Publicações V. 1
Normas para publicação
SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2015
PUBLICAÇÃO DOS S ARTIGOS REFERENTES ÀS COMUNICAÇÕES ORAIS
1. Informações gerais
Os artigos referentes às comunicações orais apresentadas em 14 de maio de 2015 serão publicados online, na página do evento (www.upf.br/semape), no formato de artigo para anais de evento, com ficha catalográfica, contendo ISSN.
Título da publicação: Anais do 7º Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica: Prazer e Renovação no Trabalho Docente.
Previsão para a publicação: maio de 2016.
Ementa:
Dois grandes desafios têm-nos sido impostos: a educação com qualidade em um país continental e com grande diversidade e o descompasso da escola com as outras instituições que possuem o papel social de educar. A escola precisa, ainda, aprender a administrar o volume e a velocidade com que circulam as informações, mas, principalmente, transformá-las em conhecimento, através da autoria – o que exige renovação do trabalho docente. Nesse cenário, o professor da Educação Básica e os acadêmicos em formação têm a oportunidade de se constituírem protagonistas desse processo.
2. Prazos e orientações gerais quanto ao texto:
a. O texto final deverá ser enviado por correio eletrônico para sap@upf.br até 31 de agosto de 2015. O documento deverá ser enviado em anexo, com a formatação solicitada, em Word.
b. Prazo para confirmação do aceite do artigo pelos organizadores: até 1º de outubro de 2015.
c. O título do artigo deve ser o mesmo utilizado na comunicação oral apresentada em 2015.
d. O artigo poderá conter até 3 autores, no entanto será aceito apenas um artigo por autor.
e. O conteúdo do artigo é de responsabilidade dos autores.
f. O artigo passará por revisão linguística e científica (normas ABNT), sob a responsabilidade dos organizadores, contudo, o autor deverá observar as normas gerais descritas abaixo.
g. Artigos enviados fora das normas gerais solicitadas e/ou fora do prazo não serão aceitos para publicação.
2. Informações específicas:
a. O artigo deve conter entre 7 e 10 páginas, incluindo bibliografia, além de anexos (se necessário). Caso a publicação do artigo tenha usado dados (ou corpus) que demandaram avaliação do Comitê de Ética, a cópia dessa aprovação deverá ser encaminhada, em sua forma impressa, à comissão organizadora da publicação.
b. O artigo deve conter um resumo de 5 a 10 linhas, em espaço simples e 3 palavras-chave, separadas por ponto. Deve ser subdividido em seções, apresentando: introdução, seguida do referencial teórico, o estudo ou trabalho desenvolvido e as considerações finais. As seções deverão ser numeradas com algarismos arábicos, por exemplo:
Resumo
1 Introdução
2 O uso da tecnologia na sala de aula
2.1 Como a tecnologia pode contribuir com o aprendizado
2.2 Recursos tecnológicos contemporâneos
3 Atividades pedagógicas para a sala de aula
4 Considerações finais
Referências Bibliográficas
c. O título deve ser centralizado, em letra maiúscula (caixa alta) e negrito.
d. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve (m) aparecer duas linhas depois do título, justificados à direita.
e. Texto, citações e outras especificidades:
- Margens:
· Margem superior: 3,0 cm
· Margem inferior: 2,0 cm
· Margem direita: 2,0 cm
· Margem esquerda: 3,0 cm
- Tamanho do papel A4.
- O texto principal deve estar em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Espaçamento de um toque entre títulos (ou subtítulos) e texto; espaçamento de dois toques entre as seções do capítulo.
- Citação com mais de três linhas deve estar em fonte Times New Roman, corpo 10 e adentramento de 4 cm.
- Citação com menos de três linhas deverá vir entre aspas, no próprio corpo do texto.
- Notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman e corpo 9.
- Usar adentramento de 1,25 cm para assinalar novos parágrafos.
- Para destacar palavras, usar sempre palavras em itálico ou negrito. Não usar palavras sublinhadas.
- Não usar hífen para dividir as sílabas das palavras.
- Para adentrar (tabular) o texto, usar a tecla de tabulação e não a tecla de espaçamento.
- Para centralizar qualquer texto ou parte, usar sempre o mecanismo de centralização automática. Não usar a tecla de espaçamento ou de tabulação para isso.
- As tabelas, ilustrações e anexos não poderão ultrapassar as dimensões do corpo e do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação.
- As notas de rodapé devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito.
- Textos de tabelas e gráficos (se houver) deverão ser apresentados em fonte 10.
- Tabelas deverão ser numeradas e com títulos que as antecedem, com indicação da fonte.
- Os anexos devem ser colocados após as referências bibliográficas, precedidos da palavra “Anexo”, sem adentramento, em caixa normal, em negrito e duas linhas abaixo do fim do texto.
- As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo as normas da ABNT e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências bibliográficas os documentos citados no corpo do artigo.
Exemplos de Referências Bibliográficas
[LIVRO]
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas,SP: Pontes, 1993.
[LIVRO ORGANIZADO]
BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
[ARTIGO EM PERIÓDICO - COM UM AUTOR]
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, lingüística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156. 2004a.
[ARTIGO EM PERIÓDICO - COM MAIS AUTORES
SILVA, K. A.; ROCHA, C. H.; SANDEI, M. L. R. A importância do estudo das crenças na formação de professores de línguas. Contexturas: ensino crítico de inglês, APLIESP, vol. 8, p. 19-40, 2005.
[PERIÓDICO COM NÚMERO E VOLUME]
COTTERRAL, S. Key variables in language learning: what do learners believe about them? System, vol. 27, p. 493-513. 1999.
[ARTIGO COM DOIS OU MAIS AUTORES]
SAKUI, K..; GAIES, S. J. Investigating japanese learners' beliefs about language learning. System, vol. 27, p. 473-492. 1999.
[DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO]
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2005.
CONCEIÇÃO, M. P. Vocabulário e consulta ao dicionário: analisando as relações entre experiências, crenças e ações na aprendizagem de LE. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
[CAPÍTULO DE LIVRO]
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.) Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, p. 131-152, 2004.
SILVA, K. A. O futuro professor de língua inglesa no espelho: crenças e aglomerados de crenças na formação inicial. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 105-124, 2006.
[DOCUMENTOS ELETRÔNICOS]
As referências são seguidas de Disponível em: . Acesso em:
GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2006.
SOUZA, R. A O “chat” em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154 f. Dissertação (Programa de Pó-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1983. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/ricsouza/trabalhosfinais.html. Acesso em 01 maio 2006.
Electronic documents: References are followed by Retrieved date from
GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review,14 . Catchline/ AILA 2001 . Retrieved: May 5,2006 from: < http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>
Após as referências, escrever informações biográficas do autor(es) do artigo, em fonte Times New Roman 10 (no máximo 3 linhas sobre cada um dos autores). Exemplo:
Miguel Angelo Laporta Nicolelis é médico e cientista brasileiro. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos). e-mail nicolelis@iinn.br
A Comissão Organizadora