Universidade

UPF lança nova campanha institucional

31/07/2024

18:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti / Luis Henrique Melo

Com o diferencial de ser uma Universidade, a UPF se posiciona como a força motriz da economia de Passo Fundo e região norte do estado

Com uma trajetória consolidada e construída pelo esforço de muitas mãos, a UPF é hoje a força que impulsiona a agricultura, a saúde, a indústria e o comércio de toda a região norte do Rio Grande do Sul. Ao lançar sua nova campanha institucional, a Universidade destaca a valorização do legado de 56 anos de excelência na formação de conhecimento, educação, cultura e pensar, moldando futuros prósperos e conscientes.

Formadora de profissionais que atuam em diversas áreas e na grande maioria das empresas, entidades, instituições da cidade, do Estado e do país, a UPF tem conexões reais com o mercado por meio de parcerias, projetos colaborativos, oferta de cursos sob demanda e a possibilidade de diversos estágios práticos.

A campanha, lançada para a comunidade acadêmica nesta quarta-feira, 31, guiará as ações da Universidade até 2027, ano que antecede a celebração dos 60 anos da Instituição. Por meio da valorização do passado, do fortalecimento do presente e do direcionamento para o futuro, a campanha destaca o pioneirismo da Universidade e a inserção na comunidade. Com o mote: UPF, A UNIVERSIDADE, a instituição traz a tona sua grandeza, tradição e experiência, reforçando sua missão de não entregar promessas vazias e no propósito de ser um patrimônio de referência no conhecimento sólido, com o poder de transformar realidades pela região.

Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, essa conexão direta, múltipla e qualificada com a vida das pessoas é o que faz da Universidade de Passo Fundo A UNIVERSIDADE. “Somos a primeira e a única universidade da região. Temos uma maturidade e uma bagagem histórica e cultural de sermos um grande hub de inserção e desenvolvimento regional, que se conecta com o mundo global e inova. Nosso corpo docente e técnico é da mais alta dedicação e qualidade acadêmica; nossos currículos desafiam os estudantes a viverem práticas e reflexões transformadoras, em interações com desafios do mundo e do trabalho”, disse.

Bernadete destacou ainda que a Instituição conta com mais de 300 laboratórios de aprendizagens, mais de 15 programas de mestrado/doutorado, mais de 1.500 horas docentes semanais dedicadas à pesquisa e à extensão, mais de 100 empresas de todos os portes no nosso ecossistema. “Tudo isso que conecta formação, trabalho, sistemas produtivos, tecnologias, criação e cidadania nas mais diferentes áreas e nos dão o mais alto reconhecimento do sistema educacional brasileiro, o conceito 5 (de 1 a 5). Essa realidade é o que destacamos na nova campanha: estamos no DNA da comunidade e conectados com o mundo, desenvolvendo ciência, tecnologia e inovação. Somos cada pessoa que construiu e constroi essa história. Somos a UPF, A Universidade”, comentou.

De acordo com o professor Olmiro Cristiano Lara Schaeffer, representando o Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda, o desafio foi descobrir o que as pessoas, o que os diversos públicos da Universidade pensam sobre a instituição, como se dá essa percepção. Para isso, ele explica que foi uma extensa pesquisa que ouviu professores, funcionários, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, estudantes, formadores de opinião, empresários, dos estudantes, escolas públicas e privadas de Passo Fundo e região. “São essas pessoas que estão fora do campus, com quem conversamos e precisamos e queremos saber o que eles pensam sobre nós. Por outro lado, tivemos o objetivo de ouvir o público interno e com isso conseguir ajustar a forma como nós queremos ser percebidos: uma Universidade presente na vida das pessoas”, disse. 

Durante o encontro, os funcionários mais antigos da Universidade foram homenageados e receberam um brinde especial.