Linhas de pesquisa e projetos
Área de Concentração: Clínica Odontológica
Os profissionais formados pelo PPGOdonto (Programa de Pós-graduação em Odontologia) terão uma formação voltada para as diversas áreas de atuação da Odontologia: ensino, clínica, extensão, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, com incentivo à inovação.
Assim, os discentes do curso de Mestrado e Doutorado em Odontologia estarão envolvidos em estudos de distribuição das doenças bucais na população humana e dos fatores que influenciam esta distribuição. Estes estudos serão utilizados para esclarecer a etiologia de uma doença específica através da combinação dos dados epidemiológicos com informações multidisciplinares, viabilizando projetos baseados na prevenção. Além disso, técnicas e materiais empregados na clínica odontológica serão estudados com a finalidade de propiciar uma maior qualidade e longevidade clínica dos procedimentos e bem estar da população. O desenvolvimento de novas tecnologias estará especialmente voltado para a área dos Biomateriais e Odontologia Reabilitadora, a qual pretende desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originários das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias, aplicando-as na clínica odontológica.
As disciplinas obrigatórias serão direcionadas para a formação básica, enquanto as optativas (eletivas) estarão direcionadas para as diversas especialidades da Odontologia.
1- Biomateriais e Odontologia Reabilitadora
Objetiva desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originários das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias. Essa linha proporcionará o suporte técnico-científico para utilização de materiais e técnicas nos procedimentos da clínica odontológica. Além dos biomateriais, as diferentes técnicas para reabilitação oral de pacientes estão entre os enfoques dessa linha.
Conheça os projetos vinculados a esta linha.
2- Estudo das Afecções Pulpares, Periodontais e Bucomaxilofaciais
Visa estudar as afecções que atingem os tecidos pulpares, periodontais e a região bucomaxilofacial dos pacientes, e buscar soluções para elas. Para isso, técnicas de abordagem, bem como materiais e seu comportamento frente aos tecidos e aos patógenos são estudados.
Conheça os projetos vinculados a esta linha.
3- Epidemiologia, Prevenção e Patologia em Saúde
Esta linha promove estudos epidemiológicos para diagnóstico e prevenção em saúde. Também, desenvolve técnicas de prevenção e procedimentos minimamente invasivos com o objetivo de beneficiar comunidades de baixa renda. A relação da odontologia com as demais áreas da saúde é estudada nessa linha, trazendo benefícios para o tratamento multidisciplinar do indivíduo.