Estratégia na prática e no prato: curso de Administração realiza desafio gastronômico
07/10/2024
08:31
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
1ª edição do "Super Chef Estratégico" ocorreu na última semana e contou com a participação de acadêmicos, egressos e mestrandos
Como forma de motivar a ação e exercitar o planejamento, estudantes do curso de Administração da UPF participaram de uma atividade especial na última semana, que foi o "Super Chef Estratégico". Realizada na disciplina de Estratégia e Competitividade Organizacional II, ministrada pela professora Ana Claudia Machado Padilha, a iniciativa contou também com a participação de egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e estudantes do curso de Agronegócio.
De acordo com a professora, o objetivo foi diversificar as atividades da disciplina por meio do engajamento, motivação e mudança de rotina, gerando interação diferente entre os estudantes da turma. Com a atividade, a docente propôs o exercício do planejamento, a tomada de decisão, organização, liderança (gestão de equipes), criatividade, argumentação, bem como incentivou outras perspectivas de aplicação e conexões dos conteúdos desenvolvidos em outras disciplinas. “Não se tratou de uma aula de culinária, mas sim de uma dinâmica interdisciplinar, desenhada para que todos possam se envolver, planejando, criando e aplicando o conhecimento nos pratos as estratégias trabalhadas (competitivas ou cooperativas), independentemente das habilidades dos estudantes”, explicou.
Para compor o corpo de jurados, participaram da avaliação as egressas do PPGAdm orientadas pela professora Ana, Alana Ertel Ribeiro, Aline Palma, Thais Muraro Simionato; orientados atuais, Gabriela Sipp e Julio Felipe da Silva; também estudantes do curso de Agronegócio, Bruna Dall Magro Dallabrida, Elis Amalia Perusso e Greice Felini Favaro. Eles avaliaram as equipes nos quesitos organização, definição do prato (estratégia utilizada), ingredientes, tempo para o preparo, estratégia que sustentou a proposta do prato, motivos e benefícios para adoção da estratégia, aspectos valorizados pelo consumidor, preço de venda, análise SWOT e diferencial competitivo frente às demais equipes.
Segundo Ana Machado Padilha, foram formadas quatro equipes, cada uma apresentando um prato que se apoiou na culinária japonesa (1º lugar), brasileira (2º lugar), campeira (3º lugar) e italiana (4º lugar). Foram entregues troféus personalizados e brindes apoiados pelo Grupo Grazziotin.
Para a professora Ana Claudia, a participação de um corpo de jurados diverso e qualificado, assim como a relação com a comunidade empresarial com patrocínio de brindes, contribuiu para o sucesso do evento, incentivando uma experiência rica em colaboração e aprendizado. “A interação entre os estudantes, aliada ao engajamento e à motivação gerada, reforça a importância de iniciativas que combinam teoria e prática, garantindo um desenvolvimento acadêmico e pessoal mais completo e satisfatório”, ressaltou a coordenadora da atividade.
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