Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal
Recentemente o professor Dr. Edson Campanhola Bortoluzzi esteve em Florença, na Itália para participar das comemorações do Centenário e Congresso da União Internacional de Ciências do Solo. Acompanhado por egressos e estudantes, ele participou de um tour científico e também apresentou trabalhos.
O International Union of Soil Sciences (IUSS) contou com cerca de 1500 participantes. O professor Edson é atualmente vice-presidente da Comissão de Mineralogia do Solo da IUSS, onde deve permanecer até 2026). Nesse sentido, ele destacou que foi organizador dos trabalhos da comissão durante o Congresso.
Conforme Bortoluzzi, o encontro teve a participação de mais de 40 países. Na oportunidade, ele liderou uma sessão composta por quatro palestras, contando com pesquisadores da China, Japão, Áustria, Chile e uma brasileira, mas residente nos EUA há mais de 20 anos.
O destaque da UPF também ficou por conta da escolha do melhor pôster científico, fruto do trabalho da Tatiane Benedetti do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UPF. “A nossa participação foi fundamental, uma vez que mostra que a UPF está no mapa internacional da sociedade de ciência do solo, com trabalho de participação relevante neste contexto, mostrando a qualidade da graduação e da pós-graduação da UPF”, destacou.
Edson também destacou que após o Congresso eles realizaram uma visita cientifica em áreas de videira, desde de Florença até Nápolis. “Ali foi possível fazer perfis e coletar solos para serem feitas analises nos laboratórios da UPF, gerando conteúdos e estudos que serão apresentados na Semana do Conhecimento”, comentou, lembrando que durante a estadia, eles puderam visitar também solos vulcânicos.