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Aprendizado de português como segunda língua é tema de aula aberta do PPGL

07/10/2021

13:41

Por: Assessoria de Imprensa

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) promove aula aberta nesta sexta-feira, 8 de outubro. O tema é “O si mesmo como um outro: identidades de aprendizes de línguas” e será ministrado pela Dra. Mariney P. Conceição (UnB) e mediado pela professora Dra. Luciane Sturm. A atividade é on-line, a partir das 15h, e será transmitida pelo YouTube.

Sobre o que será esta aula?
A fala da Dra. Mariney P. Conceição trará uma análise sobre a forma como o eu e o outro estão representados em narrativas de estudantes de diferentes nacionalidades aprendendo língua portuguesa como segunda língua em uma universidade pública em Portugal. Tendo em vista as multiplicidades de textos e culturas presentes na sociedade contemporânea em que conhecimentos são construídos e compartilhados por meio de diferentes semioses, inspirada pelo trabalho  de Kalaja, Dufva e Alanen (2013) e Melo-Pfeifer (2015), são utilizadas narrativas visuais em imagens desenhadas à mão livre pelos participantes como principal instrumento de coleta e geração de dados, as quais são analisadas a partir das as categorias da Gramática do Design Visual, adaptadas de Kress; van Leeuwen, (2006 [1996]) e Mota-Ribeiro (2011). 

A pesquisa revela que é preciso acolher visões múltiplas e subjetivas de si e do outro, não apenas na sala de aula, mas na vida social da comunidade como um todo, na atestação e reconhecimento de cada um perante o outro, no sentido de fortalecer identidades na busca de mundos sociais mais justos (EARLY; NORTON, 2012).

A professora Luciane Sturm, que atua no PPGL e fará a mediação da Aula Aberta, destaca a importância das pesquisas na área do ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua, língua adicional ou de herança. Segundo ela, muitas pessoas estão aprendendo português hoje no mundo inteiro, por diferentes demandas, por isso, estudos na área se fazem necessários para a compreensão de como está ocorrendo esse processo, bem como o seu aprimoramento.

O PPGL também instituiu o Grupo interinstitucional, de trabalho e estudos "Português como Língua Adicional e de Acolhimento" (PLAA), coordenado pela professora Luciane. O Grupo tem como objetivo geral realizar estudos sobre a língua portuguesa/português brasileiro como língua adicional (língua de acolhimento e língua de herança) e/ou segunda língua, bem como  implementar ações voltadas ao ensino e à aprendizagem do idioma. O Grupo articula  professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como  egressos desses cursos, voluntários, dialogando, também, com projetos de ensino,  pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos e/ou em desenvolvimento na Universidade de Passo Fundo e na Universidade de Brasília, que tem o Dr. Kleber Aparecido da Silva como coordenador/representante.

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