Geral

Concurso para encontrar as maiores araucárias do Planalto Médio segue com inscrições abertas

04/07/2023

14:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Promovida pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da UPF, iniciativa busca valorizar a biodiversidade da flora nativa da região

O Concurso de Árvores Gigantes, iniciativa idealizada pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (Lamvis/UPF), segue com inscrições abertas. A primeira edição busca identificar as maiores araucárias, também conhecidas como pinheiro-brasileiro, dos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano.  

Lançado no início do mês de junho, o concurso tem como objetivo valorizar a biodiversidade da flora nativa da região. A ideia é que as árvores vencedoras sejam usadas como matrizes para produzir mudas de boa qualidade com o intuito de fazer um resgate da cultura florestal e melhorar as condições de vida da fauna silvestre. 

Como se inscrever

Os interessados em participar devem inscrever árvores que estejam localizadas dentro do próprio terreno ou propriedade. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, pelos telefones (54) 3312-9201 (Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo), (54) 3311-1193 (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo), (54) 3331-8845 (Secretaria de Agricultura de Carazinho) ou 3313-3822, ramal 36 (Secretaria de Meio Ambiente Mato Castelhano).

O limite de inscrição é de uma árvore por pessoa. Serão selecionadas até 10 árvores gigantes em cada município participante do concurso e, posteriormente, selecionadas 10 a nível regional, tendo como critério técnico de seleção e classificação a circunferência da árvore obtida na altura do peito (1,30m). As árvores inscritas no concurso serão vistoriadas e auferidas pela equipe técnica do município onde a árvore candidata está localizada.

Mais informações sobre o concurso Árvores Gigantes estão disponíveis no regulamento e no Instagram do Lamvis.