Mostra de Iniciação Científica - MIC
Sobre a MIC
A concepção de Universidade é indissociável da busca pelo conhecimento, movida pela curiosidade humana e fundamentada na tradição da investigação científica. Nesse contexto, a pesquisa universitária não tem um fim em si mesmo, mas é parte integrante da construção do saber que se estabelece a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão.
A pesquisa é o elemento deste tripé responsável pela formação de recursos humanos qualificados, introduzindo os alunos de graduação na aplicação formal de técnicas e métodos científicos, preparando-os para a pós-graduação e formando profissionais mais qualificados, capazes de se adequarem com competência ao dinâmico mundo do trabalho.
Nesse sentido, como forma de garantir a socialização das pesquisas desenvolvidas por alunos da UPF e de outras instituições, bem como integrar alunos e professores pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, a UPF realiza Mostras de Iniciação Científica desde 1991. A evolução das Mostras de Iniciação Científica promovidas pela UPF é evidente, tanto pelo aumento do número de trabalhos como pelo seu incremento em qualidade.
Desde 2014, a UPF realiza a Semana do Conhecimento. Esse evento integra a Mostra de Iniciação Científica em sua XXXIV edição e a Mostra de Extensão em sua XVIII edição.
A Semana do Conhecimento visa consolidar espaços permanentes de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na UPF, possibilitando colocar tanto o “pensar sobre” quanto o “agir com” em um movimento comum.