Pesquisa e Inovação

Mestrandos e doutorandos apresentam projetos de pesquisa voltados para empresas

27/11/2024

14:38

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Caroline Simor

Buscando fortalecer as relações com o setor produtivo, a UPF teve propostas aprovadas no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação (MAI/DAI), oferecido pelo CNPq. Desde 2018, projetos voltados ao impulsionamento da pesquisa, do empreendedorismo e da inovação nos Programas de Pós-Graduação da Universidade vêm sendo aprovados e colocados em prática junto às empresas parceiras. Nesta terça-feira, 26, o III Seminário MAI/DAI reuniu mestrandos, doutorandos, orientadores e empresários para a apresentação de alguns resultados.

Durante o Seminário, os bolsistas MAI/DAI apresentaram pitchs sobre os seus trabalhos e responderam perguntas de avaliadores. Entre as propostas em desenvolvimento estão, por exemplo um Estudo de desgaste e fadiga em engrenagens de diferencial de veículos elétricos, junto a empresa Dstrac; Influência do processo de soldagem MIG/MAG na integridade dimensional de articulações de implementos agrícolas, com a empresa Stara; e ainda Avaliação da produção de cavidades de injeção de polímeros fabricadas pelo processo de manufatura atividade, em parceria com a empresa Solve.

Conforme a diretora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, o movimento dos programas e dos seus pesquisadores tem sido feito com o objetivo de aproximar a pesquisa e a inovação da Universidade com as empresas e outras organizações da sociedade. “Esta estratégia tem produzido resultados concretos, os quais vêm refletindo no aumento da interação universidade-empresa e na evolução da produção técnico-científica dos Programas Stricto Sensu, tanto em termos de quantidade como de qualidade. Por outro lado, a UPF, por sua vocação regional, tem buscado aumentar o impacto das suas ações, em particular nas áreas da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação, junto aos setores mais relevantes ao desenvolvimento econômico da região norte do estado do Rio Grande do Sul, com claros reflexos no desenvolvimento social”, ponderou.

O Seminário do Programa MAI/DAI é realizado anualmente para promover a socialização e o acompanhamento dos projetos de inovação desenvolvidos por bolsistas de mestrado e doutorado com empresas parceiras. O professor Dr. Pedro Prietto também coordena a iniciativa. 
 

INSCREVA-SE