Publicações V. 1

Normas para publicação

SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2015

PUBLICAÇÃO DOS S ARTIGOS REFERENTES ÀS COMUNICAÇÕES ORAIS

 

1.      Informações gerais

Os artigos referentes às comunicações orais apresentadas em 14 de maio de 2015 serão publicados online, na página do evento (www.upf.br/semape), no formato de artigo para anais de evento, com ficha catalográfica, contendo ISSN.

Título da publicação: Anais do 7º Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica: Prazer e Renovação no Trabalho Docente.

Previsão para a publicação: maio de 2016.

Ementa:

Dois grandes desafios têm-nos sido impostos: a educação com qualidade em um país continental e com grande diversidade e o descompasso da escola com as outras instituições que possuem o papel social de educar. A escola precisa, ainda, aprender a administrar o volume e a velocidade com que circulam as informações, mas, principalmente, transformá-las em conhecimento, através da autoria – o que exige renovação do trabalho docente. Nesse cenário, o professor da Educação Básica e os acadêmicos em formação têm a oportunidade de se constituírem protagonistas desse processo.

 

2.      Prazos e orientações gerais quanto ao texto:

a.       O texto final deverá ser enviado por correio eletrônico para sap@upf.br até 31 de agosto de 2015. O documento deverá ser enviado em anexo, com a formatação solicitada, em Word.

b.      Prazo para confirmação do aceite do artigo pelos organizadores: até 1º de outubro de 2015.

c.       O título do artigo deve ser o mesmo utilizado na comunicação oral apresentada em 2015.

d.      O artigo poderá conter até 3 autores, no entanto será aceito apenas um artigo por autor.

e.       O conteúdo do artigo é de responsabilidade dos autores.

f.       O artigo passará por revisão linguística e científica (normas ABNT), sob a responsabilidade dos organizadores, contudo, o autor deverá observar as normas gerais descritas abaixo. 

g.      Artigos enviados fora das normas gerais solicitadas e/ou fora do prazo não serão aceitos para publicação. 

 

2.      Informações específicas:

 

a.       O artigo deve conter entre 7 e 10 páginas, incluindo bibliografia, além de anexos (se necessário). Caso a publicação do artigo tenha usado dados (ou corpus) que demandaram avaliação do Comitê de Ética, a cópia dessa aprovação deverá ser encaminhada, em sua forma impressa, à comissão organizadora da publicação.

b.      O artigo deve conter um resumo de 5 a 10 linhas, em espaço simples  e 3 palavras-chave, separadas por ponto. Deve ser subdividido em seções, apresentando:  introdução, seguida do referencial teórico, o estudo ou trabalho desenvolvido e as considerações finais. As seções deverão ser numeradas com algarismos arábicos, por exemplo:

 

Resumo

1 Introdução

2 O uso da tecnologia na sala de aula

2.1  Como a tecnologia pode contribuir com o aprendizado

2.2   Recursos tecnológicos contemporâneos

3        Atividades pedagógicas para a sala de aula

4        Considerações finais

Referências Bibliográficas

c.       O título deve ser centralizado, em letra maiúscula (caixa alta) e negrito.

d.      O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve (m) aparecer duas linhas depois do título, justificados à direita.

e.       Texto, citações e outras especificidades:

  • Margens:

·         Margem superior: 3,0 cm

·         Margem inferior: 2,0 cm

·         Margem direita: 2,0 cm

·         Margem esquerda: 3,0 cm

  • Tamanho do papel A4.
  • O texto principal deve estar em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. Espaçamento de um toque entre títulos (ou subtítulos) e texto; espaçamento de dois toques entre as seções do capítulo.
  • Citação com mais de três linhas deve estar em fonte Times New Roman, corpo 10 e adentramento de 4 cm.
  • Citação com menos de três linhas deverá vir entre aspas, no próprio corpo do texto.
  • Notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman e corpo 9.
  • Usar adentramento de 1,25 cm para assinalar novos parágrafos.
  • Para destacar palavras, usar sempre palavras em itálico ou negrito. Não usar palavras sublinhadas.
  • Não usar hífen para dividir as sílabas das palavras.
  • Para adentrar (tabular) o texto, usar a tecla de tabulação e não a tecla de espaçamento.
  • Para centralizar qualquer texto ou parte, usar sempre o mecanismo de centralização automática. Não usar a tecla de espaçamento ou de tabulação para isso.
  • As tabelas, ilustrações e anexos não poderão ultrapassar as dimensões do corpo e do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação.
  • As notas de rodapé devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito.
  • Textos de tabelas e gráficos (se houver) deverão ser apresentados em fonte 10.
  • Tabelas deverão ser numeradas e com títulos que as antecedem, com indicação da fonte.
  • Os anexos devem ser colocados após as referências bibliográficas, precedidos da palavra “Anexo”, sem adentramento, em caixa normal, em negrito e duas linhas abaixo do fim do texto.
  • As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo as normas da ABNT e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências bibliográficas os documentos citados no corpo do artigo. 

 

Exemplos de Referências Bibliográficas 

[LIVRO]

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas,SP: Pontes, 1993.

[LIVRO ORGANIZADO]

BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

[ARTIGO EM PERIÓDICO - COM UM AUTOR]

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, lingüística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156. 2004a.

[ARTIGO EM PERIÓDICO - COM MAIS AUTORES

SILVA, K. A.; ROCHA, C. H.; SANDEI, M. L. R. A importância do estudo das crenças na formação de professores de línguas. Contexturas: ensino crítico de inglês, APLIESP, vol. 8, p. 19-40, 2005.

[PERIÓDICO COM NÚMERO E VOLUME]

COTTERRAL, S. Key variables in language learning: what do learners believe about them? System, vol. 27, p. 493-513. 1999.

[ARTIGO COM DOIS OU MAIS AUTORES]

SAKUI, K..; GAIES, S. J. Investigating japanese learners' beliefs about language learning.  System, vol. 27, p. 473-492. 1999.

[DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO]

SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2005.

CONCEIÇÃO, M. P. Vocabulário e consulta ao dicionário: analisando as relações entre experiências, crenças e ações na aprendizagem de LE. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

[CAPÍTULO DE LIVRO]

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.) Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, p. 131-152, 2004.

SILVA, K. A. O futuro professor de língua inglesa no espelho: crenças e aglomerados de crenças na formação inicial. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 105-124, 2006.

[DOCUMENTOS ELETRÔNICOS]

As referências são seguidas de Disponível em: . Acesso em:  
GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2006. 

SOUZA, R. A O “chat” em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154 f. Dissertação (Programa de Pó-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1983. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/ricsouza/trabalhosfinais.html. Acesso em 01 maio 2006. 
Electronic documents: References are followed by Retrieved date from

GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review,14 . Catchline/ AILA 2001 . Retrieved: May 5,2006 from: < http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>

Após as referências, escrever informações biográficas do autor(es) do artigo, em fonte Times New Roman 10 (no máximo 3 linhas sobre cada um dos autores). Exemplo:

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é médico e cientista brasileiro. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência  da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos). e-mail nicolelis@iinn.br

 

 

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