) entrevistas com os envolvidos (professores, estudantes, acadêmicos e comunidade escolar), (3) registros em diários, (4) análise de documentos escolares e de materiais didáticos produzidos por professores, especialistas ou acadêmicos de Letras e do PPGL. Os dados serão gerados em diferentes contextos, como cursos livres, na própria escola e na universidade (palestras, cursos de extensão, aulas da graduação). Esses serão gerados a fim se descrever, diagnosticar, e analisar o contexto de ensino e de aprendizagem de línguas em diferentes contextos educacionais, em especial na região de abrangência da UPF, a fim de contribuir com a qualificação desse processo do contexto escolar, bem como com a formação de professores de línguas na UPF (graduação e PPGL).
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm


Internacionalização no ensino superior: dimensões, desafios e perspectivas
Este estudo é um projeto “guarda-chuva”, que pretende investigar o processo de internacionalização na Universidade de Passo Fundo. A proposta envolve cursos de graduação e os Programas de Pós-Graduação, buscando analisar as diferentes nuances desse processo, considerando todos os aspectos (ensino, pesquisa e extensão) do fenômeno, para uma compreensão holística sobre como esse fenômeno está acontecendo, quais suas causas, demandas, desafios, consequências e resultados no cenário universitário. É um estudo qualitativo e interdisciplinar, a partir da abordagem interpretativa com observação participante (ERICKSON, 1986), que buscará coletar ou gerar dados os considerando-se 2 grandes dimensões: 1) as pessoas /participantes envolvidos; 2) o ambiente de ensino e de aprendizagem.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm


Texto e enunciação: uma abordagem voltada ao contexto da sala de aula
O projeto em questão integra a linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS. O objetivo central deste projeto é atender à necessidade crescente de compreender mais profundamente a organização da língua em textos, principalmente no ambiente escolar. Para tal fim, a pesquisa concentra-se na observação do funcionamento da língua em textos, através de análises textuais enunciativas, tendo como foco final o trabalho de texto no contexto da sala de aula da Educação Básica. O arcabouço teórico-metodológico é composto pelos estudos da Teoria da Enunciação, especialmente as contribuições do linguista Émile Benveniste. Embora a análise textual não seja o foco específico dos estudos de Benveniste, as suas reflexões sobre língua, linguagem, forma, sentido, homem e sociedade permitem estabelecer conexões relevantes para promover um diálogo essencial nas atividades escolares, particularmente na sala de aula, onde o texto é utilizado como ponto de partida para um trabalho docente produtivo de leitura e escrita. O trabalho de análise dos textos concentra-se na explicitação e na descrição dos elementos que compõem os atos e as situações enunciativas, observando como a língua é empregada em contexto específico de produção textual.
Responsável pelo projeto: Drª. Claudia Stumpf Toldo Oudeste


Estudos Enunciativos na atividade de trabalho: cenografia e ethos em discursos socioprofissionais
Essa pesquisa de natureza interdisciplinar aborda a atividade de linguagem em situações de trabalho. Tem como escopo os estudos enunciativos na atividade de trabalho a partir da interação verbal que desvela a imagem de si do enunciador - o ethos discursivo construído pela cenografia enunciativa. Essa temática justifica-se devido à crescente importância de estudos interdisciplinares que envolvem a Linguística Aplicada e a Ergologia. O objetivo geral desse estudo visa contribuir para o conhecimento, a análise e a compreensão de discursos socioprofissionais divulgados em variados gêneros de comunicação interna e externa, bem como para os estudos relativos à interface entre linguagem e trabalho. A linguagem é aqui compreendida como resultado de uma atividade humana, de um agir discursivo no mundo que nos situa, numa posição que confere destaque a contribuições interdisciplinares referentes ao mundo do trabalho, em especial as advindas da ergologia. (SCHWARTZ, 2000a, 2000b, 2003, 2010), adotando-se a análise do discurso de base enunciativa cenografia e ethos (MAINGUENEAU, 1997, 2001, 2008a, 2008b). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos abordagem qualitativa, em especial técnicas do modelo epistemológico método indiciário (GINZBURG, 1986). Os corpora de pesquisa constituem-se de gêneros discursivos de comunicação interna e externa que veiculam discursos socioprofissionais. Na pesquisa, procura-se evidenciar de que modo o ethos discursivo é construído através de escolhas enunciativas que caracterizam a cenografia, que confere um tom e uma corporalidade ao enunciador, o fiador que age discursivamente a partir do que diz e como diz. Essa maneira de dizer, de comunicar, confere uma autoridade particular aos discursos proferidos - poder outorgado pelo estatuto enunciativo.
Responsável pelo projeto:  Dr. Ernani Cesar de Freitas


Linguagem e discurso: cartografias do ódio e da intolerância em discursos sociopolítico-culturais nas redes sociais
Esta pesquisa investiga a encenação do ato de linguagem em interações verbais nas redes sociais em um contexto de intensa polarização política. O objetivo geral é analisar e classificar as razões para a não implementação do contrato de comunicação entre os sujeitos ubíquos, ocupantes de lados opostos da polarização política nas redes sociais. O marco teórico se situa sobre três bases: o ato ético em Mikhail Bakhtin (2012), a comunicação ubíqua em Lucia Santaella (2014) e a Teoria Semiolinguística em Patrick Charaudeau (2004, 2014). Pretende-se demonstrar que há uma incomunicabilidade entre as oposições da polarização política nacional, explicada em parte pela não implementação do contrato comunicacional entre o enunciador ubíquo (EUu), ocupante de múltiplos espaços sociais simultaneamente, com o seu parceiro da troca linguageira (TUu), localizado no lado contrário, e que discursos altamente polarizados são substanciados por metadiscursos, cada um servindo de arcabouço para a tese política defendida pelos extremos da polarização. O estudo se pautará pela pesquisa exploratório-descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa em relação à Teoria Semiolinguística, à filosofia do ato responsável e à comunicação ubíqua. Os corpora configuram-se por e nas interações travadas em diferentes redes sociais (Twitter e Facebook) acerca da incomunicabilidade entre os lados opostos da polarização em discursos sociopolítico-culturais nas redes sociais, como, por exemplo, as repercussões em torno do falecimento da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia, em fevereiro de 2017, do cancelamento da exposição "Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira" no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, em setembro de 2017, e da execução de Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro, em março de 2018.
Responsável pelo projeto:  Dr. Ernani Cesar de Freitas


Estudos enunciativos da linguagem: escolhas enunciativas e efeitos de sentido
À luz de teorias da enunciação e da semiótica discursiva, este projeto de pesquisa se volta aos estudos do texto e do discurso, acolhendo, em especial, trabalhos que enfoquem efeitos de sentido projetados nos textos/discursos em decorrência das escolhas enunciativas. Isso porque, em se tratando de produção textual/discursiva, as escolhas enunciativas produzem efeitos de sentido (subjetividade/objetividade, aproximação/distanciamento, formalidade/ informalidade etc.) relacionados à persuasão do enunciatário. Nesse contexto, também se volta ao estudo das linguagens não verbais que, aliadas aos enunciados verbais, formam os textos sincréticos, observando o modo como diferentes estratégias enunciativo-discursivas produzem diferentes efeitos de sentido e intervêm no processo de interação. 
Responsável pelo projeto: Drª. Luciana Maria Crestani


Os efeitos e a durabilidade da instrução com foco na forma no processo de aprendizagem dos clíticos em espanhol por universitários brasileiros: um estudo comparativo 
 Esta pesquisa tem como objetivo examinar os efeitos e a durabilidade do tratamento instrucional sobre a transferência no processo de aquisição/aprendizagem dos clíticos de terceiras pessoas do espanhol, caracterizados como formas simples, a partir de uma visão psicolinguística (PIENEMANN, 1985, 1989), na modalidade de uso espontâneo e controlado por universitários brasileiros com menor e maior número de semestres cursados de disciplinas de espanhol. Somado a isso, haverá comparação entre alunos cujo contexto o espanhol é a segunda língua (UPF) com os estudantes que, a depender da biografia linguística, essa língua pode ser a segunda ou terceira língua (Unipampa). Dito de outra forma, haverá contraste entre os contextos bilíngue e multilíngue, de não imersão, no que tange ao desempenho dos estudantes ao longo da aprendizagem da forma-alvo sob exame. Os pressupostos teóricos que orientam a presente investigação estão relacionados à instrução com foco na forma (SPADA, 1997, 2008, 2010) e à transferência linguística (SELINKER,1992; ODLIN, 1989; KODA, 1997; ELLIS, 2011). Os resultados permitirão discussões de ordem teórica e didático-pedagógica acerca do ensino de línguas próximas (língua materna e língua estrangeira), de modo que se forneçam evidências contrárias ao mito do espanhol como língua fácil e se discuta o papel do direcionamento da atenção dos aprendizes a aspectos formais do espanhol com o intuito de propiciar condições para que percebam os limites de distância e proximidade entre essa língua e o português brasileiro (PB).
Responsável pelo projeto: Drª. Gisele Benck de Moraes


A construção de sentido no ensino e na aprendizagem de orações adverbiais no Curso de Letras e na Educação Básica
Este projeto de pesquisa tem como foco da investigação a constituição de sentido estabelecida no ensino e aprendizagem das orações adverbiais em espanhol no Curso de Letras e na Educação Básica. Nesse sentido, o problema de pesquisa será identificar que atividades são desenvolvidas no ensino de orações adverbiais nas salas de aula do Curso de Letras e de que modo essas orações são introduzidas pelos professores no Ensino Médio, verificando se há uma constituição de sentido nesse processo. Como base teórica serão utilizadas as teorias da Instrução com Foco na Forma e a Teoria da Argumentação na Língua. Por meio de análises bibliográficas e de dados gerados, pretende-se construir conhecimento acerca da constituição de sentido estabelecida no momento de ensino e aprendizagem das orações adverbiais em um curso de formação de professores de espanhol e em sala de aula da Educação Básica.
Responsável pelo projeto: Drª. Gisele Benck de Moraes


Gêneros Textuais, Educação Linguística, Letramentos e formação crítica de professores (línguas adicionais/estrangeiras e língua materna)
Este estudo investiga, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as potencialidades dos gêneros textuais para o desenvolvimento da educação linguística e letramentos dos indivíduos, em diferentes espaços de ensino e de aprendizagem. A pesquisa se realiza considerando-se o paradigma qualitativo de pesquisa e está vinculado às linhas de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso e Leitura e Formação do leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras UPF.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm


Práticas discursivas em contextos de violência contra as mulheres
Este projeto de pesquisa visa explorar os discursos emergentes que convergem para o universo feminino, com especial atenção para questões de gênero, utilizando uma abordagem linguístico-discursiva inspirada nas teorias de Bakhtin e Volochínov. As análises se concentram na representação linguística da violência contra a mulher presente tanto nas mídias (digitais ou tradicionais) como em contextos naturais de interação, buscando contribuir para uma compreensão mais profunda das dinâmicas discursivas que moldam a percepção pública dessas questões. Interessam a esse projeto pesquisas voltadas a discursos como práticas sociais. Assim, tanto os discursos veiculados nas mídias (digitais ou tradicionais) quanto os discursos emergentes de contextos naturais de interação que convergem para o universo feminino, e que pautem questões de gênero, como violência contra a mulher, por exemplo, serão objeto de análise e reflexão a partir de uma perspectiva linguístico-discursiva (Bakhtin; Volochínov).
Responsável pelo projeto: Drª. Patrícia da Silva Valério

 

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