Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal
Quando ingressou na faculdade de Direito em 2014, Guilherme Dalbosco Loss já sonhava em trabalhar na área pública. Com dedicação e foco, ele aproveitou a formação na UPF para trilhar esse caminho, passando por alguns concursos públicos até chegar no seu objetivo. Em 2023, ele passou no concurso para a Advocacia Geral da União, e em junho de 2024, foi empossado como Procurador Federal.
Natural de Passo Fundo, Guilherme já tinha um contato com a UPF e lembra que a escolha por fazer uma graduação na Instituição foi natural. “A UPF me proporcionou, através de seus docentes, uma diversidade muito grande de experiências profissionais, as quais auxiliaram na minha escolha em buscar um cargo na Administração Pública”, conta o egresso que se formou em 2019.
Guilherme conta que já durante a faculdade iniciou os estudos para concursos públicos. Na metade de 2019 ele teve duas aprovações: para técnico e analista judiciário da justiça federal, e procurador no município de Carazinho. “Fui nomeado no final de 2019 como técnico judiciário da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Depois disso, no final de 2020, retornei aos estudos, visando a aprovação em outro concurso público. Após algumas tentativas em concursos de procuradorias estaduais, em meados de 2023, passei no concurso promovido pela AGU, para o cargo de Procurador Federal. Foram 5 fases, com provas objetivas, subjetivas e orais. Finalmente, no início de junho fui empossado no cargo que tanto desejei e, por isso, me aposentei dos estudos para concurso”, relata.
Para o agora Procurador Federal, as oportunidades de conversas e palestras com profissionais do setor público, bem como com organizadores de cursinhos para concurso público ao longo da graduação foram experiências que o ajudaram a conquistar os objetivos. Guilherme assumiu o cargo para atuação em Goiana/GO, mas seguirá trabalhando para que, tão logo seja possível, esteja de volta ao Estado e em Passo Fundo. Para os jovens que estão na faculdade, ele deixa um recado. “O estudo para concurso é um processo extremamente desgastante. Para quem está iniciando nos estudos, sugiro que converse com pessoas que passaram por essa situação antes, pedindo dicas de estudo e de organização. A otimização do estudo é, com certeza, a melhor arma que um candidato a concurso público pode possuir. Demorei algum tempo até aprender como estudar de forma correta, então se o candidato já começar de uma maneira estrategicamente planejada, ele sai muito em vantagem quanto à concorrência”, pontua.