Ensino

Curso de Nutrição realiza oficina sobre alimentos da estação

23/05/2024

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Como nutrir com os alimentos desta estação? Este foi o tema de uma oficina culinária realizada na última semana no Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição da UPF. A ação foi promovida pelas acadêmicas bolsistas do Paidex como parte das atividades do Projeto Promovendo Saúde e Qualidade de Vida. Juntamente com as professoras orientadoras, o encontro teve como público a equipe do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), em Passo Fundo.

Durante a atividade, as bolsistas explicaram aos participantes sobre o processo de escolher frutas, legumes e verduras de acordo com a safra, abordando as principais vantagens que os alimentos podem oferecer, como a melhor qualidade nutricional, sabor e custo. 

Os participantes também fizeram atividades práticas com preparações culinárias utilizando alimentos da época. Entre as receitas, eles produziram muffin de cenoura com frango, bolinho de brócolis, chimia de moranga, bolo de laranja, cookies de maçã com chocolate, bolinho de chuva com bergamota e também pudim de chuchu. De acordo com as estudantes, as preparações realizadas, além de serem opções mais saudáveis para serem incluídas no dia a dia, também são opções com custos acessíveis. Ao final da oficina, todos degustaram as preparações e receberam as receitas elaboradas de forma impressa para que possam fazer em suas casas. 

Luiza Caroline Ferreto, acadêmica do 3º nível e bolsista do Paidex, destacou que participar da oficina culinária com o público do CAPS foi uma experiência incrível e gratificante. “Testemunhar o entusiasmo deles enquanto preparavam as receitas, foi bastante inspirador. Sentir a alegria que cada um trouxe para a atividade foi emocionante e me fez perceber o impacto positivo que essas iniciativas têm em suas vidas. Entrar na extensão universitária traz experiências incríveis que jamais eu irei esquecer, e estou ansiosa para vivenciar muito mais atividades como bolsista juntamente com minhas colegas e professoras”, comentou.

Já para Michele Pereira, a atividade faz parte do desejo de viver na prática a extensão universitária, oportunizando a troca de conhecimentos com a comunidade, de forma dinâmica e empática. “Ter participado pela primeira vez de uma atividade que envolve a comunidade me trouxe muitos sentimentos positivos e eu estou muito feliz por ter conseguido colher aprendizados nessa oficina culinária juntamente com os participantes do CAPS. Jamais esquecerei que ajudei uma senhora a fazer um bolo de laranja pela primeira vez e isso com certeza não tem preço que pague. Estou ansiosa para as próximas atividades que a Universidade de Passo Fundo, juntamente com os meus professores orientadores irão me proporcionar”, ressaltou ela que também é bolsista e está no 3º nível.