Por: Maria Carolina Wallenhaupt Gruber
Fotos: Maria Carolina Wallenhaupt Gruber
Esta espécie de quiróptero (nome dado aos animais pertencentes à ordem Chiroptera, conhecidos também como morcegos) possui ampla distribuição geográfica em todo o território nacional, ocorrendo, também, desde o México até a Argentina.
Considerado um animal hematófago, Desmodus rotundus se alimenta exclusivamente de sangue, tendo preferência por mamíferos (como bois, cavalos, veados, entre outros) e consumindo também o sangue de aves.
Entre as 3 espécies de morcegos com esse mesmo hábito alimentar, o morcego-vampiro-comum, como o próprio nome já diz, é a espécie mais bem distribuída, encontrada com maior facilidade pelas regiões do Brasil, dominando espaços como túneis, troncos de árvores, cavernas e até mesmo construções civis, como casas abandonadas.
Grande parte da população humana enxerga os morcegos apenas como animais transmissores de doenças, como a raiva, e acaba por esquecer da importância que eles possuem no meio ambiente, para o equilíbrio dos ecossistemas. Ao se alimentarem de sangue, os morcegos hematófagos contribuem no controle de certos grupos de animais, sendo uma interação normal e necessária da natureza. Além desta função ecológica, Desmodus rotundus oferece recursos farmacológicos, pois existe uma substância anticoagulante em sua saliva, que está sendo utilizada na criação de novos medicamentos.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas