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Balcão do Consumidor de Casca realiza projetos em alusão ao Dia do Seguro e Dia das Telecomunicações

17/05/2021

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Balcão do Consumidor de Casca, programa de extensão da Faculdade de Direito (FD), realiza no período de 14 a 17 de maio, projeto de Educação para o consumo, enfatizando as datas referentes ao Dia do Seguro e das Telecomunicações, trazendo orientações a respeito dessas relações de consumeristas.

Inicialmente, na data de 14 de maio, foi realizada exposição virtual acerca do Dia do Seguro. A exposição teve como objetivo trazer informações a respeito do contrato de seguro. Foi realizada enquete e também foram produzidas dicas com orientações sobre o seguro de dano e de pessoa, além de trazer a importância da Susep, que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro no Brasil.

Já no dia 17 de maio, está sendo realizada uma exposição virtual acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. A exposição conta com orientações a respeito das relações de consumo oriundas das telecomunicações e, também, objetivou promover uma reflexão sobre a atual realidade da sociedade de informação. Ainda, esclarecer os direitos básicos dos consumidores, com destaque aos serviços de telefonia e internet, bem como orientar acaso seja constatado algum problema na relação de consumo.

De acordo com a professora Nadya Tonial, a data busca promover uma reflexão sobre o papel das telecomunicações nas relações sociais e de consumo, bem como sobre a importância da expansão das informações, auxiliando na efetivação da democracia.

O estagiário do Balcão do Consumidor de Casca, Louis Balbinote Girelli, destacou que o Balcão do Consumidor de Casca recebe diversas reclamações acerca de serviços de telecomunicação e que o principal objetivo do projeto foi informar aos consumidores a respeito dos direitos, para não terem problemas com as operadoras.

Foram produzidas dicas que auxiliam os consumidores a esclarecer diversas dúvidas para que não ocorra conflito nesses contratos e para que saibam como proceder, se houver problema com a operadora, momento que o Balcão do Consumidor se coloca à disposição para mediar.

As exposições ocorreram nas redes sociais do Balcão do Consumidor de Casca, da Faculdade de Direito, dos estagiários do Balcão do Consumidor de Casca, da Faculdade de Direito e da UPF Casca.

O Balcão do Consumidor Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial), na cidade de Casca/RS. O atendimento ao público ocorre de forma gratuita, de segunda-feira à quinta-feira, das 13h30min às 17h30min de modo presencial, e também, neste momento está sendo realizado de forma remota. Informações pelo e-mail: balcaocasca@upf.br ou pelos chats das redes sociais (Facebook e Instagram).

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