Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Foto: Reprodução
A Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo (UPF), está trabalhando com uma nova campanha de preservação do acervo. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à utilização correta dos livros.
Conforme a supervisora de Acervos Multimídia, Laíde Cristina Mühl, foi identificado uma grande quantidade de materiais que são devolvidos na biblioteca com algum tipo de dano. “Na maioria das vezes isso ocorre pela falta de cuidado ao manusear o material. Recebemos, com frequência, livros com folhas rasgadas ou molhadas, páginas com textos grifados com canetas marca-texto e até mesmo mordidos por animais de estimação, geralmente cães”, explicou.
Muitos materiais acabam danificados pelo uso intenso, o que é inevitável, mas muitas vezes a deterioração da obra acontece pelo uso incorreto e, nem sempre é possível recuperar o material. Conforme Laíde, verificou-se também que as publicações mais recentes possuem encadernações frágeis, com pouca durabilidade, necessitando de maior cuidado com o manuseio das obras. “Sabemos que o conhecimento se perpetua através de livros e leituras e cabe a nós oportunizar às próximas gerações o acesso a esses materiais. Para que isso aconteça de forma efetiva precisamos ter uma mudança de postura e de hábitos, e esse é o objetivo da campanha, informar, sensibilizar e provocar mudanças na forma de agir”, destacou.
A campanha tem caráter educativo e é composta de banners, cartazes e marcadores de páginas que contém dicas de manuseio e utilização das obras.