Física
Força, campo e potencial elétrico
Autores
Luiz Eduardo Schardong Spalding
Mauro Martins da Fonseca
Carlos Ariel Samudio Pérez
Edição: 3
Ano: 2014
Páginas: 226
ISBN (PDF): 978-85-7515-884-5
Palavras-Chave: Eletricidade. Energia. Eletrostática.
Série: Série Didática
Áreas do conhecimento: Física
Neste livro, procuramos apresentar de forma resumida apenas três conceitos básicos de eletricidade: força, campo e potencial elétrico. Buscamos fazer isso de forma cronológica, ou seja, nos reportando para as épocas em que essas descobertas foram acontecendo. Dessa forma, tentamos justificar porque esses conceitos foram sendo necessários e elaborados por vários cientistas. Toda essa história acontece antes da descoberta do elétron (1897), época em que a eletricidade gerava os efeitos visíveis pela ação do “fluido elétrico”, que se espalhava pelo espaço e pelos objetos e também fluía com facilidade pelos metais. Entretanto, para compor as explicações atuais dos fenômenos elétricos, nos baseamos no modelo atômico de Rutherford-Bohr, pois é um eficiente modelo didático de estrutura da matéria. É por esse modelo que buscamos as explicações e fazemos os vários desenhos deste livro. Também é bom avisar que este não é um livro de resolução de problemas numéricos. As poucas equações existentes servem apenas para facilitar a compreensão do fenômeno.
Física: fluidos e calor
Autores
Álvaro Becker da Rosa
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Luiz Marcelo Darroz
Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 97
ISBN (PDF): 978-857515-862-3
ISBN (EPUB): 978-857515-860-9
Palavras-Chave: Física, fluidos, termodinâmica, difusão.
Coleção: Coleção Didática
Áreas do conhecimento: Física
A presente obra consiste em um texto de apoio à bibliografia básica das disciplinas de física geral, voltado a conteúdos de fluidos e de calor. O objetivo do material é o de servir de subsídio às aulas dessas disciplinas, de modo a estabelecer uma relação entre os conteúdos abordados no ensino médio e os discutidos no ensino superior.
O diálogo necessário entre os conteúdos trabalhados no ensino médio e os vinculados à formação no ensino superior decorre da importância salientada nas pesquisas em ensino de Física de que a aprendizagem dos novos saberes esteja assentada sobre os anteriores. Nesse sentido, assume papel fundamental na aprendizagem o resgate dos conhecimentos prévios, ou seja, aqueles já estruturados cognitivamente pelos estudantes.
Iniciação à Astronomia
Autores
Álvaro Becker da Rosa
Cleci T. Wener da Rosa
Luís Marcelo Darroz
Edição: 1
Ano: 2016
Páginas: 73
ISBN (PDF): 978-857515-949-1
Palavras-Chave: Astronomia, Galáxias, Sistema Solar
Série: Série Didática
Áreas do conhecimento: Física
Desde a mais remota antiguidade, a astronomia desperta a curiosidade humana. O fascínio pelo céu leva o homem a observá-lo, a estabelecer teorias e a adquirir conhecimentos sobre o universo. Para muitas civilizações antigas, esses conhecimentos auxiliaram a prever os efeitos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência, como determinar a melhor época de plantio e colheita, instituir padrões para a construção de calendários ou estimar o início de uma nova estação do ano e as fases. Naquela época, os assuntos referentes à astronomia costumavam ser vistos de forma supersticiosa, pois o céu era considerado um mundo paralelo, habitado por deuses, monstros e heróis. A construção de ferramentas de observações mais avançadas levou ao aumento significativo dos conhecimentos dessa área com o passar do tempo. Porém, questões políticas, religiosas e sociais exerceram forte influência sobre a forma de se conceber o céu, em certos casos, valorizando a aquisição de novos conhecimentos e, em outros, impedindo sua difusão, de acordo com as necessidades e as concepções filosóficas de cada povo.
No entanto, no final da Idade Média e no início do Renascimento, a astronomia teve um grande avanço. Os trabalhos de Nicolau Copérnico, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galilei, Isaac Newton, entre outros estudiosos, transformaram-na em uma das principais molas propulsoras para transformar a visão de mundo. Ainda hoje, o conhecimento astronômico da população prende-se a crendices populares ou a informações divulgadas pelos meios de comunicação.
A partir desse contexto, esta obra constitui um texto de apoio à bibliografia básica das disciplinas que abordam conceitos relacionados à astronomia e é fruto de uma revisão bibliografia realizada no âmbito de um curso de mestrado profissional em Ensino de Física.
Tendo como principal objetivo a apresentação de conceitos básicos que visem a sanar as lacunas conceituais sobre o tema, o material apresenta os conceitos fundamentais de astronomia por meio de uma linguagem simples e atraente, possibilitando a compreensão dos fenômenos astronômicos por todos.