V.1.2019 - Semana do Conhecimento
Histórico
VI Semana do Conhecimento:
Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências
Construir conhecimento interconectado possibilita maior capacidade de enfrentar criativamente os problemas, qualificar a formação acadêmica e aprofundar o compromisso social.
Foi com esse objetivo e com o desejo de construir novas práticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica que a Universidade de Passo Fundo iniciou, em 2014, uma proposta de integração dessas áreas, organizando a I Semana do Conhecimento UPF, com o tema “Universidade em Movimento”, e, em 2015, promoveu a segunda edição da Semana do Conhecimento, entre os dias 3 e 6 de novembro, com a temática “Integrando Práticas e Transversalizando Saberes”. Em 2016, entre os dias 3 e 7 de outubro, foi realizada a terceira edição, com o tema “Universidade e Comunidade em Transformação”. Na quarta edição, em 2017, a Semana do Conhecimento teve como tema “Compartilhando e Fortalecendo Redes de Saberes”, tendo sido realizada entre os dias 06 e 10 de novembro. E assim, chegando a sua quinta edição, entre os dias 1 a 5 de outubro de 2018, a Universidade debateu sobre o tema “Construindo conhecimentos para a redução das desigualdades”. Neste ano, em sua sexta edição, entre os dias 2 a 6 de setembro de 2019, discutiu-se “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”.
Esse evento integrou a Mostra de Iniciação Científica, em sua XXIX edição, e a Mostra de Extensão, em sua XIII edição. Por seu histórico, essas mostras trazem e compõem a riqueza da Semana do Conhecimento, ao mesmo tempo em que resgatam e fazem convergir essas experiências no presente. Em 2015, ampliou-se o evento, com a inserção de outras práticas, como trabalhos de pós-graduação lato e stricto sensu, Pibid, Pró e Pet-Saúde, e em 2016, a participação também foi ampliada aos estudantes do Integrado UPF.
A Universidade é um espaço que contribui com a constituição da realidade social, fazendo com que as ações reflitam e façam refletir a vida em sua dimensão local, regional e global.
Assim, a partir da compreensão sobre a responsabilidade inerente ao lugar ocupado pela universidade é que se busca produzir conhecimentos de forma articulada, dialogada e indissociável nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica. Dessa forma, é possível realizar práticas que respondam às demandas sociais em uma perspectiva ética e comprometida com um projeto de sociedade democrática e cidadã.
A Semana do Conhecimento visa consolidar espaços permanentes de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na UPF, possibilitando colocar tanto o pensar-sobre quanto o agir-com em um movimento comum.
No ano de 2019, a VI Semana do Conhecimento recebeu a inscrição de 1096 trabalhos, sendo 536 na XXIXI Mostra de Iniciação Científica, 375 na XIII Mostra de Extensão e 184 na Mostra de Pós-Graduação.