V.1, 2012
Histórico
A concepção de Universidade é indissociável da busca pelo conhecimento, movida pela curiosidade humana e fundamentada na tradição da investigação científica. Nesse contexto, a pesquisa universitária não tem um fim em si mesmo, mas é parte integrante da construção do saber que se estabelece a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão.
A pesquisa é o elemento deste tripé responsável pela formação de recursos humanos qualificados, introduzindo os alunos de graduação na aplicação formal de técnicas e métodos científicos, preparando-os para a pós-graduação e formando profissionais mais qualificados, capazes de se adequarem com competência ao dinâmico mundo do trabalho.
Nesse sentido, como forma de garantir a socialização das pesquisas desenvolvidas por alunos da UPF e de outras instituições, bem como integrar alunos e professores pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, a UPF realiza Mostras de Iniciação Científica desde 1991. A evolução das Mostras de Iniciação Científica promovidas pela UPF é evidente, tanto pelo aumento do número de trabalhos como pelo seu incremento em qualidade.
Número de trabalhos inscritos na XXI Mostra de Iniciação Científica por área do conhecimento:
Descrição | Nº de trabalhos | % |
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias | 116 | 15,84 |
Ciências Biológicas e da Saúde | 262 | 35,80 |
Ciências Agrárias | 135 | 18,44 |
Ciências Humanas, Sociais aplicadas, Letras e Artes | 219 | 29,92 |
TOTAL | 732 | 100 |
Fonte: Divpesq.
Evolução do número de trabalhos inscritos nas mostras de iniciação científica da UPF - 1991 a 2011.
Fonte: Divpesq.
Os objetivos gerais das Mostras de Iniciação Científica realizadas pela UPF são:
- incentivar e complementar a formação de jovens pesquisadores;
- valorizar a pesquisa realizada na UPF com a participação dos alunos;
- divulgar os trabalhos de iniciação científica junto à comunidade;
- promover a integração entre o quadro discente e docente e as diferentes áreas do conhecimento;
- realizar o intercâmbio e a troca de informações entre os alunos de iniciação científica da UPF e as demais instituições;
- socializar o conhecimento gerado nas pesquisas desenvolvidas na UPF;
- promover discussões referentes à Pesquisa, Inovação e Tecnologia.
A XXI Mostra de Iniciação Científica contou com a palestra do Dr. Antônio Marcos Mendonça, Coordenador Geral de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O assunto abordado pelo palestrante se enquadra no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e ressaltou aspectos das pesquisas como elemento fundamental para prevenção e adaptação aos desastres naturais.
Na XXI Mostra de Iniciação Científica foram apresentados 732 trabalhos, sendo 672 por alunos da UPF e 60 de outras 15 instituições de ensino.
Como forma de incentivo e valorização dos trabalhos apresentados, a UPF mantém na MIC os Prêmios de Aluno Pesquisador UPF, Destaque Júri Popular para o melhor pôster e Destaque Impacto Social.
Em comemoração aos vinte anos da MIC em 2010, a equipe organizadora e a Divisão de Intercâmbio e Tecnologia da UPF – UPFTec, desenvolveram o prêmio Inovação Pesquisa Aplicada, que teve como vencedores em 2010 o acadêmico José Henrique Debastiani Andreis com o trabalho Aplicativo Iphone Para Auxílio À Tomada De Decisões No Combate De Doenças Da Soja sob a orientação do Dr. Willingthon Pavan e em 2011 o acadêmico VINÍCIUS ANDREI CERBARO com o trabalho Domótica Livre sob a orientação do Dr. Willingthon Pavan.
O Prêmio Aluno Pesquisador UPF tem por objetivo incentivar e premiar alunos de graduação que se destaquem pela relevância e qualidade de seus trabalhos de pesquisa. Em 2011 foi realizada a pré-seleção dos concorrentes ao Prêmio com base nos resumos inscritos e selecionados apenas 10 trabalhos de cada área do conhecimento para apresentação em sessões específicas do Premio Aluno Pesquisador, como segue:
- Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
- Ciências Agrárias e Biológicas
- Ciências da Saúde
- Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes.
O vencedor de cada área recebeu como prêmio o equivalente a um mês de bolsa PIBIC/UPF, troféu e certificado e os segundos e terceiros lugares receberam certificados.
Projetos vencedores por área:
Área | Projeto | Aluno | Orientador |
Agrárias | 1º lugar: Efeito do Co-cultivo na Transformação de Embriões Imaturos de Híbridos de Milho com Agrobacterium tumefaciens EHA101:pTF102o | Bernardo Variani Hamilton Torres |
Magali Ferrari Grando |
Agrárias | 2º lugar: Formação de biofilme a 36ºC, 25ºC, 9ºC e 3ºC por Salmonella enteritidis isoladas de surtos de doenças alimentares | Bruna Pissolato | Laura Beatriz Rodrigues |
Agrárias | 2º lugar: Efeitos do grau de infestação de Rhyzopertha dominica e do tempo de armazenamento nas propriedades tecnológicas da farinha de trigo | Raquel Zandoná Zamarchi | Luiz Carlos Gutkoski |
Agrárias | 3º lugar: Topologia de raízes de leguminosas forrageiras cultivadas sob distintas concentrações de alumínio no solo | Bruna Carla Prior | Simone Meredith Scheffer Basso |
Biológicas e da Saúde | 1º lugar: Transmissão vertical do HIV: situação epidemiológica de uma coorte de crianças residentes em municípios de abrangência da 6ª CRS | Maria Berenice Machado | Marlene Doring |
Biológicas e da Saúde | 2º lugar: Reposição hormonal e doença cardiovascular | Rafaela Lazzari Pietroski | Karen Oppermann Lisboa |
Biológicas e da Saúde | 3º lugar: Relação entre diabete melito tipo 2 e doença periodontal | Joana Cristina Beltrame | Micheline Sandini Trentin |
Exatas, da Terra e Engenharias | 1º lugar: Avaliação da Eficiência de Remoção de Corantes de Indústrias de Balas por Nanofiltração | Matheus Boni Vicari | Vandré Barbosa Brião |
Exatas, da Terra e Engenharias | 2º lugar: Avaliação da influência do pH na determinação dos parâmetros de transporte de zinco em solo argiloso residual | Vinícius Honse Didó | Antônio Thomé |
Exatas, da Terra e Engenharias | 3º lugar: Tecnologia 3D Gemas: estudo e aplicação de algoritmos genéticos na identificação da maior elipse inserida em um polígono não convexo | Jonas Fernando Ceccon Fitz | Juliano Tonezer da Silva |
Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes | 1º lugar: Direito e Moral em Habermas: uma relação de complementaridade | Mariana Sperotto Laner | Edison Alencar Casagranda |
Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes | 2º lugar: Contribuições das pesquisas acadêmicas da Região Sul para a compreensão do processo de alfabetização e para a formação do professor alfabetizador | Mariana Corrêa de Paula | Adriana Dickel |
Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes | 3º lugar: Produção de um saber metalingüístico no discurso do estatuto da criança e do adolescente | Vanessa Borges Fortes Serapio Ferreira | Carme Regina Schons |
A MIC premia os melhores pôsteres eleitos por votação do público participante do evento no Prêmio Destaque Júri Popular, sendo um para cada grande área do conhecimento.
O vencedor de cada área recebeu como prêmio um troféu e certificado.
Vencedores do prêmio pôster Destaque Júri Popular por área:
Área | Projeto | Aluno | Orientador |
Agrárias | Curva de crescimento de frutos do mirtileiro cultivado em ambiente protegido | Maurício Bonafé | Alexandre Augusto Nienow |
Exatas, da Terra e Engenharias | Estudo da situação atual da destinação final de pilhas, lâmpadas e baterias no município de Santo Antônio do Palma/RS | Emanuele Rostirolla Mascarello | Emanuelle Goellner |
Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes | O Kitsch e a História da Arte: a falsa promessa de felicidade ao alcance das mãos | Bruna de Oliveira Bortolini | Gerson Luis Trombetta |
Biológicas e Saúde | Interferência dos fatores psicossociais na autoconfiança da gestante para a amamentação | Camila Tizatto Zibetti | Lorena Teresinha Consalter Geib |
Em 2011 também foi premiado o pôster Destaque Impacto Social, eleito através da votação de membros da comunidade externa (empresários, comerciantes, imprensa, entidades de classe, representantes da prefeitura municipal) e com avaliação prévia dos resumos selecionados por comissão específica.
Vencedor do Prêmio pôster Destaque Impacto Social:
Título do Trabalho | Aluno | Orientador |
Pesquisa realizada no município de Passo Fundo observa o uso abusivo de paracetamol e a falta de conhecimento dos moradores sobre os seus efeitos tóxicos | Kamila Mesacasa Trentin | Mariza Casagrande Cervi |
A Mostra de Iniciação Científica da UPF é o momento de exposição e difusão interna e externa de pesquisas realizadas na UPF com a participação dos alunos, socializando-as tanto para a comunidade científica como para a comunidade regional e possibilitando a interação de alunos e a formação de redes de contatos entre pesquisadores.
Fonte: Divpesq