Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é, mais uma vez, sede da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A prova da primeira fase ocorreu no dia 12 de junho e contou com a participação de alunos dos Ensinos Médio e Superior, que competiram na modalidade Programação em três diferentes categorias.
Conforme o coordenador da sede, professor Eder Pazinatto, a UPF já vem com uma tradição nos últimos anos de sediar a OBI, que tem o envolvimento de estudantes em diferentes categorias. O docente também menciona o fato do incentivo aos alunos da área de Computação que, ao participarem de uma competição, conseguem nitidamente melhorar a qualidade e o aprendizado na área de programação, já que buscam os melhores resultados. “Na OBI, o aluno compete de maneira individual, desenvolvendo soluções que consistem em programas de computador. Nesta edição de 2024, 52 alunos realizaram a inscrição. Os melhores classificados nesta fase passam para a fase regional e competem com alunos de todo estado, em diferentes modalidades”, complementou Pazinatto.
Para participar da OBI, Modalidade Programação, é necessário que os estudantes conheçam uma linguagem de programação e saibam programar. Para tanto, o projeto de extensão da UPF “Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica” proporciona gratuitamente, nos laboratórios de Informática da Universidade, oficinas de programação para alunos do Ensino Médio. As oficinas são ministradas por acadêmicos dos cursos de Computação, que são bolsistas do projeto.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas