Universidade

Obstáculos e perspectivas da inovação pautam encontro em Erechim

25/09/2024

08:03

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Caroline Simor

Encontro promovido pelo Inova RS reuniu lideranças da região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul, entre elas, a reitora da UPF

Obstáculos e perspectivas para o avanço do Ecossistema de Inovação na Região da Produção e Norte foi a temática escolhida para a reunião da Mesa Inova RS realizada nesta terça-feira, 24, no Salão Vila Trentin, em Erechim. A reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Maria Dalmolin, foi uma das convidadas e apresentou as ações da UPF para fomentar a inovação do Estado.

Durante o evento, os participantes trocaram experiências, ações e vivências que promovem a inovação nas cidades e destacaram que a conexão é uma das ferramentas fundamentais para levar a inovação e melhor a vida das pessoas. Conforme a reitora, é necessário discutir os avanços e mostrar a importância de desenvolver projetos juntos, buscando as pesquisas e conectando elas às necessidades das empresas e da população. “Olhando também agora para o futuro e perguntando que futuro é esse que nós queremos, como é que nós podemos aprofundar mais esse trabalho conjunto, como é que nós podemos fazer avançar a cultura de inovação em cada um dos espaços? Neste sentido, a minha fala buscou colocar o papel da educação, desde os níveis iniciais até o ensino superior, a pesquisa, a ciência, no centro desse trabalho”, destacou. 

Os participantes também pontuaram a necessidade de buscar a inovação nas mais diversas áreas como educação, saúde, turismo, negócios. Para Bernadete, somente com a união de esforços e com a potencialização do fazer de todos os envolvidos, será possível evoluir e fazer com que a inovação deixe de ser algo distante da realidade das pessoas. “A partir daí temos a possibilidade de resolver os problemas mais complexos e de sofisticar essa cadeia produtiva rumo a um mundo mais sustentável, a um mundo que consiga se posicionar bem em termos de produção diversificada e que consiga evoluir na qualidade de vida, na qualidade do trabalho que se faz em todos os níveis”, observou.

Na mesa, além da reitora da UPF, estiveram Arlei Cavaletti, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim; Fabrício Oliveira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim e Niege Canabarro, gestora de projetos do Sebrae. A mediação foi realizada por Eduardo Predebom, coordenador do Comitê Estratégico Inova Produção e Norte.

Projetos apoiados
Outros dois momentos estiveram na programação: a apresentação do mapeamento do Ecossistema Regional de Inovação da Região Produção e Norte e a dos projetos apoiados nesta região: Big Push para Sustentabilidade, AgroTec Norte 2, Amônia Verde: Hidrogênio carbono zero no controle de micotoxinas e Tratamento e reuso sustentável de águas

INSCREVA-SE