Filosofia
Adorno e a recepção da crítica de Nietzsche à cultura em Dialética do Esclarecimento
Autor
Francisco Fianco
Ano: 2020
Páginas: 151
ISBN: 978-65-5607-005-6 (PDF)
Palavras-chave: Theodor W. Adorno. Friedrich Nietzsche. Wilhelm. Crítica.
Área do conhecimento: Filosofia.
O texto se dividirá em três capítulos principais. No primeiro, analisaremos os pressupostos teóricos do esclarecimento, tanto sua conceitualização quanto sua relação com a mitologia, conforme é exemplificado na análise da narrativa homérica da Odisseia. Traremos também, nesse momento, o texto adorniano da Dialética Negativa, no intuito de traçar alguns paralelos de conteúdo entre essas duas obras e perceber como alguns aspectos do procedimento teórico do esclarecimento são aprofundados e demonstrados na análise que Adorno faz do modo de construção do conhecimento. O segundo capítulo se dedica a contextualizar em vários aspectos o fenômeno da indústria cultural e apontar a sua vinculação ao capitalismo tardio, por intermédio da industrialização, da massificação, dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX, da manipulação ideológica e da dominação psicológica e moral que esse ramo da indústria intenta em nosso contexto cultural contemporâneo. Nesse capítulo, analisaremos também o que consideramos a principal possibilidade de relação das críticas de Nietzsche em O nascimento da tragédia e a análise da indústria cultural de Adorno e Horkheimer, ou seja, a dissolução do aspecto trágico dentro das obras produzidas por um contexto cultural que esses pensadores identificaram como decadente e as consequências desse processo para a arte em especial e para a sociedade como um todo. Por fim, dedicar-nos-emos a avaliar as distinções, especialmente referentes à moral, entre o pensamento de Nietzsche e as considerações de Adorno, com base no capítulo sobre esclarecimento e moral de Dialética do Esclarecimento, para avaliar o quanto o desenvolvimento da filosofia de Adorno sobre as considerações morais muitas vezes problemáticas de Nietzsche podem contribuir para uma interpretação mais adequada e contextualizada de sua filosofia.
Sobre filosofia e educação: racionalidade, amizade e formação
Organizadores
Angelo Vitório Cenci
Cláudio Almir Dalbosco
Eldon Henrique Mühl
Ano: 2018
Páginas: 326
ISBN: 978-85-523-0012-0
Palavras-Chave: Educação - Filosofia, Racionalidade, Reflexão(filosofia)
Áreas do conhecimento: Filosofia
Que conotações envolvem o conceito de philía? A philía pode servir como referencial normativo para os processos formativos hoje? Como podem ser articulados a ela conceitos como alteridade, erótica, experiência e juízo, entre outros? O presente livro visa trazer uma contribuição à reflexão educacional, articulando, de forma atualizada, grandes temas da área ao tema central da amizade. Para dar conta de tal propósito, reúne a contribuição de pesquisadores da área da filosofia e da educação de oito universidades brasileiras e cinco estrangeiras. A primeira parte, composta por quatro textos, foca na relação philía, filosofia e educação. A segunda reúne três textos e trata de amizade, erótica e ética. A terceira, composta por quatro trabalhos, versa sobre a relação filosofia, amizade e experiência formativa. A quarta e última, também estruturada em torno de três trabalhos, trata da relação do vínculo entre universidade, desenvolvimento e formação.
Pesquisas acadêmicas II: ensaios filosóficos
Organizadores
Nadir Antonio Pichler
Diocélia Moura da Silva
Luís Francisco Fianco Dias
Ano: 2019
Páginas: 184
ISBN: 978-85-523-0067-0
Palavras-Chave: 1. Pesquisa. 2. Teoria do conhecimento. 3. Sociologia do conhecimento
Área do conhecimento: Filosofia
Este livro contribui com a missão da Universidade de Passo Fundo de produzir e difundir conhecimentos, para a promoção da qualidade de vida e a formação de cidadãos competentes, e com a sua função de estimular os acadêmicos para a pesquisa, nos âmbitos de graduação e pós-graduação. Os capítulos são resultados de pesquisas filosóficas desenvolvidas por acadêmicos e professores, com a finalidade de estimulá-los na busca pelo saber histórico e atual, disponibilizando um espaço para a publicação de suas pesquisas e devolvendo à comunidade regional alguns produtos dos investimentos efetuados no ensino e na pesquisa.
Sobre filosofia e educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa
Organizadores
Angelo Vitório Cenci
Cláudio Almir Dalbosco
Eldon Henrique Mühl
Ano: 2013
Páginas: 336
ISBN: 978-857515-805-0 (PDF)
ISBN: 978-85-7515-858-6 (impresso)
Palavras-Chave: Filosofia da educação, experiências formativas.
Áreas do conhecimento: Filosofia
Somos a espécie animal mais numerosa desse planeta. E, como nunca, com enorme possibilidade de interconexão constante por meio de uma gama de tecnologias. Este momento especial em que vivemos nos desafia a visualizar possibilidades e a buscar o entendimento por meio de uma racionalidade capaz de expressar nossas necessidades de formação, de conquista de autonomia, do cuidado de si, da solidariedade com o outro, da ética, de experiências formativas na educação popular e os percalços do produtivismo. Uma racionalidade que permita a efetivação de uma experiência formativa que acrescente um poder não discriminativo à garantia dos direitos humanos, sociais e políticos.
A reflexão acerca dos processos educativos contida nas várias abordagens apresentadas nos textos desafiadores deste volume permitirá ao leitor dar-se conta da importância da característica social desses processos, de suas implicações metodológicas e procedimentais bem como de suas repercussões no próprio modo de sentir e viver.
Desse modo, a obra que ora é oferecida ao público certamente contribuirá para a melhor reflexão de todos aqueles que se dedicam e assumem o compromisso com a formação humana das novas gerações.