Por: Camila Guedes
Fotos: Luis Henrique Melo
Organizadas por professores e estudantes da área de Letras, sacolas de com obras literárias estarão disponíveis para empréstimo às escolas de Passo Fundo e região
O projeto do Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo (UPF) que busca facilitar o acesso a um acervo de livros de qualidade e de interesse aos jovens leitores está de volta. Chamada de “Livros Passeadores” a iniciativa, agora retomada pelo curso de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, irá disponibilizar, a partir de agosto, sacolas com obras literárias para empréstimo às escolas de Passo Fundo e região. O objetivo é oportunizar a leitura pelos estudantes e contribuir para o trabalho com literatura em sala de aula.
As sacolas de “Livros Passeadores” são selecionadas por estudantes extensionistas de graduação e pós-graduação da UPF. Entre as obras selecionais, estão as de autores consagrados como Josué Guimarães, Lygia Bojunga, Eva Furnari, Rafael Coutinho, Daniel Munduruku, Eliane Brum, J.R.R Tolkien, Adélia Prado; e também, títulos contemporâneos como Jantar Secreto, de Raphael Montes, A Paixão Segundo G.H, de Clarice Lispector, Duas Iguais, de Cíntia Moscovich, Uma Bomba no Quintal, de Galdino, dentre outros tantos livros.
De acordo com o coordenador do projeto e do curso de Letras, professor Miguel Rettenmaier, as sacolas foram organizadas em temas que pudessem trazer experiências significativas para a sala de aula através do contato com a literatura, proporcionando reflexões sobre temáticas que são difíceis de serem conversadas. “É o caso das sacolas ‘Papos Hard’, que tratam sobre tema ‘fraturantes’, de difícil tratamento, seja na escola, seja na família. Outras sacolas envolvem a voz de mulheres, reúnem quadrinhos e até valorizam os povos originários”, explica.
Confira as temáticas e as obras no link
Além das temáticas já organizadas, há ainda a opção de o professor entrar em contato com a equipe a fim de encomendar uma sacola com obras voltadas aos seus estudantes mediante um tema, uma autoria, uma determinada característica que seja de proposta pelo educador.
Como funciona
O professor interessado em levar para sua escola uma sacola com Livros Passeadores deve contatar a equipe pelo e-mail passeadores@upf.br , informando a temática de seu interesse.
Caso o professor deseje organizar sua sacola, deve solicitar o material, detalhando sua demanda, seu objetivo, o gênero proposto, a dinâmica de sala de aula pretendida, com antecedência de duas semanas para que seja feita a curadoria do material em conformidade ao solicitado.
Os materiais devem ser retirados e devolvidos no Mundo da Leitura, no Campus I da UPF, a partir de agosto, nas segundas-feiras, das 14h às 17h.