Educação
Universidade formadora: Festschrift a Hans-Georg Flickinger
Organizadores:
Claudio A. Dalbosco
Draiton Gonzaga De Souza
Edison A. Casagranda
Jair Tauchen
Luiz Marcelo Darroz
Ano: 2024
Páginas: 466
ISBN (PDF): 978-65-5607-074-2
ISBN (impresso): 978-65-5607-073-5
Coedição: Editora Fundação Fênix
Palavras-chave: Educação; Formação; Práxis; Universidades e faculdades; Festschrift; Flickinger.
Universidade Formadora: Festschrift a Hans-Georg Flickinger celebra os 80 anos do Professor Hans-Georg Flickinger, reunindo homenagens de amigos e colegas em forma de reflexões, cartas e ensaios. Inspirado na tradição acadêmica alemã do Festschrift, o livro destaca sua trajetória marcante nas universidades PUCRS e UPF, e sua prática pedagógica fundamentada no diálogo, na amizade intelectual e na educação como exercício de liberdade. Com influências da hermenêutica gadameriana, Flickinger construiu pontes culturais entre Brasil e Alemanha, promovendo uma formação acadêmica que transcende o tecnicismo e valoriza o pensamento crítico e democrático.
Educação, práxis e formação crítica de educadores
Organizadores:
Eldon Henrique Mühl
Elisa Mainardi
Ano: 2024
Páginas: 332 (PDF)
ISBN (PDF): 978-65-5607-068-1
Palavras-chave: Educação. Práxis. Ética. Docência. Prática de ensino.
Este livro, o nono volume do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Educadores (IHCEC/UPF), é fruto de mais de três décadas de investigações sobre a prática docente. Coordenado inicialmente pelo professor Elli Benincá, o projeto visa à qualificação da formação de educadores, promovendo uma reflexão crítica e criativa sobre a pedagogia. A obra reúne contribuições de pesquisadores de diversas instituições, com debates realizados entre 2023 e 2024. Essas reflexões buscam fortalecer uma educação mais justa e emancipadora, mantendo viva a inspiração de Elli Benincá ao longo da trajetória do grupo.
Anais do II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens quantitativa e mista
Organizadores:
Cristina Cardoso
Denise Kluge
Gisele Benck de Moraes
Luana De Conto
Paulo Fernando Marques Duarte Filho
Raquel Gomes Chaves
Ano: 2024
Páginas: 235 (PDF)
ISBN (PDF): 978-65-5607-067-4
Palavras-chave: Seminário. Ensino. Línguas. Aprendizagem.
Os Anais do II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas reúnem artigos que discutem abordagens quantitativas e mistas no ensino de línguas. A obra promove reflexões sobre metodologias e práticas em diversos contextos educacionais, conectando pesquisadores e estudantes de diferentes instituições. Os textos abrangem temas como aquisição de línguas, inteligência artificial na literatura, ensino baseado em evidências e semiótica discursiva, com o objetivo de fomentar o diálogo acadêmico e a formação metodológica na área.
Estágios nos cursos de licenciatura: experiências e práticas docentes
Organizadores:
Edison Alencar Casagranda
Luiz Marcelo Darroz
Luciane Spanhol Bordignon
Ano: 2024
Páginas: 199
ISBN (PDF): 978-65-5607-066-7
Palavras-chave: Licenciatura. Estágios. Formação de professores. Ensino.
Esta obra apresenta vivências transformadoras na prática de ensino e estágios, com artigos sobre o Programa de Residência Pedagógica (Capes/UPF) e experiências dos estágios. Os estágios nos cursos de licenciatura da UPF são processos contínuos de reflexão e discussão, abrangendo aspectos sociais, educacionais e políticos. Trata-se de uma leitura que contribui para o fortalecimento das práticas docentes e da pesquisa em educação.
Exercícios formativos da práxis benincaniana: diálogo e memória em sala de aula
Autora
Angela Trombini Scartezini
Ano: 2024
Páginas: 212
ISBN (PDF): 978-65-997253-4-0
DOI: 10.5335/9786599725340
Série: Práxis Benincaniana
Palavras-chave: Leitura. Sala de aula. Elli Benincá. Práxis dialógica. Autoformação. Memória de aula.
Esta pesquisa investiga a escuta, o diálogo e a escrita da memória de aula como exercícios formativos da práxis benincaniana e analisa como esses elementos contribuem para a formação de professores e alunos, ressignificando a prática pedagógica contemporânea. Baseada em textos de Elli Benincá e outros autores, a obra destaca a importância dos princípios filosóficos e pedagógicos da antiguidade greco-romana e a relevância dos clássicos. Com uma abordagem hermenêutica e qualitativa, a pesquisa conclui que esses exercícios formativos promovem autoexame contínuo e reflexão sobre os processos educativos, desafiando o ensino técnico e burocrático contemporâneo e promovendo uma prática pedagógica transformadora e inclusiva.
Ética e Docência - volume 1
Organizadores
Angelo Vitório Cenci
Andrei Luiz Lodéa
Bruna de Oliveira Bortolini
Patricia Carlesso Marcelino
Ano: 2024
Páginas: 278
ISBN (PDF): 978-65-5607-062-9
ISBN (Impresso): 978-65-5607-061-2
Palavras-chave: Ética. Práticas de ensino. Formação.
A obra visa aprofundar a relação entre ética e docência em todos os níveis da formação educacional, trazendo contribuições de especialistas. Seu diferencial está em recontextualizar o papel do docente na educação formal, explorar temas éticos intrínsecos à função docente, abordar desafios externos que afetam sua ética e oferecer perspectivas para fortalecer a função docente e promover uma postura ética na prática educativa.
Comung Conversa – Seminário de Práticas Docentes. O novo cenário da Educação Superior: desafios emergentes
Autor: Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves et al.
Ano: 2023
Edição: 3ª
Páginas: 56
ISSN: 2965-8233
Palavras-chave: Práticas docentes. Ensino superior. Educação.
Educação formadora
Organizadores
Claudio A. Dalbosco
Renata Maraschin
Catia Piccolo V. Devechi
Ano: 2023
Páginas: 472 (impresso)
Área do conhecimento: Educação
ISBN (PDF): 978-65-5607-050-6 (EDIUPF)
978-65-5846-081-7 (UnB)
ISBN (impresso): 978-65-5607-049-0 (EDIUPF)
978-65-5846-080-0 (UnB)
Coedição: Editora UnB
Palavras-chave: Educação; Formação; Filosofia; Práxis.
A coletânea foi construída coletivamente no grupo de pesquisa Formação Humana, vinculado ao grupo maior Filosofia e Educação, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como fio condutor, justificado pela pluralidade de perspectivas teóricas dos 20 capítulos que a constituem, a educação como formação. Dividida em duas partes, intitulando a primeira de “Bases conceituais da formação” e a segunda de “A formação humana em exercício”. Os capítulos da primeira parte tratam, em linhas gerais, da ideia de formação humana na perspectiva da filosofia da educação e da pedagogia, procurando justificar teoricamente, cada capítulo à sua maneira, o vínculo intrínseco entre educação e formação. Os capítulos da segunda parte põem em exercício a própria ideia de formação, pensando-a em diferentes contextos socioeducacionais, escolares e extraescolares. O ponto nuclear é que, de uma forma ou de outra, todos os capítulos que constituem a coletânea convergem para a ideia de educação formadora.
Educación, Estado y democracia: más allá del neoliberalismo
Organizadores
Margarita Sgró
Angelo Vitório Cenci
Pedro Goergen
Ano: 2023
Páginas: 285
Área do conhecimento: Educação
ISBN (PDF): 978-65-5607-047-6
Coedição: Unicen
Palavras-chave: Educação. Estado. Democracia. Neoliberalimo. Pensamento crítico.
El objetivo de este texto es actualizar y en cierto sentido compilar, una mirada crítica sobre el neoliberalismo y sus consecuencias en la concepción del Estado, de la educación, sobre todo de la educación pública estatal y de la democracia.
Os organismos internacionais na gestão educacional brasileira: o caso das avaliações em larga escala
Autoras
Carmem Lúcia Albrecht da Silveira
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Ano: 2023
Páginas: 255 (PDF) 257 (impresso)
Área do conhecimento: Educação
ISBN (PDF): 978-65-5607-045-2
ISBN (impresso): 978-65-5607-046-9
Palavras-chave: Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Educação e Estado. Pisa. Gestão Educacional.
A obra vincula-se ao contexto das Políticas Educacionais como campo acadêmico de investigação e traz como objetivo a identificação de ações que evidenciam o protagonismo dos organismos internacionais na gestão educacional brasileira, focando nos resultados das edições avaliativas do Pisa e dialogando empiricamente com documentos midiáticos.
Sobre teoria e prática: ensaios e narrativas de experiências formativas e pedagógicas
Organizadores
Eldon Henrique Mühl
Elisa Mainardi
Ano: 2019
Páginas: 400
Área do conhecimento: Educação
O presente livro do grupo Teoria e prática pedagógica apresenta um conjunto de textos, que ainda que mantenham uma estrutura em forma de artigo, procuram, em sua maior parte, constituírem-se em um relato de memórias de experiências vivenciadas dos seus autores. São reflexões que emergiram de constatações do cotidiano escolar e de outros contextos formativos, em que o principal objetivo foi o de perceber o quanto as ações realizadas revelam a inserção dos indivíduos no processo, a natureza desta inserção ou o seu distanciamento. Em síntese, pretende-se desvelar quanto determinadas práticas pedagógicas possibilitam ou mobilizam o indivíduo para a inserção no processo formativo ou o afasta de tal experiência.
A organização da obra compreende duas partes: na Parte 1, são apresentados textos em forma de ensaios ou reflexões sistematizadas sobre pressupostos teóricos e metodológicos da questão teoria e prática pedagógica e experiência formativa. Na Parte 2, encontram-se os textos desenvolvidos em forma de memórias e de narrativas, em que os autores expõem os processos vivenciados em diferentes contextos e avaliam suas experiências de formação.
Os movimentos sociais como educadores: contribuições políticas e pedagógicas do Acampamento Natalino
Autor
Telmo Marcon
Ano: 2016
Páginas: 294
ISBN: 978-85-7515-907-1 (PDF)
ISBN: 978-85-7515-946-0 (impresso)
Palavras-Chave: Educação, Movimentos sociais, contribuições políticas e educativas
Área do conhecimento: Educação
Produzida inicialmente como dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, a pesquisa sobre o acampamento de agricultores sem-terra da Encruzilhada Natalino (1980-1983) foi publicada em forma de livro pela editora da Universidade de Passo Fundo (Marcon, 1997). Esgotada a edição, colocaram-se três possibilidades: reeditar no mesmo formato, não reeditar e reestruturar o texto. A escolha incidiu sobre a terceira opção, apoiada em algumas justificativas: a) as leituras realizadas desde a elaboração da dissertação permitem uma ampliação da abordagem do tema; b) a relevância e o papel desse movimento social que continua sendo um marco fundamental na história dosmovimentos sociais desde a década de 1980, especialmente dos Trabalhadores Sem Terra, na luta por reforma agrária, políticas agrícolas sustentáveis e democracia; c) a possibilidade de analisar o movimento da perspectiva educativa e político-pedagógica; d) o ato realizado pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, no dia 13 de junho de 2014, em Ronda Alta (Brasil, 2014), que teve como objeto o julgamento dos requerimentos de anistia política do padre Arnildo Fritzen e dos acampados Angelin Antônio Campignotto, Zolmir Antônio Calegari, Inês Calegari, Ivete Vieira, Maria Salete Campigotto e Miguel Gonçalves Vieira. Esses argumentos justificaram a proposta de levar adiante o projeto de reescrever a história do acampamento do ponto de vista de sua contribuição política e educativa.
Anais do 10º Seminário de atualização pedagógica para professores da educação básica e 8º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas
Organizadoras
Luciane Sturm
Maria Joana Chiodelli Chaise
Edição: 1
Ano: 2019
Páginas: 149
ISBN (PDF): 978-85-523-0064-9
Palavras-Chave: 1. Educação de base - Congressos e convenções. 2. Professores - Formação - Congressos e convenções.
Áreas do conhecimento: Educação, Arte, Tecnologia, Educação, Linguagens, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Matemática
Os textos que compõem esta obra são resultado de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, por professores em-serviço - egressos e convidados - professores em-formação, vinculados a projetos de pesquisa e de extensão da UPF, dos cursos de graduação e seus programas de pós-graduação institucionais. Além disso, são trazidas experiências desenvolvidas e testadas em diferentes espaços escolares, públicos e privados. São estudos e propostas que provocam o diálogo e a reflexão sobre os fenômenos que circundam o ambiente escolar, podendo se constituir como alternativas aos professores da educação básica em geral, bem como aos estudantes de cursos de licenciatura, e mesmo pesquisadores ligados a áreas específicas da educação.
Os trabalhos trazem pesquisas, propostas pedagógicas e experiências atraentes e inovadoras, resultados de estudos nas áreas da Arte, Tecnologia, Educação, Linguagens, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Matemática, que merecem ser lidos e socializados. Assim, desejamos que a leitura desses textos fomente a ação pedagógica dinâmica e criativa, qualificando as experiências em nossas salas de aula, gerando outras perguntas e reflexões, suscitando outros tantos projetos e estudos.
Boa leitura a todos!
Comunicação alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do Scala
Organizadoras
Liliana Maria Passerino
Maria Rosangela Bez
Ano: 2015
Páginas: 323
ISBN: 978-85-7515-903-3 (PDF)
978-85-7515-927-9 (EPUB)
Palavras-Chave: Inclusão social, autismo, comunicação.
Tomar a decisão de escrever um livro sobre as temáticas de pesquisa Comunicação alternativa e Transtorno do Espectro Autista (TEA) torna-se um grande desafio por diversos motivos. Um deles é pela complexidade inerente às áreas supracitadas, outro é pelo esforço de condensar em poucas páginas uma trajetória de mais de dez anos de pesquisa no que diz respeito ao autismo e de sete anos de pesquisa em Comunicação alternativa.
Assim, assumo aqui o desafio de apresentar uma síntese coerente das principais contribuições que o Grupo de Pesquisa Teias – Tecnologias na Educação para Inclusão e Acessibilidade em Sociedade – tem produzido nos últimos cinco anos a partir das concepções que embasam tanto meu trabalho como minha vida: a perspectiva socio-histórica. Por isso, neste livro, você, caro leitor, encontrará três partes: a primeira, que apresenta todo o embasamento teórico e epistemológico do Grupo Teias; a segunda, em que se elenca a perspectiva metodológica e tecnológica adotada, com base na concepção teórica anunciada; e, finalmente, apresenta-se o projeto Scala, com seus desdobramentos tecnológicos, científicos e educacionais.
Uma ótima leitura!
Criatividade no ensinar e no aprender
Organizadores
Aline Locatelli
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Luiz Marcelo Darroz
Ano: 2018
Páginas: 246
ISBN: 978-85-523-0055-7
Palavras-Chave: 1. Aprendizagem. 2. Educação – Estudo e ensino. 3.Educação.
Área do conhecimento: Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Matemática e Tecnologias
O presente livro é uma coletânea que compreende os artigos das áreas Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Matemática e Tecnologias, sendo que cada artigo é um texto com estrutura independente. Cada um dos autores, na maioria docentes e discentes do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF, procurou contribuir com qualidade e criatividade, baseando-se nas mais diversas teorias de ensino-aprendizagem, compartilhando um pouco das suas experiências, visando potencializar o trabalho desenvolvido no 9º Semape.
Vozes Kamé e Kairu: processos educativos estéticos vivenciados numa escola Kaingang
Autoras
Sandra Rogeria de Oliveira
Beatriz Favaretto
Graciela Ormezzano
Ano: 2015
Páginas: 166
ISBN: 978-85-7515-891-3
Palavras-Chave: Educação estética, estudo e ensino, Kaingang
Áreas do conhecimento: Educação, Artes
Neste livro tratamos sobre os processos de educação estética que foram percebidos por nós numa escola de educação básica, situada num posto indígena kaingang na região sul do Brasil. O panorama que nele expomos se concretiza ao considerar a cosmovisão estética Kaingang e sua incidência nessa escola, que possui um amplo espaço físico, atualmente com 98% de professores pertencentes a essa nação. O livro está composto de quatro capítulos. O primeiro trata da educação estética na contemporaneidade e o tempo- espaço da educação Kaingang; o segundo diz respeito à percepção dos docentes sobre a escola em que lecionam e sobre a participação da comunidade indígena e, ainda, descreve o cenário encontrado e as mudanças que aconteceram entre 2004 e 2009; o terceiro interpreta aspectos relativos ao canto e à dança na escola Kaingang; e, por fim, o último aborda as atividades artístico-estéticas das crianças indígenas expressas por meio da arte num processo interdisciplinar e intercultural.
O trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos: repensando e qualificando as práticas educativas
Organizadores
Carla Cristine Tramontina
Elisabeth Maria Foschiera
Luciane Spanhol Bordignon
Maria Isabel Bristott
Ano: 2018
Páginas: 188
ISBN: 978-85-523-0051-9
Palavras-Chave: 1. Educação de jovens e adultos. 2. Prática de ensino. 3. Aprendizagem.
Área do conhecimento: Educação
Esta obra é resultado da sistematização do curso de formação continuada em serviço realizado com professores e funcionários de educação de jovens e adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Marau, coordenado pela Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Centro Regional de Educação (CRE), com apoio da Administração da Prefeitura Municipal de Marau, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, gestão 2013-2016. O processo de formação teve como tema orientador “O trabalho pedagógico na EJA: repensando e qualificando as práticas educativas”, e como objetivo geral qualificar a EJA do município de Marau, tendo a socialização dos saberes e dos sentidos como mobilizadora para as aprendizagens. A metodologia utilizada no trabalho desenvolvido baseou-se nos princípios dos documentos nacionais que tratam da EJA, dando ênfase à formação e à autoformação dos sujeitos envolvidos na ação educativa. Durante o processo, ocorreram momentos de sistematização do que foi construído, possibilitando o registro das práticas e reflexões vivenciadas.
A obra é composta pelo registro dos encontros e da ressignificação do trabalho realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Honorino Pereira Borges, com o Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), da rede de ensino de Marau, RS, e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), de Palmeira das Missões – que foi inicialmente convidado para um momento de assessoria e para socialização das práticas desenvolvidas e, depois, inserido no processo de formação.
Reflexões pedagógicas: cenários de iniciação à docência. Física, Matemática e Química
Organizadoras
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Sandra Mara Marasini
Clóvia Marozzin Mistura
Volume: 2
Ano: 2014
Páginas: 240
ISBN: 978-857515-848-7 (PDF)
ISBN: 978-85-7515-848-7 (impresso)
Palavras-Chave: Ensino, educação, formação docente.
Áreas do conhecimento: Física, Matemática e Física
Estas Reflexões Pedagógicas são resultado de um trabalho construído a muitas mãos. Inicialmente, é preciso reconhecer uma delas – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), viabilizado pela Capes, e os propósitos dessa brilhante iniciativa.
Numa época em que, no Brasil – em toda a sua extensão –, a procura por cursos de licenciatura é extremamente tímida, em que cursos de formação de professores são descontinuados por ausência de interessados, em que o desprestígio social da profissão é cotidianamente evidenciado, um programa como o Pibid nos anima e nos enche de esperança.
O Pibid se configura como uma importante iniciativa na busca da reversão do quadro de desinteresse pelo magistério. Possibilita que os jovens licenciandos, ao se inserirem no cotidiano das escolas, ao refletirem sobre a prática docente, ao dialogarem com os professores em atuação e ao experienciarem práticas pedagógicas inovadoras, sintam-se fortalecidos e convictos da relevância de seu papel na formação da cidadania e do seu protagonismo na elevação da qualidade das escolas públicas de educação básica.
As outras mãos que tornaram possível a construção desta obra são aqui representadas por docentes da Universidade de Passo Fundo (coordenadoras dos subprojetos de Física, Matemática e Quimíca), professoras das escolas públicas (supervisoras) e acadêmicos dessas licenciaturas – todos bolsistas Pibid-Capes. Tal conjunção de pessoas e desejos permitiu que esta obra fosse gestada e (re)criada, de modo a alimentar novas investigações e discussões acerca dos desafios da docência.
As abordagens e as discussões propostas pelos bolsistas licenciandos são resultado de suas incursões acadêmicas e de experiências vividas no “chão da escola”. Os autores, embora iniciantes na docência, revelam uma maturidade surpreendente e uma consistente formação teórica, que permeia seus saberes e suas práticas.
Para a Universidade de Passo Fundo, esta coletânea de textos reflete, inequivocamente, o comprometimento dos seus cursos de licenciatura com a superação dos desafios da educação. Reflete, ainda, o desempenho qualificado de seus licenciandos, a competência dos professores que atuam na instituição e nas escolas de educação básica e a possibilidade de, num futuro próximo, serem restabelecidos o interesse e o encantamento pela carreira docente e o fortalecimento profissional do professor.
A matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul
Autor
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Download pdf: http://editora.upf.br/images/ebook/a_matematica_na_revista_do_ensino_final.pdf
Ano: 2017
Páginas: 287
ISBN: 978-85-523-0008-3
Palavras-Chave: Matemática, Educação - estudo e ensino, Matemática - estudo e ensino
Área do conhecimento: Matemática, Educação
Com tais considerações, este estudo tem como objetivo explicitar e analisar quais foram os discursos que circularam nos artigos publicados pela RE/RS no período compreendido entre 1951 e 1978, o que dizem esses discursos e quem fala sobre matemática.
Reflexões pedagógicas: cenários de iniciação à docência. Letras, Português e Pedagogia
Organizadoras
Adriana Bragagnolo
Flávia Eloisa Caimi
Marlete Sandra Diedrich
Volume: 1
Ano: 2014
Páginas: 152
ISBN: 978-857515-821-0
Palavras-Chave: Ensino, educação, formação docente.
Áreas do conhecimento: Letras, Português, Pedagogia
O livro que ora apresentamos consubstancia parte dos estudos realizados nos primeiros dois anos do Pibid-UPF, notadamente, nos subprojetos Letras-Português e Pedagogia, nessa ampla dinâmica de trabalho que permeou todas as licenciaturas. O que os leitores encontrarão nesta obra protagonizada por autores neófitos, ou seja, por acadêmicos que estão dando seus primeiros passos na docência e, especialmente, na reflexão sobre a docência, é o seu esforço inicial de apropriar-se do entendimento da complexidade que circunscreve os espaços escolares e a sala de aula. Um esforço que pode parecer simples aos olhos daqueles que já de longa data conhecem os meandros da pesquisa educacional, da reflexão sobre a prática, da escrita acadêmica. Aos nossos olhos, a produção desses professores em formação (licenciandos) e desses professores em atuação (supervisores) possui singular importância e extremo significado, não só pelo seu conteúdo/produto, mas, sobretudo, pelo processo investigativo e reflexivo que alimenta essa produção.
Dizendo de forma mais objetiva, acreditamos, com Zabalza, que “o próprio fato de escrever, de escrever sobre a própria prática, leva o professor a aprender por sua narração”. Isso porque a narração escrita propicia diversos modos de acesso à realidade, permite recriar a experiência e organiza-a numa mensagem estruturada, documenta a evolução do pensamento, mobiliza conexões entre a nova informação e o que já se conhece, exige uma estruturação deliberada de significado, dentre outras potencialidades.
Os jovens autores desta obra tomam-nos como interlocutores e contam-nos suas experiências, trazem suas reflexões, compartilham suas preocupações, expõem as dificuldades que encontraram em suas incursões à sala de aula, apresentam as estratégias que adotaram para fazer frente aos singulares e complexos contextos escolares por onde andaram. Enfim, com seus relatos, estão confiando-nos suas perspectivas e expectativas, tanto de iniciação à docência quanto de iniciação à escrita; estão mostrando parte de seus saberes pedagógicos, da construção de suas práticas, das suas certezas, dúvidas, inquietudes, desejos. Sejamos os interlocutores que eles esperam, leitores generosos, respeitosos e amigos a quem vão mostrando o que escrevem, confiantes.
Universidade e formação
Organizadores
Rosani Sgari
Patrícia da Silva Valério
Edison Alencar Casagranda
Edição: 1
Ano: 2017
Páginas: 156
ISBN (PDF): 978-85-523-0010-6
Palavras-Chave: formação de professores, universidades e faculdades, ensino superior
Áreas do conhecimento: Educação, Formação de Professores
Esta obra surgiu de um desejo de registrar uma experiência prática de formação continuada desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF), ao longo do período de 2015-2016. Essa experiência teve origem em um movimento iniciado por alguns coordenadores de cursos de licenciatura e diretores de unidades que, ansiosos diante da publicação de novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, procuraram a Vice-Reitoria de Graduação com o desejo de constituir uma equipe capaz de pensar crítica e propositivamente os currículos dos cursos que formam professores. A proposta foi não somente acolhida pela Vice-Reitoria, como também viabilizada por intermédio de sua assessoria em conjunto com demais setores da instituição e com o grupo entusiasmado de professores e diretores. Foram realizados cerca de trinta encontros de estudo e de formação ao longo de um ano. Parte do embasamento teórico que subsidiou esses estudos está reunida nesta obra que tem o objetivo de registrar parte importante do referencial teórico desses momentos, mas também o testemunho de uma experiência positiva de formação continuada da qual participou, voluntariamente, um número expressivo de professores dos cursos de licenciatura da UPF.