Normas para publicação

ORIENTAÇÕES PARA OS RESUMOS, COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES

RESUMO

Passos para submissão do resumo expandido:
1. Efetue sua inscrição na plataforma CONFERENCE.

2. A submissão de trabalho se dará por preenchimento de campos no novo sistema de inscrição da CONFERENCE. Complete as informações solicitadas e insira o anexo (figura) caso seja necessário para complementar seu trabalho. Só serão aceitos resumos expandidos que forem enviados preenchendo os campos do sistema da CONFERENCE.

3. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos em cada subevento.

4. Cada trabalho poderá ter no máximo 6 autores, sendo 1 autor principal (o que se inscreve e submete o trabalho) e mais 5 coautores.

5. Os resumos devem conter os seguintes elementos:

  • Introdução: deve introduzir o tema, demonstrar de que forma o trabalho se justifica e quais são seus objetivos. O limite é de 1.000 caracteres, com espaço.
  • Desenvolvimento: deve demonstrar quais foram os procedimentos metodológicos que ampararam a produção, evidenciar a metodologia utilizada, apresentar os resultados e realizar a discussão dos mesmos. O limite para este item é de até 3.000 caracteres com espaço.
  • Considerações finais/conclusão: devem apresentar as considerações finais ou conclusões do trabalho. O limite é de 400 caracteres, com espaço.
  • Referências bibliográficas: devem conter somente as referências citadas no resumo. O limite é de 750 caracteres, com espaço.
  • Anexos: podem conter figuras e/ou tabelas no formato JPG. O limite é de uma página.

Assista aqui uma oficina sobre a redação de resumos.

Resumos que ultrapassarem os caracteres relacionados a cada item não serão aceitos.

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
Buscando  a promoção do diálogo com diferentes realidades, as apresentações de trabalhos  poderão acontecer em:
a) Salas de apresentação de trabalhos nas aulas de disciplinas presenciais; e 
b) Salas de apresentação de trabalhos on-line para alunos de pós-graduação residentes em outros estados. 
 
Os trabalhos serão distribuídos a partir das grandes áreas do conhecimento.
- Os/as apresentadores/as terão até dez minutos para apresentação.
- Na comunicação oral, o/a apresentador/a deve expressar os elementos básicos do resumo submetido, buscando responder às seguintes questões:
- Como esse trabalho teve início?
- A quem essa experiência interessa?
- Quais foram os resultados obtidos até o momento?
- De que forma essa experiência busca o desenvolvimento social, bem como a transformação da ciência e da realidade?
- Como esse trabalho relaciona-se à temática do evento: Originalidade e Criatividade-Ciência e Inovação.

Caso Deseje Utilizar Ppt Da Semana Do Conhecimento - Faça O Download Do Modelo - Clique aqui.

 

PÔSTER - SOMENTE PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq E FAPERGS
 
A exigência do pôster é somente para os bolsistas de iniciação científica CNPq e Fapergs.
Instruções para a preparação do Pôster (para bolsistas CNPq e Fapergs, período de setembro de 2023 a agosto de 2024):
a - O pôster deverá ser elaborado e enviado somente em formato eletrônico (.jpg) para o e-mail pesquisa@upf.br, até dia 16 de agosto de 2024;
b - será aceito apenas um pôster por trabalho;
c - deverão constar na estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
d - É obrigatório indicar o programa a que está vinculado (Ex. Pibic-CNPq, Probic-Fapergs).

Para baixar o modelo de Pôster da Semana do Conhecimento - faça o download do modelo AQUI

ATENÇÃO:
Não haverá exposição física dos pôsteres. Portanto, não será necessária a impressão. O arquivo (power point) do pôster deverá ser enviado até o dia 16 de agosto para o e-mail pesquisa@upf.br. A exposição será online no site do evento.

INSCREVA-SE