Minicursos

As inscrições para os minicursos serão feitas no dia 29/08 (pela manhã), no Portal das Linguagens - Centro de Eventos. 

MINICURSO 1
Título: BNCC: SUJEITOS, CULTURAS E POVOS, CONTEXTOS HISTÓRICOS E CONFLITOS

Proponentes: Axsel Batistella, Alex Vanin e Ironita P. Machado
Resumo da atividade: O minicurso tem por objetivo compreender e problematizar os conceitos, a historiografia e os conflitos sociais da contemporaneidade do Rio Grande do Sul e do Brasil à compreensão da luta pela terra dos indígenas, quilombolas e pequenos agricultores, identificando os procedimentos próprios à produção do conhecimento histórico e seu ensino visando o desenvolvimento da capacidade do aluno de mobilizar recursos e abordando e resolvendo situações complexas. Para tal propósito o minicurso efetivar-se-á com a participação integral dos professores em três momentos: 1º) Contextualização das unidades temáticas, objetos de estudo e competências sobre o tema previstos na BNCC; 2º) Apresentação o livro paradidático MACHADO, Ironita A. Policarpo [et al.]. Indígenas, quilombolas e agricultores: história e conflitos agrários no sul do Brasil. Passo Fundo: UPF Editora, 2018. Disponível em: http://www.editora.upf.br/index.php/e-books-topo/41-historia-area-do-conhecimento/192-indigenas-quilombolas-e-agricultores 3º) Possibilidades metodológicas de trabalhar com o paradidático a partir das diretrizes da BNCC. 
* também vinculado ao Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (NEHMuR), do PPG em História.
Local: IFCH, sala 01
Número de vagas: 20

MINICURSO 2
Título: NOVOS TEMAS NO ENSINO: HISTÓRIA AMBIENTAL E TRANSVERSALIDADE

Proponente: Marcos Gerhardt
Resumo da atividade: A História Ambiental obteve importância no Brasil a partir da década de 1970. Hoje é um importante tema da pesquisa histórica e conta com apreciável produção intelectual. Este tema, entretanto, chegou timidamente ao Ensino de História nas escolas. Uma de suas principais características é o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, isto é, com a Geografia, a Biologia, a Botânica, a Ecologia, entre outras, pois é interdisciplinar e transversal. O minicurso visa discutir e experimentar algumas possibilidades de incluir a História Ambiental no Ensino de História.
* também vinculado ao Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (NEHMuR), do PPG em História.
Local: IFCH, sala 02 
Número de vagas:  50

MINICURSO 3
Título: HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA 

Proponentes: Gizele Zanotto, Jeferson Sabino Candaten, Chaline de Souza e Aléxia Lang Monteiro 
Resumo da atividade: O minicurso tratará de elementos para o trabalho docente sobre a história, regiões, culturas e povos africanos em sua relação e interação com povos de outros continentes, num panorama histórico de vários séculos. Em articulação com a história do Brasil, abordaremos a vinda compulsória de escravizados ao continente americano, sua interação com outras etnias e a rica produção cultural derivativa desses encontros de povos. Por fim, discutiremos a entrada de africanos no Brasil nas últimas décadas, de modo voluntário ou como exilados, evidenciando que o intercâmbio segue e que a cultura afro-brasileira e africana têm interagido recentemente de outras formas, pós-modernas e globalizadas. 
Local: IFCH, sala de defesas do IFCH
Número de vagas: 40 

MINICURSO 4
Título: NA TERRA DOS PÉS JUNTOS: CEMITÉRIO, MORTE E MORRER NO ENSINO DE HISTÓRIA

Proponentes: Édison Martinho da Silva Difante e Francielle Moreira Cassol
Resumo da atividade: Este minicurso tem por objetivo proporcionar aos participantes uma visão geral da morte o do espaço cemiterial com vistas a sua utilização no ensino de história.  Para isso, refletiremos sobre o significado da morte e o uso do cemitério enquanto espaço vivo de aprendizagem dentro da perspectiva da história local e/ou regional. Assim, o presente minicurso estará dividido em dois momentos; a saber, em um primeiro momento mais teórico-expositivo, momento este em que abordar-se-á uma breve história da morte e do morrer na História e seu possíveis significados e desdobramentos. Em um segundo momento, a reflexão ficará centrada na utilização do espaço cemiterial voltado a educação, espaço este de histórias e memórias vivas (e mortas). Para isso, faremos do segundo momento do minicurso uma atividade mais prática e tomando por exemplo o caso do cemitério Vera Cruz de Passo Fundo - um museu a céu aberto. 
Local: IFCH, sala 230
Número de vagas: 20

MINICURSO 5
Título: HISTORIANDO O SAGRADO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE

Proponentes: Augusto Diehl Guedes e Jonas Balzan
Resumo da atividade: Diante da multiplicidade de olhares, objetos e fontes que se apresentam no campo dos estudos historiográficos, nos propomos a apresentar algumas das discussões que perpassam a História das Religiões e Religiosidades (HRR) enquanto possibilidades para a pesquisa histórica. Tal proposta se articula à observação da constante pluralização das religiões, religiosidades e crenças na contemporaneidade, quanto à premência de análises que dêem conta destas múltiplas questões que estão presentes nas vivências humanas. A proposta se vincula aos debates e estudos promovidos pelo Laboratório de Estudos das Crenças (LEC-PPGH/UPF). 
Local: IFCH, sala 231
Número de vagas: 20

MINICURSO 6
Título: A CARTOGRAFIA SOB PRISMA DA BNCC

Proponentes: Claudia Aresi e Claudionei Lucimar Gengnagel.
Resumo da atividade: O objetivo da oficina é discutir as mudanças da BNCC no que concerne a Geografia, com enfoque na Cartografia, uma vez que este conteúdo específico passa a ser entendido como uma linguagem que deve perpassar todos os anos e níveis de ensino. Assim, a oficina proporcionará um momento de reflexão e prática a partir deste entendimento, visualizando potencialidades e novas possibilidades de trabalho. 
Local: Iceg, sala 01
Número de vagas: 25

MINICURSO 7
Título: CURRÍCULO EM AÇÃO: A FILOSOFIA E AS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Proponentes: Altair Alberto Fávero; Junior Bufon Centenaro
Resumo da atividade: A presente oficina tem como escopo analisar de que forma a filosofia se faz presente nas dez competência gerais da BNCC, dando ênfase para sete possibilidades formais que possibilitam aproximar o conceito de cidadania razoável (conceito elaborado a partir dos filósofos Matthew Lipman e Martha Nussbaum) e o conceito de educação integral inerente a BNCC. Metodologicamente a oficina contará com três distintos momentos: a) exposição da temática por parte dos proponentes; b) dinâmica de grupo para localizar as sete possibilidades formais; c) discussão e avaliação.
Local: CET, sala 227
Número de vagas: 40

MINICURSO 8
Título: CURRÍCULO EM AÇÃO: RECURSOS PARA DINAMIZAR E MOTIVAR REFLEXÕES EM FILOSOFIA

Proponentes: Cínthia Roso Oliveira, Bruna de Oliveira Bortolini e Patrícia Ketzer
Resumo da atividade: A proposta desta oficina é mostrar a importância de diversificar o uso de recursos passivos e ativos nas aulas de filosofia para manter o envolvimento dos alunos durante as aulas e, principalmente, motivá-los para a reflexão filosófica e desenvolvimento de sua autonomia intelectual. Uma das demandas constantes dos alunos é que as aulas sejam dinâmicas. Mas o que isso significa? E o que isso implica?
Local: CET, sala 228
Número de vagas: 40

MINICURSO 9
Título: MULTILETRAMENTOS E HQ: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM TIRAS DA MAFALDA

Proponentes: Cristiane Perin, Elisane Regina Cayser e Luciana Maria Crestani
Resumo da atividade: O intuito desta oficina é propor algumas perspectivas de trabalho com
gêneros textuais multissemióticos, ou seja, constituídos por linguagens verbal e visual ao mesmo tempo. Dentre os vários gêneros que possuem tais características (filmes, peças publicitárias, charges, tiras...) elegemos, para este trabalho, o gênero tira, mais especificamente as tirinhas da Mafalda, produzidas pelo cartunista argentino Quino. Por meio delas, buscamos explicitar: a) como elementos de diferentes semioses produzem sentidos nesses textos; b) como o discurso dos personagens lhes atribui características particulares e esteriotipadas. Partimos da hipótese de que um trabalho com essas tiras
pode contribuir sobremaneira para a percepção de elementos significantes da ordem do verbal e do não verbal (cores, traços, formas, símbolos, códigos) presentes não apenas nesse gênero de texto, mas em muitos outros arranjos textuais que circulam nas diferentes esferas sociais. A proposta está embasada, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre estudos dos gêneros discursivos/textuais — Bakhtin (1997), Fiorin (2006) e Marcuschi (2010) —, nos trabalhos de Kleiman (2005) e Soares (2014) acerca do letramento, de Rojo (2012) sobre os multiletramentos, e de Paulo Ramos (2017, 2018) sobre as tiras.
Local: IFCH, sala 232
Número de vagas: 30

MINICURSO 10
Título:  O CURRÍCULO EM AÇÃO: O TEXTO LITERÁRIO COMO DINAMIZADOR DE AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Proponentes:  Daniela De David Araújo e Ricardo Buchweitz
Resumo da atividade: O minicurso objetiva fomentar a reflexão sobre o uso de textos literários no planejamento de aulas de Língua Inglesa, de modo a favorecer o contato do estudante com textos autênticos, significativos e inspiradores, capazes de aproximá-lo do idioma em estudo com ênfase aos aspectos culturais e à leitura de fruição. 
Local: IFCH, sala 235
Número de vagas: 45

MINICURSO 11
Título: DIDÁTICA E METÁFORAS NA EDUCAÇÃO (O UNIVERSO DOS HERÓIS)

Proponentes:  Ivan Dourado e Patrick Silva
Resumo da atividade: A proposta é oferecer uma oficina prática na construção Didática e criativa oferecendo formas de inserir o universo dos Heróis nas construções didáticas dos professores. 
Local: IFCH, sala 237
Número de vagas: 30

MINICURSO 12
Título:  O CURRÍCULO EM AÇÃO: A CRIANÇA E SUA EXPERIÊNCIA POÉTICA

Proponentes: Mariane Silveira e Marlete Sandra Diedrich
Resumo da atividade: O minicurso tem como tema a experiência de linguagem vivenciada pela criança na faixa etária de três a dez anos de idade a partir de relações de interpretância promovidas pelo trabalho com o texto poético. A proposta tem por objetivo apresentar uma possibilidade de trabalho com crianças no intuito de aproximá-las do texto poético por meio da vivência de práticas de linguagem autênticas com produções literárias.
Tematiza a experiência construída no Bandinho de Letras, ação do Projeto de Extensão Literatura em Diálogo, e aborda conceitos de poeticidade, experiência na linguagem e relações de interpretância mobilizadas em interação: interação da criança com o texto literário, da criança com outras crianças e da criança com o adulto. O minicurso é uma ação integrada dos eixos Linguagem como prática social e Literatura e sociedade, do Mundo da Leitura espaço concebido como laboratório de estudos linguísticos e literários do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras.
Local: Mundo da Leitura
Número de vagas: 30

MINICURSO 13
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE PROPICIADA PELAS AULAS NOS AMBIENTES NATURAIS

Proponentes: Jaime Martinez, Roberto Tomasi Jr., Rafael Krolow, Luana da Rocha, Gabriela Brambilla, Karen Petry e Vania do Amarante
Resumo da atividade:  Será apresentada a RPPN UPF para os participantes, apresentando seus espaços naturais como recursos didáticos multi e interdisciplinares, buscando pela conexão com a natureza o fortalecimento de valores e hábitos para uma melhor qualidade de vida.
Local: RPPN UPF, junto ao Cepagro
Número de vagas: 15 + 15 (dois grupos)

MINICURSO 14
Título: FEIJÃO: CONHECIMENTO POPULAR X CIENTÍFICO ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA

Proponentes: Viviane Zanuzzo, Eloisa Basso, Mauro Nicolodi, Guilherme de Britto Both e Aline Locatelli 
Resumo da atividade: O feijão é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, é um vegetal rico em íons ferro, por este motivo, muitas receitas e utensílios específicos são apresentados pela sociedade, através do conhecimento popular, afim de promover uma melhor absorção destes íons pelo organismo do ser humano. Neste minicurso, busca-se uma aproximação entre o conhecimento popular X conhecimento científico em torno da temática feijão, envolvendo a interdisciplinaridade a partir de diferentes estratégias de ensino, com o intuito de promover um ensino para além da sala de aula.
Local: Iceg B2, sala 224
Número de vagas: 15

MINICURSO 15
Título: A BNCC EM UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS-AA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, AMBIENTE E ARTE)

Proponentes: Dra. Clóvia Marozzin Mistura, Dra. Alana Neto Zoch, Ma. Margarete Barriquel, Ma. Mariane Loch e Danusa Bender
Resumo da atividade: A necessidade de uma discussão tecendo relações críticas sobre a BNCC em termos da área de Ciências Naturais e a CTS-AA,  a proposta básica é uma inserção de questões sociocientíficas voltadas a interdisciplinaridade, geralmente os currículos são reducionistas nestes temas, pela pouca divulgação das ações antrópicas, tanto em produção artística como em desastres e acidentes no meio natural, bem como nos embates didáticos quanto as demandas sociais do processo histórico da exploração natural.
Assim, para que os estudantes consigam compreender uma dimensão social da Ciência, a tecnologia digital e sua relação com a Arte e Ambiente, sendo capazes de refletir de maneira crítica, elaborando juízo de valor, até mesmo sobre práticas científico-tecnológicas, a BNCC define objetos, habilidades e competências para a Educação (BRASIL, 2017). A formação se tornou um dos objetivos, em relação à educação científica, este minicurso se propõe a fazer um movimento integrando a CTS-AA com a BNCC. Com o intuito de agregar as culturas científicas e humanísticas, de possibilitar a compreensão da Ciência como uma construção humana e social, se pensou em atividades de CTS-AA. Essa abordagem busca uma discussão mais ampla dentro dos conteúdos disciplinares, àquela que traz para sala de aula questões tecnológicas, socioambientais, etnográficas, políticas, científicas etc. resgatando, desta forma, um trabalho interdisciplinar numa perspectiva que vai além de uma simples discussão teórica, partindo para aplicações de reflexão/ação. Desta maneira, o objetivo desse minicurso é discutir essa abordagem, utilizando como temática aspectos históricos, de patrimônio artístico, cultural e tecnológico diante dos desastres em Minas Gerais. A proposta envolve experimentação e produção digital (mineração e sociedade, extração de metais de minérios, extração e síntese de corantes); aplicação destes em variados tipos de materiais; análise de algumas técnicas empregadas no patrimônio artístico mineiro e brasileiro e elaboração de uma sequência didática interdisciplinar Ciências/Ambiente/Artes para a Educação Básica.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Brasília. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.>. Acesso em 17 jul. 2019.
Local: Iceg B2, Laboratório de Química 2
Número de vagas: 18

MINICURSO 16
Título: USO DO CELULAR EM SALA DE AULA: PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS

Proponentes: Dr. Carlos Ariel Samudio Perez e Me. Juliano Cavalcanti 
Resumo da atividade: O uso do celular pode ser adequado ao espaço escolar através da construção de um contrato didático. Podemos usar a tecnologia para o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem. É importante salientar que diferentes dimensões caracterizam a computação e as tecnologias digitais e estas, são apontadas na BNCC, tanto no que diz respeito a conhecimentos e habilidades quanto a atitudes e valores. A aprendizagem no mundo digital: envolve as aprendizagens relativas às formas de processar, transmitir e distribuir a informação usando artefatos – tanto físicos (computadores, celulares, tablets etc.) como virtuais (internet, redes sociais e nuvens de dados, entre outros). Justificando assim a necessidade de discutir e implementar metodologias de ensino que possam promover novas discussões e oportunidades de aprendizagem para os alunos de forma significativa e que agregam a tecnologia no âmbito escolar. O minicurso pretende desenvolver e sugerir atividades interdisciplinares das disciplinas de matemática e ciências para anos finais do ensino fundamental (oitavos e nonos anos) usando o celular e levantar a importância do cumprimento da legislação vigente e as mudanças propostas pela BNCC.  A formação continuada do professor é um fator importante para a mudança do cenário atual da educação, promovendo espaços de discussão e troca de experiências e propondo articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Os participantes irão desenvolver atividades interdisciplinares, que já foram abordadas em sala de aula, propor melhorias e avaliar o uso das mesmas na sua comunidade escolar.  Após a participação no minicurso, cada professor poderá socializar a sua atividade desenvolvida no Google Drive e compor uma rede de colaboração para o uso de novas tecnologias para o ensino de ciências e matemática. Para participar do minicurso o professor deve ter consigo um celular que possa gravar vídeos e fotografar.  Não é necessário o acesso a internet. 
Local: Iceg B2, sala 205
Número de vagas: 16 

MINICURSO 17
Título: 50 ANOS DA CHEGADA DO HOMEM À LUA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS RELACIONADAS ÀS MISSÕES ESPACIAIS

Proponentes: Alisson Cristian Giacomelli, Marivane Biazzus, Afonso Rosa, Jean Nicolodi, Eduardo Machado, Marcos Vinícius Leyser da Silva e Victor Hugo Fernandes Bonamigo
Resumo da atividade: “É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade". Com essa frase, o astronauta Neil Armstrong entrou para história ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. Esse grande passo comemorou 50 anos de história dia 20 de julho de 2019. A missão Apollo 11 iniciou ainda no dia 16 de julho de 1969, quando os astronautas Neil Armstrong, comandante da missão, Buzz Aldrin e Michael Collins foram lançados do foguete Saturno V do Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral, com o objetivo de chegar à lua. Após três dias do lançamento, a tripulação entrou em órbita lunar. Armstrong e Buzz Aldrin pousavam o módulo lunar chamado na superfície da lua, enquanto Michael Collins continuou pilotando o módulo de comando. Cerca de seis horas após o pouso, Neil Armstrong foi acompanhado pela TV por mais de 500 milhões de pessoas de todo o mundo que o viram caminhar pelo solo lunar. Além desse feito representar um grande impacto psicológico para alguns, a partir da materialização da consciência de que o homem pode ir para outro planeta, também há o impacto direto no que diz respeito a materiais, alimentos, questões médicas, entre outros elementos que afetaram e continuam afetando muito a vida das pessoas. Partindo dessas considerações, e preocupados com a inserção dessas temáticas no meio educacional, delimitamos a proposta de minicurso aqui apresentada. Tendo em vista a ampla gama de conhecimentos científicos das mais variadas áreas relacionadas ao evento descrito, o seu estudo não pode estar restrito a apenas uma disciplina escolar. Nesse sentido, destacamos que a proposta está centrada em uma abordagem interdisciplinar, onde serão discutidas possiblidades didáticas relacionadas a utilização da temática missões espaciais. A atividade também será realizada com o auxílio de equipamentos construídos com materiais alternativos e de baixo cuspo, onde serão construídos foguetes de garrafa pet, réplicas da nave Apollo 11, entre outras atividades práticas. Também serão utilizados softwares e simuladores, no sentido de subsidiar os professores a trabalharem essa temática com seus alunos utilizando-se de tecnologias atuais.  
Local: Iceg B2, sala 220.
Número de vagas: 50

MINICURSO 18
Título: AS COMPETÊNCIAS E AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BNCC PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Proponentes: Jucelino Cortez e Rafaela Pessatto de Oliveira
Resumo da atividade: O minicurso tem por objetivo promover uma análise sobre as orientações presentes na Base Nacional Curricular Comum, quanto às competências e às unidades temáticas propostas junto ao ensino das Ciências da Natureza no nível fundamental. Esta análise será desenvolvida com o viés da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, procurando entender suas vocações e assim, identificar quais relações estão presentes na base, bem como, quais possibilidades de uso para a promoção de um ensino pleno ético e cidadão aos nossos educandos. 
Local: Iceg B2, sala 209
Número de vagas: 50 

MINICURSO 19
Título: QUE TAL UM CAFEZINHO? OS CONCEITOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO PREPARO DO CAFÉ: UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO DE ESTUDO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Proponentes: Ademar Antonio Lauxen, Ana Paula Härter Vaniel e Lairton Tres
Resumo da atividade: O minicurso tem como objetivo propor uma Situação de Estudo capaz de articular os saberes científicos, de modo contextualizado, e possibilitar o letramento científico, integrando-a às unidades temáticas e itinerários formativos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Momento de experienciar, refletir e debater sobre como ensinar Ciências da Natureza na atualidade, diante dos desafios propostos, visando a integração dos aspectos biológicos, físicos e químicos, a interdisciplinaridade, a relação com os artefatos tecnológicos e a autonomia dos sujeitos. Ao apresentar o preparo do café como Situação de Estudo, buscar-se-á desenvolver diversos conceitos científicos que se relacionem com o contexto dos estudantes e os auxiliem no entendimento da realidade e no envolvimento e soluções de situações-problema.
Local: Iceg B2, sala 210
Número de vagas: 30

MINICURSO 20
Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA

Proponentes: Luiz Henrique Ferraz Pereira e Aline Reissuy de Moraes
Resumo da atividade: O minicurso em questão tratará de mostrar uma proposta de como o professor pode trabalhar a Educação Financeira, tema presente na BNCC, aliada a Matemática Financeira, no Ensino Médio. Também buscará tecer outras vinculações, tanto com conteúdos da Matemática, como outras disciplinas, mostrando que o tema, além de relevante de ser trabalhado, está impregnado de possíveis outras vinculações com o universo dos alunos. O referido minicurso mostrará textos, vídeos e atividades práticas para uso em sala de aula, bem como um Guia, elaborado pelos autores, para nortear a ação do professor em aula. 
Local: Iceg B2, sala 214
Número de vagas: 30

MINICURSO 21
Título: A ÁLGEBRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA NA BNCC

Proponentes: Vanessa Dilda e Betine Diehl Setti
Resumo da atividade: Um dos grandes desafios do professor para o próximo ano será colocar em prática as novas diretrizes apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quanto ao ensino da Matemática, várias mudanças significativas deverão ser implementadas e uma delas diz respeito as habilidades a serem desenvolvidas na unidade temática Álgebra. A BNCC apresenta esta unidade temática desde o primeiro ano do ensino fundamental propondo uma progressão natural de complexidade e aprofundamento com foco no pensamento algébrico. Sendo assim, o objetivo deste minicurso é apresentar uma visão geral da Álgebra ao longo de todo o Ensino Fundamental, bem como propor atividades que possam ser desenvolvidas em sala de aula considerando os conceitos a serem trabalhados nesta unidade temática e observando as habilidades a serem desenvolvidas em cada atividade.
Local: Iceg B2, sala 211
Número de vagas: 30

MINICURSO 22
Título: POSSIBILIDADES DE USO DOS RECURSOS DO “KHAN ACADEMY” PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Proponentes: Rosângela Salles dos Santos, Rosana Maria Luvezute Kripka e Eduarda Cericato Ferrareze
Resumo da atividade: A necessidade da inserção adequada das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem no ambiente escolar é um indicativo de várias pesquisas realizadas na área da educação. Esse indicativo também aparece em documentos nacionais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou no Referencial Curricular Gaúcho, que primam pelo desenvolvimento de competências e pela educação integral, de modo que se prepare os estudantes para atuarem na sociedade que está em constante evolução, especialmente tecnológica digital. Assim, o presente minicurso visa promover reflexões sobre essa necessidade de adequações/mudanças de práticas docentes, de modo a aproximar os conhecimentos práticos/ tecnológicos digitais dos conhecimentos teóricos abordados em sala de aula. Uma estratégia interessante para promover essa aproximação consiste em fazer uso dos recursos disponibilizados no ambiente do site “Khan Academy”. Esse ambiente foi desenvolvido especificamente para estimular a compreensão de conceitos matemáticos, tanto por meio de vídeo aulas, como por meio da resolução de problemas, propostos como jogos ou desafios aos estudantes. Os estudantes são cadastrados no site pelo professor, que escolhe o assunto e as tarefas a serem realizadas, adequadas aos objetivos do ensino proposto. No minicurso pretende-se apresentar a estrutura desse ambiente, bem como apresentar exemplos aos professores participantes, de modo a inspirar outros usos próprios. Assim, propõe-se uma metodologia de atividades participativa, dialógica e de compartilhamento de vivências. Considera-se que as reflexões, propiciadas por cursos de formação continuada, possibilitam estimular os docentes a repensarem e a complementarem suas práticas, na busca pela adequação de suas atuações frente aos desafios que se apresentam. Assim, este trabalho tem como escopo despertar o interesse dos educadores no que diz respeito à renovação das práticas educativas, tendo em vista a busca por soluções construtivas para os problemas de adequação dos usos das tecnologias digitais na sala de aula, tendo em vista propiciar ambientes de aprendizagem que estimule e propicie o desenvolvimento de competências específicas em matemática, bem como com a educação integral dos estudantes.
Local: Iceg B2, sala 219
Número de vagas: 30

MINICURSO 23
Título: ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Proponentes: Mariane Kineipp Giareta, Neuza Terezinha Oro, Andressa Bosa, Andrielli Los Silveira e Amanda Cristina da Silva
Resumo da atividade: Desenvolver o pensamento matemático e o raciocínio lógico é fundamental para o desenvolvimento infantil. Ele está relacionado à capacidade de organizar situações do dia a dia, buscar soluções para problemas e elaborar argumentos bem-estruturados. Desta forma, o minicurso propõe um espaço de discussão de atividades que visam o desenvolvimento de raciocínio lógico na educação infantil, na faixa dos 5 e 6 anos. O minicurso está organizado em três atividades: jogos de sequência lógica constituído por figuras que procuram representar a ordem de uma cena, que tem por objetivo estimular que as crianças consigam colocar as figuras na sequência exata para que façam sentido ao que foi proposto; blocos lógicos, são pequenas peças geométrica bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato; jogo de competição utilizando dados, fichas e um tabuleiro, com objetivo de desafiar as crianças a resolver operações elementares com números naturais e a colaborar no grupo para buscar a solução. 
Local: Iceg B2, sala 218 
Vagas: 20

MINICURSO 24
Título: CRIAÇÕES E CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS E TINTAS NATURAIS

Proponentes: Equipe da Brinquedoteca: Professora Dra. Rosana Farenzena; e Acadêmicos do Curso de Pedagogia: Sabrina Trevisan Schuster, Mariane dos Santos, Willian Rombaldi, Cíntia Witech Fauth
Resumo da atividade: Vivências lúdicas criativas com materiais não estruturados; as múltiplas possibilidades de aprendizados e interações a partir de materiais naturais, têxteis e outros; materiais não estruturados no espaço escolar.
Local: Brinquedoteca da Faculdade de Educação
Número de vagas: 25

MINICURSO 25
Título:  O CURRÍCULO DA ESCOLA INDÍGENA

Proponente: Professora Dra. Elisa Mainardi
Resumo da atividade: Fortalecer e fomentar a formação continuada de professores indígenas ao discutir ações para a consolidação do que prevê a política nacional de educação escolar indígena, de forma a promover um currículo escolar indígena, específico, diferenciado e multilíngue.
Local: Faculdade de Educação, sala 206 
Número de vagas: 40

MINICURSO 26
Título:  VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Proponentes: Professores Dr. Telmo Marcon e Ma. Miriam Mattos
Resumo da atividade: Refletir sobre o fenômeno da violência nas escolas: diagnóstico e perspectivas de compreensão e enfrentamento.  
Local: Faculdade de Educação, sala 201 
Número de vagas: 40

MINICURSO 27
Título: DESENHANDO SOBRE MATERIAIS ALTERNATIVOS

Proponente: Marilei T. Dalvesco
Resumo da atividade: Experimentação do desenho, tendo como base o uso de diferentes suportes alternativos. Materiais e técnicas de desenho.
Local: Faculdade de Artes e Comunicação, sala 115
Número de vagas: 30

MINICURSO 28
Título: CURRÍCULO EM AÇÃO: A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Proponente: Marilise Lech
Resumo da atividade:  São inúmeros os problemas que podem afetar a saúde mental dos professores. Por outro lado, são incontáveis as possibilidades de realização profissional, nessa que é uma das profissões mais imprescindíveis da humanidade. Problemas como desmotivação, ansiedade, estresse e depressão tem levado muitos professores a necessitar licenças de saúde, retornando ao trabalho como se essa fosse sua única opção... Ou seria porque realmente amam o que fazem? Qual o momento para buscarem ajuda psicoterápica? Quais os cuidados que a profissão requer? Quais os fatores que podem contribuir para o bem-estar dos professores? Ideias como essas serão discutidas e refletidas nesse minicurso.
Local: Auditório do IFCH
Número de vagas: 60

MINICURSO 29
Título: OFICINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO

Proponente: Alexandre Pompermaier
Resumo da atividade:  A educação musical através da musicalização presente no ambiente escolar é um poderoso instrumento capaz de potencializar o desenvolvimento integral da criança melhorando significativamente diferentes aspectos como memória, criatividade, consciência corporal, convívio social, concentração, motricidade e tantos outros. Nesse sentido, esta proposta se justifica na medida em que procura contribuir com os educadores que utilizam da música em suas atividades em sala de aula apresentando novos conceitos e práticas para aprimorar seu trabalho. A oficina tem como objetivo principal abordar os conceitos de educação musical e musicalização na escola proporcionando um momento de troca de experiências e vivências musicais entre os participantes. Além disso, apresenta atividades práticas voltadas para a musicalização em todos os níveis da educação básica de acordo com diferentes metodologias. Será feita uma discussão teórica acerca dos conceitos de educação musical, musicalização e metodologias de ensino de música com apresentação de atividades práticas voltadas aos diferentes níveis da educação básica.
Local: Faculdade de Artes e Comunicação, sala 208
Número de vagas: 30

MINICURSO 30
Título: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA ENSINAR A LER, ESCREVER E PENSAR SOBRE A LÍNGUA

Proponente: Adriana Dickel
Resumo da atividade: A organização didática é uma das principais facetas do trabalho pedagógico. Exige, entre outros, a atenção à progressão e à continuidade conceituais, a fim de que o aprendiz ascenda a níveis cada vez mais complexos de domínio do conhecimento científico. Na área da didática da língua, com vistas a atender a essa necessidade, firmaram-se como alternativa metodológica as sequências didáticas para ensinar a ler e a escrever (SDE) e para ensinar gramática (SDG), organizadas tendo por eixo os gêneros de textos e as capacidades de linguagem (narrar, de relatar, de argumentar, de expor, de instruir à ação). Neste minicurso, o GEPALFA apresentará as bases dessa proposta, uma SDE desenvolvida junto à Educação Infantil e uma SDG desenvolvida junto a uma classe de Anos Iniciais. 
Local: Faculdade de Educação, sala 205
Número de vagas: 50

MINICURSO 31
Título: TRATAMENTO E ANÁLISE DE ÁGUA – PROTEÇÃO DE UM RECURSO LIMITADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Proponentes: Dra. Mara Regina Linck, André Slaviero, Mayara Luza Chiapinoto e Rafaela C. M. Rodrigues
Resumo da atividade: Com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades propostas na BNCC, referentes à área de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Médio, a proposta desse minicurso é discutir o recurso água: desde sua origem, características, usos, avaliação da qualidade, tratamentos para torná-la própria para consumo (potabilidade), legislações pertinentes e principais poluentes encontrados em corpos hídricos. Dessa forma, avaliar como minimizar os impactos ambientais e melhorar as condições de vida em âmbito local e global.  Como a água é um bem limitado, não só pela quantidade, mas também por sua qualidade faz-se necessária uma discussão abrangente que leve em consideração os conhecimentos científicos e socioambientais, questionando seu uso prioritário e os cuidados que devem ser tomados para que esse recurso possa ser preservado. O minicurso envolverá a temática água como tema interdisciplinar de ensino e aprendizagem, impulsionador do debate a ser estabelecido com estudantes, relacionando os conceitos científicos pertinentes às Ciências da Natureza com as situações da realidade.  Um momento de debater com os docentes saberes e aspectos metodológicos relacionados ao ensino. Contará com uma parte teórica onde serão abordados os parâmetros de potabilidade descritos na legislação, a situação atual do uso da água, principais causas de poluição, medidas para preservação e reuso. Na parte experimental será realizado o tratamento básico da água para consumo humano, análises básicas como pH, turbidez, teor de cloro residual livre e está programada uma visita ao Laboratório de Águas da UPF, onde são feitas as análises exigidas para potabilidade de água. Portanto, fornecerá subsídios para que os professores possam trabalhar esse tema com segurança e a importância que merece.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.
Local: Iceg B2, Laboratório de Química
Número de vagas: 15

MINICURSO 32
Título: DISCUTINDO A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

Proponentes: Projeto de Extensão "Diversidades: visibilidade e garantia de direitos" (professores Luciana Grolli Ardenghi, Cristina Fioreze e estudantes dos cursos de Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia) e estudantes: Andressa C. M. Corrêa, Maria Fernanda Kemmerich e Stela Marys Goellner.

Resumo da atividade: Discussão sobre a temática da discriminação de gênero na sociedade, na escola, na saúde e no mundo do trabalho, tomando como ponto de partida reportagens sobre o tema. Trabalho em pequenos grupos, mediado pelos bolsistas e professores do projeto. 
Local: Faculdade de Educação, sala 208
Número de vagas: 30 vagas

MINICURSO 33
Título: ENSINANDO CIÊNCIA NA COZINHA: A FABRICAÇÃO DE PÃO E DA GELEIA COMO FORMA DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICOS

Proponentes: Professoras Dra. Janaína Fischer  e Ma. Janaína Ortiz
Resumo da atividade: Ao relacionarmos a construção do conhecimento, o ensino e aprendizagem de ciências torna-se mais efetivo quando os conceitos abordados são relacionados com o dia-a-dia e a realidade dos estudantes. Assim, a temática Ciência na cozinha, será abordada neste minicurso de maneira interdisciplinar, proporcionando um momento de troca de saberes com os docentes com relação as metodologias de ensino de Ciências da Natureza. Tem como objetivo estimular ações que contribuam com o ensino e desenvolvimento das competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio. A proposta visa debater os conceitos envolvidos na tecnologia de fermentação do pão e fabricação de geleia. Sendo assim, os fenômenos abordados serão analisados experimentalmente de acordo com os ingredientes e suas funções nos alimentos em estudo, aspectos do ensino de ciência e tecnologia na fabricação, bem como o destino correto dos resíduos e subprodutos gerados no processo. Serão realizadas atividade experimentais de fabricação de pão e geleia para abordar os conteúdos da fermentação, estruturas moleculares e iônicas, bem como, as características físicas e químicas dos ingredientes e, principalmente, a transformação da matéria e a energia envolvida nos processos, uma vez que Ciências e Química buscam compreender a matéria e suas transformações possibilitando aos docentes realizarem também em suas aulas.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Brasília. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf >.
Local: Iceg B2, Laboratório de Química 4
Número de vagas: 15

MINICURSO 34
Título: PROJETO ALTERNATIVAS À VIOLÊNCIA: UM OLHAR DE CUIDADO AO EDUCADOR

Proponentes: Lisiane Ligia Mella, Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz, Franciele Fátima Talian
Resumo da Atividade: esta oficina busca propor vivências que possam dialogar sobre a formação humana de educadores a partir de reflexões sobre o cuidado de si nas relações entre educadores e educadoras, estudantes e comunidade escolar através de fundamentos metodológicos embasados em uma circularidade dialogal e sensível, através da participação, da escuta e do acolhimento, em uma dimensão ético-estético-afetiva do cuidado, buscando ressignificar-se a partir das (com)vivências, uma vez que nosso "estar-no-mundo" primordial é um "estar-no-mundo-com" os outros. Esta oficina é uma proposta vinculada ao Projeto Alternativas à Violência - PAV, vinculado à ONG ECOPAZ.
Local: Faculdade de Educação, sala 207
Número de vagas: 30

MINICURSO 35
Titulo: PRÁTICAS LÚDICAS E RECREATIVAS NO CURRICULAR ESCOLAR

Proponente: Gustavo Maias
Resumo da atividade: A recreação é a práticas de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. Além de possibilitar a flexibilização de regras, de espaço, de tempo, de movimentos, ampliando as habilidades básicas, as atividades recreativas favorecem também ampla participação e convivência entre os jogadores, promovendo o desenvolvimento geral do ser humano, nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais. Portanto, as práticas lúdicas e recreativas devem fazer parte do curricular escolar e integrar à proposta pedagógica da escola.
Local: Sala de danças do ginasinho ou sala 15 da FEFF.
Número de vagas: 30

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