Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Acadêmicas do curso de Estética e Cosmética da UPF promoveram ação com mulheres integrantes da Apace
Saber fazer uma maquiagem para um evento ou para o dia a dia pode ser uma importante ferramenta para melhorar a autoestima. Pensando em proporcionar isso as mulheres com baixa visão integrantes da Associação Passofundense de Cegos (Apace), acadêmicas do curso de Estética e Cosmética realizaram uma noite de dicas e orientações.
Coordenadora da ação, a professora Allana Salinet destacou que é a segunda edição do encontro, que é inspirado em um projeto realizado em São Paulo. “Eu quis trazer para dentro da sala de aula com o objetivo de não ser a maquiagem só por beleza, e sim, trazer autoestima. Aqui, além de aprenderem a automaquiagem, elas também aprendem a usar os materiais, escolher as cores, a se entenderem para fazer a maquiagem”, observou.
Para a estudante Karoline Denti Lisbinski, a experiência trouxe uma noção diferente da própria profissão, uma vez que, além da beleza, a maquiagem para elas é também parte do processo de autonomia. “Isso é muito importante para que elas se sintam bem, para que possam lidar com todas as situações diárias e se sintam confiantes de todas as formas. A maquiagem hoje em dia vai muito além da estética e o profissional precisa estar ciente disso”, destacou.
Egressa do curso de Pedagogia da UPF, Claudecira Baldin de Vargas participa de muitas ações na Universidade pela parceria realizada com a Apace. Ao terminar de se maquiar, ela destacou que a iniciativa traz algo além da autoestima: a motivação. “A verdade é que não sabemos algumas técnicas para poder usar a maquiagem e eu gostaria de usar essa maquiagem como qualquer outra mulher. Eu uso muito o lápis, porque eu aprendi já a passar e também o batom. Então, isso é o que eu passo diariamente. Quando elas me ensinaram uma técnica legal ali para passar, senti que agora vai dar para colocar em prática”, contou.