Letras
Anais IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e do V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM)
Organizadoras
Claudia Stumpf Toldo
Marlete Sandra Diedrich
Luciane Sturm
Patrícia da Silva Valério
Ano: 2016
Páginas: 1278
Palavras-Chave: Linguagem e línguas, Literatura, Língua estrangeira
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Arte
O Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo realizou, de 19 a 21 de outubro de 2016, o IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e o V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), eventos já tradicionais no Curso. Com o intuito de ampliar as discussões relacionadas à área das linguagens, códigos e suas tecnologias, aconteceu conjuntamente ao SELES/SELM, com o apoio e a participação dos Cursos de Artes Visuais e de Educação Física, o I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte (SENI).
Foram momentos de discussão dos processos de ensino e de aprendizagem da área envolvida, promovendo a atualização e a qualificação de professores e estudantes, os quais estiveram envolvidos com o tema “Desafios contemporâneos no ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias”, num verdadeiro diálogo interdisciplinar entre os componentes curriculares da área das linguagens – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte. Entre Mostra de Materiais Didáticos, conferências, minicursos e sessão de comunicações, foram muitas experiências construídas e muitos saberes compartilhados.
Sendo assim, apresentamos os Anais do evento, divididos em dois tomos: no tomo 1, constam artigos produzidos a partir de comunicações apresentadas no grande eixo que envolve discussões acerca da Língua Materna; no tomo 2, constam artigos produzidos a partir de comunicações apresentadas no grande eixo da Língua Estrangeira. Como podemos perceber, trata-se de um grande conjunto de trabalhos cujas temáticas revelam-se atuais e necessárias.
Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias
Autores
Carme Regina Schons (Org.)
Ercília Ana Cazarin (Org.)
Edição: 2
Ano: 2013
Páginas: 302
ISBN (EPUB): 978-857515-852-4
ISBN (PDF): 978-857515-794-7
Palavras-Chave: Análise do discurso, aprendizagem, análise linguística.
Coleção: Sem coleção
Áreas do conhecimento: Letras
Assunto: Linguística
Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias, já em sua segunda edição, reúne texto de professores/pesquisadores de diferentes universidades do país. Na obra, o leitor encontra textos que buscam a desconstrução do imaginário sobre o professor de língua. Na perspectiva da análise do discurso, reconhecem o sujeito professor como sendo interpelado pela ideologia e dotado de inconsciente, buscando explicar a relação que se estabelece, ou deveria se estabelecer, com a escola, que no processo de alfabetização, quer no processo de leitura e produção de textos, nos mais variados níveis de ensino. Enfim, ao tematizar sobre o processo de ensino-aprendizagem, buscam entender o modo como a mídia destrói um imaginário sobre língua e como esse imaginário se sedimenta socialmente, inclusive na escola, o que, não raramente, leva a que os sujeitos professor e/ou aluno se dividam/fragmentem entre o desejo da unicidade e o real da língua.