Tecnologia da Informação
Manual prático para estudos bibliométricos com o uso do Biblioshiny
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/Manual%20pr%C3%A1tico%20para%20estudos%20bibliom%C3%A9tricos%20com%20o%20uso%20do%20Biblioshiny.png)
Autoras
Caroline Lorensi da Silva
Maira Sgarbossa
Denize Grzybovski
Anelise Rebelato Mozzato
Ano: 2022
Páginas: 74
ISBN: 978-65-5607-027-8 (PDF)
Palavras-chave: Biblioshiny (Software). Bibliometria - Métodos estatísticos. Base de dados.
Área do conhecimento: Biblioteconomia e ciências da informação
Este manual tem por objetivo apresentar, aos alunos de iniciação científica e dos cursos de pós-graduação na área da administração, o passo a passo para a realização de bibliometria utilizando a interface gráfica Biblioshiny, contida na ferramenta bibliométrica de código aberto Bibliometrix. O manual, para uso do Biblioshiny nas pesquisas sobre diferentes temas nas áreas de gestão de pessoas (GP) e estudos organizacionais (EOR), foi elaborado visando a forma mais simples de utilização do software, sem limitar o potencial de análise dos dados dele resultantes, e sua utilização em diferentes áreas do conhecimento. Este manual não se aprofunda nem orienta acerca da melhor forma de fazer a pesquisa, mas, sim, norteia sobre como a pesquisa deve ser feita para posterior exportação na interface correta de importação no software R.
Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/Tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20no%20processo%20de%20envelhecimento%20humano.jpg)
Organizadores
Adriano Pasqualotti
Henrique Gil
Fausto Amaro
Ano: 2015
Páginas: 251
ISBN: 978-85-7515-894-4
Palavras-Chave: Envelhecimento humano, tecnologias de informação, inclusão digital.
Área do conhecimento: Tecnologias de informação
O aumento da longevidade é uma das grandes vitórias da geriatria e gerontologia. Entretanto, podemos elaborar uma pergunta que nos remete a uma reflexão profunda sobre viver cada vez mais: A qualidade de vida e o envelhecimento ativo acompanham essa grande conquista? E a resposta que encontramos é precocemente: Não! A base que utilizamos para afirmar tal resposta se pauta pela incidência cada vez maior de doenças crônicas que acomete as pessoas idosas, como por exemplo, diabetes, Alzheimer, Parkinson e incapacidades funcionais, evidência concisa desse processo.
Entretanto, podemos alterar essa realidade se realizarmos uma mudança profunda de nossas escolhas e comportamentos. Há diversas formas, procedimentos e meios que possamos adotar para executar tal mudança. São práticas relacionadas à filosofia de vida que adotamos; ao consumo alimentar que seguimos; ou à forma como nos relacionamos e interagimos em redes sociais. Este último aspecto é o tema que abordamos neste e-book.
Organizamos uma coletânea de textos que buscam analisar o impacto do uso das tecnologias de comunicação e informação no envelhecimento ativo. Convidamos autores de diversas áreas, instituições e países para elaborar textos que pudessem oferecer à comunidade científica uma reflexão sobre comunicação, tecnologias e pessoas idosas. Entendemos que a profundidade da forma como o tema foi abordado, nos onze capítulos que formam o e-book, permite afirmarmos que a meta foi alcançada.
Construindo o estado da arte da informática na educação: parte 1
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/Construindo%20o%20estado%20da%20arte%20da%20inform%C3%A1tica%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20parte%201.jpg)
Organizadores
Adriano Canabarro Teixeira
Marco Antônio Sandini Trentin
Ano: 2017
Páginas: 124
ISBN: 978-85-7515-996-5 (PDF)
Palavras-Chave: 1. Tecnologia educacional. 2. Ensino auxiliado por computador. 3. Computadores e civilização. 4 . Educação - Efeito das inovações tecnológicas.
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, nas linhas de pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital e Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, e na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, desenvolve inúmeras pesquisas envolvendo a temática da informática educativa.
No processo de construção do referencial teórico, é recorrente a busca por obras de referência que deem conta de constituir um corpo teórico de base para as pesquisas. Soma-se a esse fato a percepção de que o início do processo de escrita, não só em nossa universidade, mas em diferentes instituições e programas de pós-graduação, depende excessivamente da indicação de obras por parte dos professores orientadores, o que pode ter desdobramentos negativos sobre a produção dos discentes dos programas que se ocupam da temática.
Nesse sentido, esta obra deseja inaugurar uma coleção denominada Construindo o estado da arte da informática na educação com o objetivo de servir de ponto de partida para o mapeamento de obras de referência na área. Assim, buscando contemplar diferentes aspectos de construção do estado da arte na área, ela organiza-se em torno de cinco seções. A coleção Construindo o estado da arte da informática na educação é uma contribuição do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo para essa área desafiante, urgente e fundamental da educação! Boa leitura e boas interações.
Mídias Interativas e Saúde
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/M%C3%ADdias%20Interativas%20e%20Sa%C3%BAde.jpg)
Autor
Adriano Pasqualotti
Para aquirir o livro impresso, clique aqui e entre em contato com o autor!
Edição: 1
Ano: 2012
Formato: EPUB e IMPRESSO
ISBN (EPUB): 978-85-7515-486-1
ISBN (IMPRESSO): 978-85-7515-793-0
Palavras-Chave: Gerontologia, Idosos Comunicação, Idosos Saúde e Higiene
Coleção: Gerontologia Educação e Sociedade
Área do conhecimento: Gerontologia
Assuntos: Gerontologia, Idosos, Idoso - cuidados, Idoso.
As áreas da gerontologia e geriatria, principalmente em países desenvolvimento, carecem de pesquisas sobre a importância dos espaços comunicativos. Há a necessidade de compreendermos o significado dos processos de interação e comunicação como mecanismos para a inclusão social das pessoas idosas, tendo como paradigma a integração social, autonomia e melhoria da qualidade de vida. A atual sociedade em rede exige um repensar das certezas que tínhamos sobre a comunicação mediada pelas tecnologias. Neste terceiro milênio prospera a sociedade da informação que marca a construção da sociedade do conhecimento. Vivemos uma era que gero no ser humano novas formas de aprender a viver valores morais e éticos, elementos que regulam o processo de conviver em uma sociedade em rede. A humanidade tem construído conhecimento, ciência, arte e tecnologia em diferentes culturas. O desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais, como, por exemplo, os tutores inteligentes, as simulações de realidade virtual e os ambientes virtuais de aprendizagem, estão gerando uma ampla transformação na forma como são contextualizados os conceitos. Entendemos que esse aspecto vincula-se, como propõe Castells em "A sociedade em rede", em uma revolução tecnológica que não se centra na forma como são gerados os conhecimentos e as informações, mas, sim, na forma como devemos aplicá-los.
Nesse contexto, os encontros e as mediações sociais no ciberespaço, proporcionados por sistemas cooperativos e colaborativos, apresentam-se como instrumentos de interação desenvolvidos com a finalidade de viabilizar a troca e a apreensão de ideias e conhecimentos, bem como permitem o crescimento social do indivíduo por meio da conexão com os demais sujeitos da rede.
Esse novo paradigma determina que a informação seja a matéria-prima do conhecimento.
Programação de computadores na educação: um passo a passo utilizando o Scratch
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/Programa%C3%A7%C3%A3o%20de%20computadores%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20um%20passo%20a%20passo%20utilizando%20o%20Scratch.jpg)
Autores
Neuza T. Oro
Ariane M. Pazinato
Adriano C. Teixeira
Download pdf: http://editora.upf.br/images/ebook/Programacao_de_computadores.pdf
Ano: 2016
Páginas: 110
ISBN: 978-85-7515-929-3
Palavras-Chave: Scratch - software, Programação de computadores, Tecnologia Educacional.
Áreas do conhecimento: Tecnologia da Informação, Educação
Em um mundo em que tudo será programável, onde a tecnologia é elemento determinante de desenvolvimento pessoal, corporativo, social e cultural, a expressão máxima de inclusão digital consiste em programar computadores!
De forma poética, porém não menos real, a programação de computadores é a nova linguagem do mundo contemporâneo, no qual temos uma escolha a fazer: programar ou ser programado! A escolha é de cada um. Aqui vai nossa contribuição!