Projetos linha 2

Literatura para crianças e jovens: modos, materialidades e alternativas metodológicas de leitura na escola e em espaços não formais de leitura
A pesquisa desdobra-se em três segmentos. O primeiro visa analisar o campo literário, no que se refere à produção, circulação, consumo, espaços, modos e materialidades da literatura infantil e juvenil contemporânea; o segundo segmento dedica-se à construção de metodologias alternativas de leitura da literatura infantil e juvenil na escola e em ambientes não formais de leitura; o terceiro procura estudar e propor modos de ler em espaços não formais de leitura como hospitais, ONGs e Centros de Atendimento Sócio Educativos.
Responsável pelo projeto: Drª. Fabiane Verardi Burlamaque


Gêneros textuais e multimodalidade: práticas discursivas e letramento
Esse projeto, inserido na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), aborda os gêneros textuais e multimodalidade e tem como objetivo contribuir ao ensino de língua a partir do binômio gêneros textuais e multimodalidade e, desse modo, repensar a noção de letramento na contemporaneidade. Isso se justifica pelo fato de que, se a ideia bakhtiniana de que os gêneros correspondem a tipos relativamente estáveis de enunciados, é preciso repensar as implicações que as instabilidades genéricas ocasionam à leitura e à escrita de textos, em decorrência do exacerbado processo de informatização, sobremaneira no ambiente de ensino, seja em nível fundamental, médio ou superior. O conceito de gênero adotado para esta pesquisa considera a proposta bakhtiniana e estudiosos contemporâneos, em especial aqueles que se propõem a rediscutir essa temática em consonância com a virtualização do conhecimento. Para citar alguns: Bakhtin (1979/2010), Marcuschi (2008, 2011), Dionisio (2011), Meurer e Motta-Roth (2002), Maingueneau (1997), Charaudeau (2010), Fiorin (2008), entre outros delimitados na revisão de literatura. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem utilizada é a qualitativa, especialmente o modelo epistemológico – paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os corpora de pesquisa consistem em gêneros textuais diversos, sobretudo os que se apresentam em suportes virtuais e dispõem de propriedades multimodais. Com esta pesquisa, procura-se rediscutir as noções e funcionalidades dos gêneros textuais, que, embora essa discussão tenha sido fortemente investigada no espaço acadêmico, há necessidade de (re)pensar que as formas de comunicação sofreram consideráveis metamorfoses em virtude do aparecimento de novos suportes, midiáticos e virtuais. É por esse motivo que gêneros e multimodalidade ganham (e devem ganhar) espaço em pesquisas acadêmicas que se preocupam em recepcionar e analisar.
Responsável pelo projeto: Dr. Ernani Cesar de Freitas


Letramento e Multiletramentos: leitura e escrita como estratégias de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento
Este projeto, fundado em estudos dos letramentos e multiletramentos, tem como objetivo pesquisar metodologias de trabalho com gêneros textuais (leitura, interpretação e produção textual) que possam ser aplicadas a diferentes níveis de ensino e por professores de quaisquer áreas do conhecimento, propiciando o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas. Destaca-se, nesse contexto, o interesse por propostas de trabalho que atentem à multiplicidade semiótica, cultural e às tecnologias implicadas nos processos de recepção/produção textual, aspectos intrinsecamente relacionados às práticas sociais.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciana Maria Crestani


Com a Palavra nas Nuvens: A(s) Literatura(s) Brasileira(s) Contemporânea(s) e a Sociedade em Bolhas (Jornadas Literárias em Pesquisa)
O projeto Com a palavra nas nuvens: literatura brasileira contemporânea e a sociedade "bolhas" apresenta uma proposta de trabalho orientada à pesquisa, ensino e extensão, em sentido investigativo e propositivo acerca da leitura literária da produção brasileira contemporânea de onde se lançam pontos de abordagem plurais quanto ao que se entente por "leitura" na ordem dos seguintes aspectos: (1) leitura crítica do que se produz na atualidade (e pluralidade) dos (poli)sistemas literários (EVEN-ZOHAR) nacionais quando se associam mídias impressas e digitais (HAYLES; SANTAELLA) em uma concepção expandida de "livro" e de produção literária, (2) leitura formativa, ao se construírem propostas de formação leitora à escola e à universidade, assentadas na noção de experiência (BENJAMIN, LARROSA) em sincronia com a produção literária da atualidade, advinda de campos diversos de edição e publicação, mas associados ao que se compartilha e ao que dialoga em mídias impressas e digitais. Esse projeto de pesquisa, articulado ao projeto formador das Jornadas Literárias de Passo Fundo, se associa à "Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma" que integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET). Liderada pelo ISEC Lisboa, a rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, tendo entre seus membros fundadores a Universidade de Passo Fundo (UPF), dentre outras instituições do COMUNG.
Responsável pelo projeto: Dr. Miguel Rettenmaier da Silva
 

Gêneros Textuais, Educação Linguística, Letramentos e formação crítica de professores (línguas adicionais/estrangeiras e língua materna)
Este estudo investiga, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as potencialidades dos gêneros textuais para o desenvolvimento da educação linguística e letramentos dos indivíduos, em diferentes espaços de ensino e de aprendizagem. A pesquisa se realiza considerando-se o paradigma qualitativo de pesquisa e está vinculado às linhas de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso e Leitura e Formação do leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras UPF.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm
 

Linguagem e Interação
Este projeto visa analisar e compreender manifestações linguístico- discursivas em situações de (inter)ação em diferentes contextos. A partir da compreensão da língua/linguagem não somente como um sistema abstrato de formas normativas, mas como uma opinião concreta e heterodiscursiva sobre o mundo, tem interesse pela produção, recepção e  circulação de sentidos dos usos da língua/linguagem em diferentes práticas sociais, sob a perspectiva da análise dialógica do discurso, metodologia derivada dos estudos de Bakhtin e seu Círculo. O projeto acolhe pesquisas que tenham interesse tanto em textos e discursos que envolvam o ensino e a aprendizagem na educação básica, como os produzidos em outros campos, como o midiático, o religioso, o político, etc.
Responsável pelo projeto: Drª. Patrícia da Silva Valério

INSCREVA-SE