Universidade

Grazzi Labs: estratégia de inovação aposta em capital humano e parceria entre empresa e Universidade 

19/10/2022

08:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

UPF Parque e Grupo Grazziotin potencializam a inovação no varejo para desenvolvimento de novas tecnologias que visam melhorar processos e desenvolver novos produtos

O que faz uma empresa ser inovadora? A resposta normalmente tem em comum a capacidade de aliar tecnologias e oferecer soluções mais qualificadas, ágeis e sustentáveis. Em diferentes áreas, contar com capital humano preparado e disposto a enfrentar os novos desafios da chamada nova economia é fundamental. Com esse foco, a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Grupo Grazziotin, com suas expertises (na academia e no varejo), há alguns anos desenvolvem ações de formação que, agora, evoluíram para a instalação do GrazziLabs, Laboratório de Inovação, no UPF Parque Científico e Tecnológico.

O GrazziLabs visa desenvolver novas ferramentas para melhorar a jornada do consumidor, nas lojas físicas e virtuais, e também os processos internos, com os colaboradores, nas áreas de RH, logística, compras, entre outros. Para constituir esse projeto, a empresa, em parceria com a UPF, buscou no seu próprio quadro pessoas dispostas a assumir novas funções e desafios. A estratégia possibilitou formações em áreas prioritárias para a empresa e, com isso, oportunizou o crescimento profissional e a descoberta de novos talentos.

Formação para a gestão

Mari Cristiani da Luz Ribeiro participou da primeira turma do projeto de formação proporcionado pela parceria entre o Grupo Grazziottin e a UPF e, agora, tem o desafio de ajudar a conduzir o GrazziLabs. “A empresa possui plano de carreira, disponibilizando muitas oportunidades de crescimento profissional para quem se destaca e entrega além do esperado. Uma das formas de investimento nos colaboradores é por meio de projetos de desenvolvimento e um deles é o GD-TI, no qual participei. Após a conclusão do curso fomos desafiados a continuar essa jornada de conhecimento e desenvolvimento e hoje estou cursando o primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, afirma Mari.

“Agradeço a todas as pessoas que acreditam na profissional que sou, muitos desafios temos pela frente e tenho certeza que é somente o início de grandes realizações”, finaliza - ela que passou de auxiliar de distribuição de logística, quando entrou na empresa, para o atual cargo de analista de sistemas trainee.

Resultados para a região e o Estado

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que a parceria com o Grupo Grazziotin trará importantes resultados para a região e o Estado.

“A inauguração do GrazziLabs vem de um processo de transformação bastante disruptivo, no qual todos ganham: a empresa, os colaboradores, a sociedade que recebe novos produtos e processos e a Universidade, que ganha mais espaços de formação e produção de novos conhecimentos. A união dessas duas marcas fortes, a Grazziotin com mais de 70 anos de história e a UPF com mais de cinco décadas, é promissora e vai promover ainda mais o trabalho colaborativo e as experiências de aprendizagens”, ressaltou a reitora.

Empresa tradicional no ramo varejista, o Grupo Grazziotin nasceu em Passo Fundo em 1950 e hoje está presente em mais de 170 municípios do Sul do país, com 340 lojas e mais de 1,8 mil funcionários. A presidente do Grupo, Renata Grazziotin, destacou que a parceria firmada era sonhada há muitos anos. “A parceria de hoje vem da semente que foi plantada há mais de 70 anos. Estamos realizando hoje o sonho mais longínquo de meu avô, que já falava sobre a pujança de Passo Fundo e de meu pai que falava em parcerias com a UPF. Agradeço hoje pelo sonho deles. Temos visto o esforço dos nossos colaboradores para tornar isso realidade. Com isso, cresce a UPF, a Grazziotin e a comunidade”, afirmou.

A inovação precisa chegar no varejo

Muitas vezes associada a outras áreas, a exemplo da indústria, por muitos anos, existiu a premissa de que a inovação seria desnecessária em certas áreas. Entretanto, hoje, a realidade é bem diferente, conforme destaca a head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais.

“A chegada da Grazziotin ao UPF Parque dá essa importância para a inovação na região e insere o comércio e o varejo nessa área também. É um marco para o varejo, pois a Grazziotin marca a chegada dela como uma figura de grupo inovador que está puxando a frente na nossa região que tem essa vocação para o comércio”, afirma a head. “A inovação nos convida a exercitar essa transformação em cada um para que depois se reverta nas organizações e nas empresas. É um compromisso do Parque e da Universidade acompanhá-los nessa trajetória de inovação, de construção e de transformação”, disse Cassiane.

Parceria de longa data

A parceria entre a UPF e a Grazziotin iniciou em 2019, quando foi criado o Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (GD-TI) voltado para formar funcionários interessados em ingressar nessa área. “O princípio da inovação está no DNA da empresa e sempre fomos desafiados a procurar melhoria contínua. Quando sentimos a necessidade de buscar novos profissionais na área de tecnologia, surgiu a ideia de fazermos uma parceria com a UPF para formarmos internamente os colaboradores para atuarem na área de TI”, conta a diretora de Recursos Humanos da Grazziotin, Daniele Moraes de Oliveira, destacando que o GD-TI está na terceira turma e já formou mais de 40 colaboradores.

Seguindo a mesma ideia, mas voltado ao incentivo de estudantes do terceiro ano do ensino médio pela carreira de TI, o ZZ On é um outro programa em parceria, realizado dentro do Programa Fábrica Experimental de Desenvolvimento e Teste de Software, do Instituto de Tecnologia da UPF. “No ZZ On os alunos aprendem a base do que faz um profissional de TI e tem a possibilidade de começar a trabalhar conosco. Já formamos duas turmas e contratamos quatro alunos”, salienta a diretora.

O Grazzi Labs é uma terceira parceria firmada e vem para somar ainda mais nesse processo de desenvolvimento. “O Laboratório vai ter profissionais do GD-TI desenvolvendo novas ferramentas e aplicativos que facilitarão a jornada do consumidor nas nossas lojas físicas e virtuais, assim como os processos internos, com nossos colaboradores, otimizando as rotinas migrando do papel e para o on-line”, destacou.

“Essa abertura da UPF foi muito importante, trouxemos a prática do dia a dia do varejo para a instituição, buscando encontrar aqui soluções e proporcionando uma melhor experiência ao nosso cliente”, afirmou a diretora.

O Grazzi Labs está instalado no segundo andar do módulo três do UPF Parque.