Biologia
Parque Natural Municipal de Sertão
Organizadoras
Carla D. Tedesco
Noeli Zanella
Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 133
ISBN (PDF): 978-857515-865-4
ISBN (Impresso): 978-85-7515-864-7
Palavras-Chave: Parques - Sertão, Proteção ambiental, política ambiental.
Área do conhecimento: Biologia
O Parque Natural Municipal de Sertão, com seus 570 ha, é uma das maiores Unidades de conservação do norte do estado do Rio Grande do Sul e contribui para a preservação de um grande número de espécies animais e vegetais pertencentes ao bioma Mata Atlântica. Entretanto, unidades de conservação, para alguns setores da sociedade, foram associadas à ideia de locais improdutivos, desprovidos de valor monetário. No entanto há valores indiretos, provenientes da conservação do território e das espécies relacionadas àquele ambiente e seu entorno, que, nesse momento, são incomensuráveis. Podemos citar casos como a preservação das nascentes e da qualidade da água, o controle climático e a manutenção da biodiversidade, os quais vão muito além da valoração econômica e ambiental.
O Parque é o patrimônio abordado nesta obra, está sob a gestão do município de Sertão e apresenta desafios e possibilidades, os quais ousamos apresentar e discutir.
Os capítulos que integram este livro não devem ser vistos de forma isolada, pois apresentam um conjunto de resultados e de informações que contribuem para o conhecimento da flora, da fauna e da gestão. A obra apresenta também aspectos históricos da criação do Parque, aspectos relacionados ao uso público e ao seu potencial de impacto econômico, procurando oferecer uma reflexão a respeito da biodiversidade. Além disso, aponta perspectivas para a conservação da biodiversidade com respeito e ética.
Anais do XX Congresso Brasileiro de Ornitologia
Comissão editorial
Nêmora Pauletti Prestes
Jaime Martinez
Caio Graco Machado
Ano: 2013
Páginas: 473
Formato: PDF
ISBN: 978-857515-813-5
Palavras-Chave: Ornitologia, Aves.
Áreas do conhecimento: Biologia
O Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO) é o principal evento científico que congrega os pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das aves silvestres. Em 2013, alcançou a sua vigésima edição, sempre contribuindo para o desenvolvimento dessa área das ciências, bem como para a difusão de novos conhecimentos e intercâmbio entre pesquisadores e estudantes.
O XX Congresso Brasileiro de Ornitologia é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ornitologia e da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Instituto de Ciências Biológicas. Esse importante fórum das ciências relacionadas ao estudo das aves silvestres acontecerá no município de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul, no período de 4 a 7 de novembro de 2013.
O XX CBO teve como tema geral “A conservação das aves em ambientes modificados: um desafio sem fronteiras”, buscando debater a problemática das aves em ambientes alterados pelas atividades humanas. Também teve o objetivo de, com a experiência e o conhecimento de pesquisadores e profissionais que atuam na área da conservação da natureza, encontrar caminhos para uma convivência mais harmônica entre a agricultura e a conservação da rica biodiversidade das aves brasileiras.
Pesquisadores da área da ornitologia, e das ciências a ela associadas, de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos na Universidade de Passo Fundo em novembro de 2013. Por ser o estado brasileiro mais ao sul, o Rio Grande do Sul teve sua avifauna fortemente influenciada pelos países do Cone Sul, em especial a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. Em razão disso, pesquisadores e profissionais que atuam na área da ornitologia nesses países também estarão participando do XX CBO, socializando resultados de suas pesquisas com as aves, trocando experiências e somando esforços para a conservação das aves.
As aventuras do Papagaio-Charão
Autores
Jaime Martinez
Nêmora Pauletti Prestes
Adriano Baggio Ávila
Edição: 2
Ano: 2014
Páginas: 66
ISBN (PDF): 978-857515-857-9
ISBN (Impresso): 978-85-7515-856-2
Palavras-Chave: Papagaio-Charão, meio ambiente, educação ambiental
Áreas do conhecimento: Biologia
Esta história em quadrinhos integra as atividades de Educação Ambiental do Projeto Charão, esforço coletivo pela conservação do Papagaio-Charão e de seu ambiente - a Floresta de Araucárias.
O PROJETO CHARÃO é um programa de pesquisas e educação ambiental voltado à preservação da vida silvestre, atuando principalmente na conservação do ecossistema Floresta das Araucárias.
As atividades do projeto tiveram início em 1991, investigando os fatores que estavam levando o papagaio-charão à extinção. Os trabalhos são realizados por uma equipe de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB-UPF).
Os esforços conservacionistas aplicados em prol do papagaio-charão começam a mostrar resultados animadores e a espécie vai, aos poucos, recuperando sua população.