Física
HPS&ST em tempos de negação científica - Anais da 5ª Conferência Latino-Americana do Internacional History, Philosophy, and Sciencie Teaching Group
Organizadores
Felippe Percheron
Douglas Grando de Souza
Ana Amélia Petter
Leonardo Heidemann
Nathan Willig Lima
Ano: 2023
Páginas: 266
ISBN (PDF): 978-65-5607-048-3
Palavras-chave: Ciências. Física. Educação. Ensino.
Área do conhecimento: Física
Nestes anais, apresentamos as palestras, cursos e comunicações orais da 5ª edição da Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group (IHPSTLA).
Compreendendo a teoria da relatividade: dos fundamentos às suas consequências
Autores
Alisson Cristian Giacomelli
Carlos Ariel Samudio Pérez
Ano: 2019
Páginas: 113
ISBN: 978-85-523-0041-0
Palavras-Chave: 1. Relatividade (Física). 2. Teoria da aprendizagem. 3. Física (Ensino médio).
Área do conhecimento: Física
A Física, assim como qualquer outra ciência, encontra-se, desde os seus primórdios, em constante evolução. Teorias são frequentemente modificadas, e até mesmo descartadas, sendo substituídas por outras. Essa constante modificação constitui-se na própria natureza de uma teoria científica, ou seja, ela precisa ser falseável. Uma profunda modificação na forma como o meio científico concebia algumas grandezas físicas fundamentais, como espaço, tempo e matéria, ocorreu no início do século XX com a ascensão da teoria da relatividade de Einstein, que se constitui num dos pilares do que ficou conhecido como “Física Moderna”. A presente obra apresenta um texto de apoio aos professores de Física do ensino médio, que aborda tanto tópicos de relatividade restrita como de relatividade geral. Buscou-se abordar os tópicos com uma linguagem simples, evitando ao máximo complicações matemáticas, no intuito de tornar a leitura acessível tanto ao professor como ao aluno. Nesse sentido, ao longo do texto, também é sugerida a realização de algumas atividades, como dinâmicas, experimentos mentais e mesmo de laboratório didático, sempre buscando movimentar a estrutura cognitiva do estudante com o objetivo do promover uma melhor compreensão do conteúdo. A utilização do material não precisa, necessariamente, seguir a mesma ordem em que os tópicos estão dispostos no presente texto. Podem-se selecionar apenas alguns tópicos, com a ressalva de alguns conceitos que são, de certa forma, pré-requisitos para uma melhor compreensão de outros.
Assim, apresenta-se um material que visa facilitar o trabalho do professor assim como a compreensão por parte dos estudantes em relação à relatividade restrita e geral. Esse material consiste no produto educacional desenvolvido como pré-requisito parcial para a obtenção do título de mestre de um dos autores junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação
Autora
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 177
ISBN (impresso): 978-857515-834-0
ISBN (PDF): 978-857515-846-3
ISBN (EPUB): 978-857515-845-6
Palavras-Chave: Metacognição, Ensino de Física, Estratégia de Aprendizagem
Áreas do conhecimento: Física
Assunto: Metacognição
Com intuito de fornecer subsídios teóricos aos professores e pesquisadores da área de ensino de Física, apresenta-se esta obra, que disserta sobre a possibilidade de utilização da metacognição como favorecedora da aprendizagem em Física. O livro foi organizado em sete capítulos, tendo como demarcação do território no primeiro capítulo a apresentação da definição, o relato histórico da construção do conceito e a polissemia do termo “metacognição”. Para isso, referencia-se nos estudos dos psicólogos John Flavell, Henry Wellman e Ann Brown, estabelecendo os elementos metacognitivos, considerados atributos essenciais na elaboração de propostas didáticas no ensino de Física.
A presente obra, ao adentrar em uma área polêmica e obscura como a metacognição, respaldou-se em sólidos referenciais na busca por estabelecer uma aproximação com o ensino de Física. Ao “beber em outra fonte”, foi possível extrapolar os limites já investigados e fazer novas aproximações, aventurando-se por horizontes ainda não explorados, como no caso da pesquisa relacionada às atividades experimentais, apresentada no último capítulo. Essa aventura é, portanto, um convite ao leitor para propor novas alternativas didáticas.