Mundo da Leitura
Livro do mês 2014 - Literatura contemporânea para jovens: novos modos de ler e de escrever
Organizadoras
Maria Augusta D'Arienzo
Tania M. K. Rösing
Edição: 1
Ano: 2017
Páginas: 51
ISBN (PDF): 978-85-523-0022-9
Palavras-Chave: Incentivo à leitura, jovens - Livros e leitura, Leitura - Desenvolvimento e prática
Áreas do conhecimento: Letras, Literatura
A formação leitora tem efeitos na construção de novos leitores. Em relação aos jovens, precisa-se reconhecer que são leitores de outras leituras, distantes das indicadas pela escola. Há que se percorrer uma direção contrária nesse processo: adultos, entre os quais pais e professores, precisam conhecer as preferências de leitura dos jovens, para entendê-las e, na sequência, avaliar as possibilidades de contribuir com a indicação de outras leituras no âmbito da produção canônica e ou clássica.
No papel de mediadores, assumem o compromisso de cotejar as propostas da escola com as escolhas dos jovens. Mudaram-se os tempos. O domínio da tecnologia da informação e da comunicação desenvolve autonomia nessas escolhas e amplia o universo a que têm acesso os jovens leitores. Nesse sentido, o Projeto Livro do Mês, promoção conjunta entre a Universidade de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação e o Sesc/Passo Fundo, busca atingir as preferências e as necessidades de leitura de jovens que frequentam a escola e a universidade, mas que se distanciam das propostas de leitura feitas nessas instituições de ensino.
Mundo da Leitura 20 anos formando leitores
Organizadora
Tania M. K. Rösing
Download pdf: http://editora.upf.br/images/MundoDaLeitura/PDF/20_anos_mundo_da_leitura_2017.pdf
Edição: 1
Ano: 2017
Páginas: 294
ISBN (PDF): 978-85-523-0014-4
Palavras-Chave: Leitura, Livros e leitura, Incentivo à leitura, Literatura
Áreas do conhecimento: Letras, Literatura
Vinte anos se passaram. O Centro de Referência de Literatura e Multimeios – o Mundo da Leitura, nosso afetivo espaço de desenvolvimento de sonhos os mais inusitados, os mais extravagantes pelo envolvimento com a leitura literária, passando, portanto, pela compreensão, pela interpretação e pela apropriação de textos literários, de múltiplas linguagens, de inimaginadas manifestações culturais e tecnológicas adquire maturidade. Emerge, academicamente, do desejo de se construir um laboratório para desenvolver atividades de leitura na dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão no Curso de Letras, primeiro na Graduação e, na sequência, no Mestrado e Doutorado. Amplia suas ações na perspectiva interdisciplinar e tecnológica. Expande-se na criação e na implementação de uma diversidade de projetos. No contexto de uma universidade a UPF –, atrai para seu interior estudantes e professores de escolas pertencentes às redes pública e particular, bem como estudantes e professores universitários de diferentes áreas do conhecimento, a partir do Curso de Letras para participarem de práticas leitoras que abrangem materiais do impresso ao digital, objetivando formar leitores críticos, sensíveis.