Tecnologia da Informação
Manual prático para estudos bibliométricos com o uso do Biblioshiny
Autoras
Caroline Lorensi da Silva
Maira Sgarbossa
Denize Grzybovski
Anelise Rebelato Mozzato
Ano: 2022
Páginas: 74
ISBN: 978-65-5607-027-8 (PDF)
Palavras-chave: Biblioshiny (Software). Bibliometria - Métodos estatísticos. Base de dados.
Área do conhecimento: Biblioteconomia e ciências da informação
Este manual tem por objetivo apresentar, aos alunos de iniciação científica e dos cursos de pós-graduação na área da administração, o passo a passo para a realização de bibliometria utilizando a interface gráfica Biblioshiny, contida na ferramenta bibliométrica de código aberto Bibliometrix. O manual, para uso do Biblioshiny nas pesquisas sobre diferentes temas nas áreas de gestão de pessoas (GP) e estudos organizacionais (EOR), foi elaborado visando a forma mais simples de utilização do software, sem limitar o potencial de análise dos dados dele resultantes, e sua utilização em diferentes áreas do conhecimento. Este manual não se aprofunda nem orienta acerca da melhor forma de fazer a pesquisa, mas, sim, norteia sobre como a pesquisa deve ser feita para posterior exportação na interface correta de importação no software R.
Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano
Organizadores
Adriano Pasqualotti
Henrique Gil
Fausto Amaro
Ano: 2015
Páginas: 251
ISBN: 978-85-7515-894-4
Palavras-Chave: Envelhecimento humano, tecnologias de informação, inclusão digital.
Área do conhecimento: Tecnologias de informação
O aumento da longevidade é uma das grandes vitórias da geriatria e gerontologia. Entretanto, podemos elaborar uma pergunta que nos remete a uma reflexão profunda sobre viver cada vez mais: A qualidade de vida e o envelhecimento ativo acompanham essa grande conquista? E a resposta que encontramos é precocemente: Não! A base que utilizamos para afirmar tal resposta se pauta pela incidência cada vez maior de doenças crônicas que acomete as pessoas idosas, como por exemplo, diabetes, Alzheimer, Parkinson e incapacidades funcionais, evidência concisa desse processo.
Entretanto, podemos alterar essa realidade se realizarmos uma mudança profunda de nossas escolhas e comportamentos. Há diversas formas, procedimentos e meios que possamos adotar para executar tal mudança. São práticas relacionadas à filosofia de vida que adotamos; ao consumo alimentar que seguimos; ou à forma como nos relacionamos e interagimos em redes sociais. Este último aspecto é o tema que abordamos neste e-book.
Organizamos uma coletânea de textos que buscam analisar o impacto do uso das tecnologias de comunicação e informação no envelhecimento ativo. Convidamos autores de diversas áreas, instituições e países para elaborar textos que pudessem oferecer à comunidade científica uma reflexão sobre comunicação, tecnologias e pessoas idosas. Entendemos que a profundidade da forma como o tema foi abordado, nos onze capítulos que formam o e-book, permite afirmarmos que a meta foi alcançada.
Construindo o estado da arte da informática na educação: parte 1
Organizadores
Adriano Canabarro Teixeira
Marco Antônio Sandini Trentin
Ano: 2017
Páginas: 124
ISBN: 978-85-7515-996-5 (PDF)
Palavras-Chave: 1. Tecnologia educacional. 2. Ensino auxiliado por computador. 3. Computadores e civilização. 4 . Educação - Efeito das inovações tecnológicas.
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, nas linhas de pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital e Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, e na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, desenvolve inúmeras pesquisas envolvendo a temática da informática educativa.
No processo de construção do referencial teórico, é recorrente a busca por obras de referência que deem conta de constituir um corpo teórico de base para as pesquisas. Soma-se a esse fato a percepção de que o início do processo de escrita, não só em nossa universidade, mas em diferentes instituições e programas de pós-graduação, depende excessivamente da indicação de obras por parte dos professores orientadores, o que pode ter desdobramentos negativos sobre a produção dos discentes dos programas que se ocupam da temática.
Nesse sentido, esta obra deseja inaugurar uma coleção denominada Construindo o estado da arte da informática na educação com o objetivo de servir de ponto de partida para o mapeamento de obras de referência na área. Assim, buscando contemplar diferentes aspectos de construção do estado da arte na área, ela organiza-se em torno de cinco seções. A coleção Construindo o estado da arte da informática na educação é uma contribuição do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo para essa área desafiante, urgente e fundamental da educação! Boa leitura e boas interações.
Mídias Interativas e Saúde
Autor
Adriano Pasqualotti
Para aquirir o livro impresso, clique aqui e entre em contato com o autor!
Edição: 1
Ano: 2012
Formato: EPUB e IMPRESSO
ISBN (EPUB): 978-85-7515-486-1
ISBN (IMPRESSO): 978-85-7515-793-0
Palavras-Chave: Gerontologia, Idosos Comunicação, Idosos Saúde e Higiene
Coleção: Gerontologia Educação e Sociedade
Área do conhecimento: Gerontologia
Assuntos: Gerontologia, Idosos, Idoso - cuidados, Idoso.
As áreas da gerontologia e geriatria, principalmente em países desenvolvimento, carecem de pesquisas sobre a importância dos espaços comunicativos. Há a necessidade de compreendermos o significado dos processos de interação e comunicação como mecanismos para a inclusão social das pessoas idosas, tendo como paradigma a integração social, autonomia e melhoria da qualidade de vida. A atual sociedade em rede exige um repensar das certezas que tínhamos sobre a comunicação mediada pelas tecnologias. Neste terceiro milênio prospera a sociedade da informação que marca a construção da sociedade do conhecimento. Vivemos uma era que gero no ser humano novas formas de aprender a viver valores morais e éticos, elementos que regulam o processo de conviver em uma sociedade em rede. A humanidade tem construído conhecimento, ciência, arte e tecnologia em diferentes culturas. O desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais, como, por exemplo, os tutores inteligentes, as simulações de realidade virtual e os ambientes virtuais de aprendizagem, estão gerando uma ampla transformação na forma como são contextualizados os conceitos. Entendemos que esse aspecto vincula-se, como propõe Castells em "A sociedade em rede", em uma revolução tecnológica que não se centra na forma como são gerados os conhecimentos e as informações, mas, sim, na forma como devemos aplicá-los.
Nesse contexto, os encontros e as mediações sociais no ciberespaço, proporcionados por sistemas cooperativos e colaborativos, apresentam-se como instrumentos de interação desenvolvidos com a finalidade de viabilizar a troca e a apreensão de ideias e conhecimentos, bem como permitem o crescimento social do indivíduo por meio da conexão com os demais sujeitos da rede.
Esse novo paradigma determina que a informação seja a matéria-prima do conhecimento.
Programação de computadores na educação: um passo a passo utilizando o Scratch
Autores
Neuza T. Oro
Ariane M. Pazinato
Adriano C. Teixeira
Download pdf: http://editora.upf.br/images/ebook/Programacao_de_computadores.pdf
Ano: 2016
Páginas: 110
ISBN: 978-85-7515-929-3
Palavras-Chave: Scratch - software, Programação de computadores, Tecnologia Educacional.
Áreas do conhecimento: Tecnologia da Informação, Educação
Em um mundo em que tudo será programável, onde a tecnologia é elemento determinante de desenvolvimento pessoal, corporativo, social e cultural, a expressão máxima de inclusão digital consiste em programar computadores!
De forma poética, porém não menos real, a programação de computadores é a nova linguagem do mundo contemporâneo, no qual temos uma escolha a fazer: programar ou ser programado! A escolha é de cada um. Aqui vai nossa contribuição!