Extensão Universitária
Política de extensão e de assuntos comunitários
Organizador
Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Ano: 2018
Páginas: 48
ISBN: 978-85-523-0034-2
Palavras-Chave: Extensão universitária. Universidades e faculdades. Assuntos comunitários. Comunidade. Projetos.
Áreas do conhecimento: Extensão universitária
Mais do que um documento, as Políticas de Extensão constituem o resultado de um exercício de vários anos e de esforços contínuos e coletivos para estabelecer vínculos efetivos de uma prática extensionista relevante para o conhecimento construído na UPF. São vários os sujeitos que, por sua dedicação e entrega a um fazer acadêmico indissociável, possibilitaram o amadurecimento de processos e reflexões que são aqui, agora, apresentados como políticas.
Um panorama histórico e político inicia o texto que a leitora ou o leitor tem em mãos. A extensão é um produto da necessidade social, inerente ao fazer da universidade, que se consolidou no final do século XX e início do XXI. Na UPF, nos últimos anos, a extensão foi marcada pela reorganização com foco no seu potencial acadêmico; regulamentação de processos; sistematização das práticas; e reflexão aprofundada e fundamentada de suas ações. Todas essas iniciativas, certamente, contribuíram para o amadurecimento das políticas de extensão e maior consistência na relação com a comunidade.
Universidade, território e transformação social: reflexões em torno dos processos de aprendizagem em movimento
Autores
Rodrigo Ávila H.
Liliana Elsegood
Ignacio Garaño
Facundo Harguinteguy
Tradução: Lucas Antônio de Carvalho Cyrino
Ano: 2016
Páginas: 110
ISBN: 978-85-7515-983-5 (PDF)
ISBN: 978-85-7515-930-9 (impresso)
Palavras-Chave: Literatura e história, Literatura - História e crítica
Edição: 1ª edição traduzida em português
Coedição UPF Editora e Undav Ediciones – Universidad Nacional de Avellaneda
Por que escrever este livro? A resposta poderia encontrar-se na necessidade de socializar este processo que viemos realizando; e essa socialização não é possível sem compartilhar com os leitores alguns conceitos centrais para pensar a universidade, a extensão universitária e sua curricularização. Território, identidade, integração, Estado, setores populares, transformação social: são alguns dos conceitos que esta experiência nos convida, nos obriga, a pensar, junto com os problemas, os trajetos e o impacto nos estudantes e nas equipes docentes.
Também parte dessa resposta tem a ver com a responsabilidade que temos como parte da equipe de trabalhadores fundadores de uma universidade pública, nacional e popular, em levar nossa prática constantemente ao terreno da reflexão crítica, exercitando uma práxis transformadora que não nos permita esquecer-nos do lugar que ocupamos, do compromisso que assumimos dia a dia.
Desejamos que, ao passo em que tentamos ir traçando uma fundamentação teórica, pedagógica, metodológica e política do Trajeto Curricular Integrador Trabalho Social Comunitário, contribuamos com os debates sobre as estratégias para construir uma universidade emancipadora e transformadora da realidade social. Trabalho Social Comunitário (TSC) é uma proposta vertebral que pretende ligar os conhecimentos mais técnicos e disciplinares com uma formação integral com forte estabelecimento nas problemáticas regionais. Esse trajeto que cruza transversalmente toda a formação profissional dos estudantes, além de refletir em torno de nossa realidade socio-histórica, põe em jogo pensamento, ação e participação ao trabalhar em parceria com organizações e instituições da comunidade para abordar problemáticas e desafios de forma conjunta.
Até o final do livro, tomaremos, como exemplos, dois projetos realizados em 2012 no nível II de TSC, dirigidos por quem escreve estas páginas, em cuja abordagem trataremos de dar luz sobre o realizado até o momento, o caminho percorrido, as perspectivas de futuro e as questões que ainda devemos consolidar.
A extensão universitária no protagonismo e na qualificação da formação do estudante
Organizadoras
Bernadete Maria Dalmolin
Giovana Henrich
Lísia Rodigheri Godinho
Ano: 2018
Páginas: 262
ISBN: 978-85-523-0029-8
Palavras-Chave: Ensino Superior. Universidade comunitária. Formação universitária.
Coleção: Coletânea do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias – Forext
Áreas do conhecimento: Extensão Universitária
Esta obra, intitulada A extensão universitária no protagonismo e na qualificação da formação do estudante, foi tecida como um mosaico de encontros. “Saber cuidar”, “articular o tripé universitário”, “expervivenciar”, “aprendizagens significativas”, “(trans)formação”, “processos complexos e exigentes”, “simbiose de saberes”, “redes interdisciplinares”, “formação cidadã”, “aprendizado a partir da práxis”, “indagações”, “estudantes”, “experienciação”, “cartografia social”, “práticas socioculturais” e “direitos humanos” são algumas das palavras que, entrelaçadas, tornam as próximas páginas encontros de saberes, fazeres, pessoas, culturas, desafios e questionamentos. Ao dar voz às palavras e torná-las vivas, constrói-se e compartilha-se o que se compreende como protagonismo estudantil, a partir da extensão universitária.
Trabalho e renda: possibilidades de extensão universitária
Organizadoras
Bernadete Maria Dalmolin
Lísia Rodigheri Godinho
Ano: 2015
Páginas: 158
ISBN: 978-85-7515-876-0
Palavras-Chave: Extensão universitária, trabalho, renda.
A presente publicação é a quinta edição da série Temática da Câmara Sul do Fórum Nacional de Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias – FOREXT, e traz para o debate o tema “trabalho e renda”.
Quando estudamos a história da Extensão Universitária no Brasil, podemos perceber que o trabalho e a renda, em especial a economia solidária, tornou-se um dos principais temas de intervenção nesse âmbito. Isso ocorre porque os desafios que enfrentamos nas nossas atividades cotidianas, especialmente no que se refere ao papel que assumimos ao definir as políticas de extensão das universidades comunitárias, pressupõem um processo colaborativo para que as medidas tornem-se, não apenas eficientes, mas efetivas na busca pela transformação social.
Este livro mostra um pouco do muito que as IES comunitárias têm desenvolvido na área da Extensão e convida o leitor a refletir sobre esse tema tão apaixonante e desafiador que é o “trabalho e renda”. Boa leitura!