O gambá (Didelphis albiventris) é um mamífero marsupial, assim como coala e canguru. O termo gambá é usado para se referir a diferentes espécies da família Didelphidae. Gambás são animais solitários, arborícolas ou terrestres e de hábitos noturnos. São onívoros e alimentam-se, por exemplo, de ovos, frutos e pequenos animais.
Quando se pensa em mecanismos de defesa dos gambás, muitas pessoas logo se lembram dos jatos fedorentos. Entretanto, é importante deixar claro que o animal que apresenta coloração preta e listras brancas nas costas, conhecido, principalmente, por esguichar um líquido de odor fétido quando se sente ameaçado, não se trata de um gambá. O animal em questão é popularmente chamado de cangambá e pertence à família Mephitidae. Os gambás, quando se sentem em perigo, abrem sua boca de modo a mostrar seus dentes e emitem um som característico. Quando a técnica não causa efeito, eles podem adotar uma estratégia conhecida como tanatose. Nesse processo, o animal se finge de morto, permanecendo imóvel e diminuindo sua frequência cardíaca e respiratória. Quando ameaçados, os gambás podem ainda liberar todo seu conteúdo intestinal e uma secreção odorífera de glândulas anais.
Os gambás apresentam importante papel biológico nos ecossistemas em que estão inseridos. Como salientado, são animais onívoros e alimentam-se, por exemplo, de frutas. Ao se alimentarem dessas frutas, eles desempenham um papel importante na dispersão de sementes. Além disso, não podemos nos esquecer de que os gambás comem insetos e também aracnídeos, como escorpiões, o que contribui bastante para o controle de pragas.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/gamba.htm
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas